Hotspot: saiba como funciona e como aproveitar pontos de internet grátis!

Você sabe o que é hotspot? Neste artigo vamos explicar como funciona essa tecnologia, para que ela serve e até quais operadoras oferecem esse serviço gratuitamente nos grandes centros do Brasil.

Continue a leitura!

O que são hotspots?

Hotspots são pontos de internet wi-fi que você pode utilizar para ficar conectado. Eles ficam espalhados pelas cidades, de modo que várias pessoas possam navegar pela mesma rede. 

A título de curiosidade, hotspot vem do inglês “lugar quente”, uma expressão que sinaliza que é onde todos querem estar. Afinal, quem não quer ficar conectado à internet, não é mesmo?

Por isso mesmo, é comum que os hotspots estejam localizados em regiões com grande trânsito de pessoas. 

Você pode encontrar esses pontos, que muitas vezes podem ser wi-fi gratuitos, em grandes centros comerciais, shoppings, regiões turísticas e aeroportos.

Diferença entre tipos de hotspots 

Não são apenas os pontos de wi-fi distribuídos pelas cidades que são chamados de hotspots. Essa nomenclatura também é utilizada para outras coisas.

É o caso, por exemplo, de um software de VPN (Virtual Private Network), o Hotspot Shield. Ele é utilizado pelos usuários para navegar na internet de maneira privada, com maior segurança. 

Além disso, também são chamados de hotspot de biodiversidade ou hotspot ecológico, regiões que são uma reserva de biodiversidade, onde podem estar presentes fauna e flora ameaçados de destruição. 

Ou seja, não confunda o hotspot tema deste artigo com esses outros dois! São totalmente diferentes um do outro, mesmo que tenham o mesmo nome.

Como funciona o Wi-fi hotspot?

As redes abertas de hotspot funcionam com a tecnologia wi-fi.

Isso significa que o usuário que deseja navegar na internet, a partir desta conexão, precisa de um dispositivo compatível com esse tipo de rede. Pode ser um smartphone, um computador ou tablet.

Alguns hotspots precisam de um cadastro prévio, geralmente com e-mail e nome. Outras, como acontece em cidades turísticas, há pesquisas de opinião a serem realizadas. 

Há também os pagos, comercializados em hotéis e estabelecimentos comerciais. 

Os pontos de wi-fi liberados pelas operadoras, podem ser usados por clientes e para isso requer login e senha.

Mas, após esses processos, seu aparelho é conectado e você pode navegar por diversos sites e redes sociais!

Como encontrar hotspots?

Para encontrar hotspots na região onde você está, basta deixar o wi-fi do seu aparelho ligado e ele irá identificar as redes disponíveis e quais são abertas.

Além disso, há alguns aplicativos que te notificam sobre os hotspots perto da sua localização. Isso facilita a busca em momentos de necessidade e você já sabe quais são as melhores opções.

Confira alguns apps que você pode usar para isso:

  • Instabridge: é possível acessar automaticamente mais de um milhão de wi-fi gratuitos. O app mostra quais redes são fechadas e abertas. Você também pode pedir para alguém disponibilizar a internet para você assim como disponibilizar a sua para outros usuários.
  • OpenSignal: com mais de 20 milhões de download no mundo inteiro, esse é o principal app do ramo. Você pode visualizar um mapa com todos os pontos e cobertura de internet, assim como o alcance do sinal e a velocidade da internet.
  • Mandic Magic: ele mostra as redes públicas na sua região onde você pode se conectar gratuitamente. Após baixar o app, você pode conferir os mapas mesmo em modo off-line

Operadoras que oferecem hotspots

Algumas operadoras oferecem como benefícios para seus clientes internet fora de casa. Isso significa que, espalhados pela cidade, estão hotspots que você pode aproveitar para ficar conectado.

Você não paga nada a mais por esse serviço extra. É uma boa oportunidade de não gastar sua franquia de dados do celular e continuar navegando na internet pelo aparelho.

Confira quais operadoras oferecem o serviço e como aproveitar o benefício!

Oi Wi-Fi Fon

As capitais dos estados e grandes cidades do país contam com Oi wi-fi aberto para navegar.

São mais de dois milhões de pontos espalhados e estão concentrados em locais diversos, principalmente em bairros e regiões mais movimentados.

Clientes de telefonia móvel, internet banda larga e combos podem aproveitar o serviço.

A senha para se conectar é a mesma cadastrada no Minha Oi.

Wi-fi da NET/Claro

Geralmente, onde há cobertura de internet NET Claro, há hotposts dessas operadoras.

Isso faz com que o alcance seja amplo, já que essas empresas contam com grande atuação no país.

Clientes dos serviços de TV por assinatura, Net Vírtua e internet móvel podem navegar sempre que necessário.

Para acessar a rede é necessário fazer um login utilizando os mesmos dados do Minha Claro ou Minha Claro Residencial.

Wi-fi da TIM

A TIM também oferece wi-fi grátis para seus clientes, qualquer que seja o serviço contratado. Para acessar, a operadora criou um app específico, o TIM Wi-fi. 

É uma maneira prática de conectar ao ponto, pois o aplicativo identifica e gera a conexão automaticamente.

É importante ficar atento nos casos de planos de celular pré-pagos, já que o serviço não gera cobrança adicional, mas ativa as ofertas com tarifação por dia de uso.

Os transmissores da operadora não são em grande quantidade e cada um tem um alcance de 150 metros. Estão localizados, em sua maioria, em locais públicos, aeroportos e centros comerciais.

Wi-fi da Vivo

Outra operadora nacional que oferece o serviço é a Vivo. Assim como as outras companhias, ela concentra seus pontos de wi-fi nos locais com maior movimentação, para que mais usuários possam aproveitar a internet.

O serviço é gratuito para clientes dos planos de internet banda larga e telefonia móvel. Para acessar, basta usar o login e senha do Meu Vivo.

Qual a velocidade de conexão em hotspots?

A velocidade da internet em hotspots vai depender muito da quantidade de pessoas que está utilizando a mesma rede e a capacidade de quem está fornecendo a internet.

De maneira geral, a velocidade não costuma ser alta, exatamente porque tem muitos aparelhos conectados. 

Você não vai conseguir, por exemplo, ver um vídeo online na Netflix.

Mas, vai conseguir acessar seu e-mail e receber e responder mensagens no WhatsApp.

Ou seja, funciona bem para ações com baixa demanda de download e upload

Para saber o quão rápida ou devagar está uma conexão, você pode aproveitar o nosso teste de velocidade!

Basta acessar a página que automaticamente o speedtest faz o cálculo. Você ainda mantém um histórico comparativo da velocidade da rede!

Posts Relacionados