Minha Conexão

Saiba como começou a internet no Brasil

As relações entre o Brasil e a Internet tiveram início em setembro de 1988. Vamos te contar como tudo começou e quando ela se tornou sucesso entre os brasileiros. Acompanhe:

Como tudo começou

As primeiras conexões foram feitas pelo setor acadêmico, e apenas anos depois passou a ser destinada aos usuários domésticos e empresariais. A Internet chegou aqui em meados de 1988, quando o LNCC – Laboratório Nacional de Computação Científica – conseguiu acesso à Bitnet estabelecida com a Universidade de Maryland.

Dois meses depois foi a vez da FAPESP – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo se ligar à Bitnet. Foi a FAPESP que criou a rede ANSP e veio a integrar a USP (Universidade de São Paulo), a Unicamp (Universidade de Campinas), a Unesp (Universidade Estadual Paulista) e o IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo).

O Ibase (Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas), na época, integrou-se a um projeto que era chamado de Interdoc. A finalidade aqui era o uso do correio de voz eletrônico para o intercâmbio de informações de Organizações Não Governamentais (ONGS) de todo o mundo. Nesse projeto participavam dezenas de países da África, América Latina, Ásia e Europa. Porém, o uso desse sistema era muito caro e, portanto, fazia-se necessário encontrar outros meios para facilitar essa conexão internacional e diminuir os custos de comunicação.

Através do Alternex, um serviço internacional para mensagens e conferências eletrônicas, era possível trocar mensagens com sistemas de correio eletrônico de todo o mundo, inclusive a internet. O Alternex pode ser considerado o primeiro serviço de acesso à internet fora da comunidade acadêmica no Brasil. E assim a situação permaneceu até meados de 94, quando enfim a internet ultrapassou as fronteiras e começou a chegar nas casas dos brasileiros.

Foi então, no final de 94, que a Embratel iniciou seus serviços de internet em caráter experimental. Apenas 5 mil usuários foram escolhidos para testar o acesso. Alguns meses mais tarde, em Maio de 1995, a conexão à internet via Embratel começou a funcionar de forma definitiva.

A exclusividade da Embratel nesse serviço de acesso a usuários desagradou a iniciativa privada. O temor era de que a Embratel, junto de outras empresas privadas de telecomunicações, criasse um monopólio estatal da internet no Brasil, dominando o mercado.

Visto isso, o Ministério das Comunicações determinou que não haveria monopólio e que o mercado de serviços de Internet no Brasil seria o mais aberto possível.

O Grande Boom

O alvoroçar da Internet ocorreu após os eventos descritos acima, ao longo do ano de 1996. Isso, em partes, graças aos serviços prestados pela Embratel, mas também devido ao crescimento natural do mercado.

comparar

Teste sua velocidade no Minha Conexão!

Descubra se você está recebendo a velocidade contratada no seu plano.

TESTE SUA CONEXÃO

Faça o teste de velocidade e descubra se está sendo enganado!

Ainda que a internet tenha evoluído muito no Brasil, ainda hoje há diversos casos em que o consumidor paga para receber uma determinada velocidade de internet, mas acaba desfrutando de muito menos.

Para saber se não está sengo enganado, a melhor atitude é fazer o teste de internet do MinhaConexão. Com ele você descobre todas as informações referente aos seus dados de internet. Não deixe de experimentar!

Conteúdo atualizado em

Jessica Borges

Por Jessica Borges

Jessica Borges é graduada em Relações Públicas pela UFMG e pós-graduanda em Experiência do Usuário pela PUC-RS. Ela atua na produção de conteúdo há mais de 3 anos. Especialista em conteúdo no Minha Conexão, Jessica tem experiência na redação sobre serviços relacionados a tecnologia, internet, rankings de melhores provedores e tirar dúvidas dos usuários sobre testes de velocidade.

Carregando...