Minha Conexão

Como escolher a velocidade da internet certa para a sua casa

Com o andar da tecnologia, hoje contamos diversas opções de planos e opções de velocidade de internet. Confira aqui os tipos mais comuns, e quais as vantagens e desvantagens de cada um.

Descubra também como fazer um teste de velocidade para gerenciar os dados que estão chegando na sua residência.

Dessa maneira, você é capaz de ver se correspondem ao plano que você contratou com a operadora.

Internet Banda Larga:

Vamos falar bastante sobre a Banda Larga, pois ela é, atualmente, a melhor opção quando o assunto é custo v.s. benefício.

A maioria das operadoras exige que, para ter esse tipo de Internet, você assine também um plano de telefone fixo, ou mesmo um de TV a cabo. Isso acontece porque o sinal da banda é transmitido através desses cabos (de TV ou de Telefone).

Com a internet banda larga você pode navegar com segurança e ter acesso aos mais diversos conteúdos disponíveis na rede.

Existe, também, a possibilidade de contratar um provedor de internet, para quem procura maiores benefícios, como acessos exclusivos, por exemplo.

Essa é, assim, uma das internets mais usadas do país, tanto em casas quanto empresas e estabelecimentos comerciais.

Pontos negativos:

Esse tipo de internet não possui pontos negativos graves a serem levados em consideração.

Alguns serviços online, como YouTube e Netflix, exigem uma quantia de dados superior ao dos planos muito básicos. Por isso, se você usufrui de uma dessas plataformas, é bom ficar atento à velocidade de internet necessária para usá-las.

Então, para facilitar sua vida, o Minha Conexão criou o Ranking de Provedores de Internet. Com ele você pode ver facilmente quais são os provedores mais rápidos de sua cidade e região, permitindo que você escolha entre as melhores opções.

Entre no Ranking de Velocidade, selecione sua cidade e veja quais são os melhores provedores para você contratar.

Leia mais sobre a velocidade da internet exigida para assistir vídeos no Youtube, e qual a velocidade ideal para quem tem uma conta na Netflix

Fique atento com a velocidade de internet Banda Larga

Podemos dizer que o principal contra da internet banda larga não está nela em si, mas operadoras. Elas, muitas vezes, entregam uma quantidade de dados inferior àquela contratada.

Para ficar de olho, basta acessar o site MinhaConexão e fazer o teste de velocidade - Speed Test. Nele, você descobre a real qualidade da sua banda larga.

Faça o teste do MinhaConexão várias vezes por dia e, se notar que está sendo enganado, salve o relatório em PDF e procure a operadora para exigir seus direitos.

Internet via Rádio

Geralmente a internet via rádio é a segunda opção de quem não conseguiu um bom plano de banda larga.

A qualidade da via rádio depende de muitos fatores, como:

  • a distância entre sua casa e o ponto de transmissão do sinal,
  • as condições do cabeamento, interferências entre sua antena e do provedor
  • e, claro, a competência dos funcionários da empresa.

Pontos negativos

Quando os prestadores do serviço não são bons profissionais, ou se existe algum tipo de interferência entre as antenas, o sinal da internet fica completamente comprometido. Isso acaba interferindo diretamente na qualidade do serviço.

Nesse caso, a dica aqui é conferir se o serviço e o atendimento são de qualidade antes de contratar esse tipo de internet.

comparar

Está com problemas na sua conexão?

Faça o teste de velocidade e verifique se o problema está na sua internet!

TESTE SUA CONEXÃO

Internet Móvel (3G)

Essa é outra opção geralmente procurada por quem não conseguiu acesso à banda larga, ou então por aqueles que precisam de maior mobilidade de acesso.

O serviço geralmente funciona através de uma conexão de modem via USB, que pode ser usado em notebooks, tablets ou mesmo em computadores desktop.

Pontos negativos:

Mesmo sendo uma opção para quem precisa se locomover com frequência, a Internet 3G no país não é bem vista pelos usuários em muitas localidades.

Concomitante a isso, as tarifas são consideravelmente altas. Na maioria dos casos, esse tipo de internet também possui limite de acesso, o que inviabiliza o acesso a programas de streaming de vídeos, por exemplo.

Compare a qualidade das operadoras 3G em sua cidade e região antes de contratar, acessando o Ranking MinhaConexão.

Internet 4G

A internet 4G é a versão melhorada da 3G e promete solucionar os problemas dela, oferecendo maior qualidade de conexão móvel.

comparar

Descubra a velocidade real da sua internet!

Faça o teste do Minha Conexão e descubra se está recebendo a velocidade contratada!

TESTE SUA INTERNET

Pontos negativos:

Com exceção do Sudeste, ainda não é possível encontrar 4G em boas condições, por ser uma tecnologia um tanto recente.

Por isso, antes de contratar, compare a qualidade das operadoras 4G em sua cidade e região, acessando o Ranking Minha Conexão.

Faça o teste de Velocidade do Minha Conexão e administre a sua internet

Como falamos anteriormente, ficar de olho na qualidade do seu pacote contratado é fundamental para não ser enganado pelas operadoras. Isso porque elas geralmente entregam uma velocidade de internet inferior à contratada.

Conteúdo atualizado em

Jessica Borges

Por Jessica Borges

Jessica Borges é graduada em Relações Públicas pela UFMG e pós-graduanda em Experiência do Usuário pela PUC-RS. Ela atua na produção de conteúdo há mais de 3 anos. Especialista em conteúdo no Minha Conexão, Jessica tem experiência na redação sobre serviços relacionados a tecnologia, internet, rankings de melhores provedores e tirar dúvidas dos usuários sobre testes de velocidade.

Carregando...