Minha Conexão

Você sabe o que é a Extranet?

Por se tratar de um termo mais recente, muitos ainda desconhecem o que é extranet. O MinhaConexão, conhecido por ter um SpeedTest eficaz, também conta com dicas e informações e vai te explicar do que se trata!

Uma extranet é uma rede virtual privada para trabalhar de forma segura, compartilhar informações ou integrar operações com equipes externas, como clientes, fornecedores e parceiros.

Exemplos de extranet podem ser um portal de clientes onde você pode divide documentos específicos com eles, como requisições. Uma extranet de compras para os fornecedores contendo formulários de pedidos e diretórios de clientes para a equipe de vendas, uma extranet de parceiros é a que permite o gerenciamento de tarefas conjuntas.

Para que ela serve?

A extranet serve para criar uma rede exclusiva a partir do zero, de acordo com as especificações exatas e as necessidades de cada empresa. Os servidores são configurados, a programação é feita a partir do escopo, e a equipe dedicada é selecionada para manter a extranet em funcionamento. Esta é uma abordagem que normalmente é adequada quando uma extranet com requisitos altamente específicos e especializados é necessária. Ajudam as empresas com seu fluxo de informação privado.

Alguns servidores de soluções oferecem ferramentas especializadas, que permitem às empresas ter extranet sem ter que programar tudo a partir do zero. Porém pode ser bem mais caro do que manter a própria equipe de informática mantendo as configurações em seu servidor. Antigamente era mais complexo e com custo muito elevado criar uma extranet, mas ultimamente a tecnologia tem ajudado a tornar mais acessível este recurso para as pequenas e médias empresas.

comparar

Enfrentando problemas na sua conexão?

Faça o teste de velocidade e verifique se o problema está na sua internet!

TESTE SUA CONEXÃO

Quais vantagens e desvantagens

Algumas vantagens na extranet são: possibilidade de obter configurações ilimitadas e personalizadas, gerenciamento de documentos, calendários, gerenciamento de tarefas, diretórios de contatos, fóruns, pesquisas, e-mails, etc. Com a personalização de um portal extranet a empresa pode facilmente exportar dados confidenciais com segurança, adaptadas às necessidades do grupo. Gerenciar com precisão tudo que envolve a organização, e os usuários externos. Acesso remoto. As equipes, clientes e parceiros podem acessar a extranet de qualquer computador, smartphone ou laptop, qualquer aparelho que acessa a web.

Porém, as desvantagens de segurança e o grande número de usuários, principalmente os externos a companhia, pode ser uma grande preocupação quando se trata de informação muito importante. O sistema de acesso deve ser controlado com muito cuidado para evitar que informações sensíveis sejam acessadas por pessoas mal-intencionadas. E também os gastos com implementação e manutenção de um extranet numa organização pode ser muito oneroso.

Para que tudo isso seja alcançado é necessário levar em conta muitos outros aspectos relacionados ao serviço de internet. É preciso testar a qualidade e a velocidade da intranet, para que tudo funcione perfeitamente, são pontos muito importantes nesse sentido para uma empresa. Um teste de velocidade (Speed Test) pode ser feito no site MinhaConexão, é uma das opções disponíveis para assegurar a qualidade da conexão da empresa. O site MinhaConexão é uma excelente plataforma para realizar teste de velocidade e ainda tirar dúvidas sobre alguns problemas. Mais do que testar também pode ser consultado o ranking de velocidade da internet no Brasil. Acesse já o portal Minha Conexão e conheça outros benefícios.

Conteúdo atualizado em

Jessica Borges

Por Jessica Borges

Jessica Borges é graduada em Relações Públicas pela UFMG e pós-graduanda em Experiência do Usuário pela PUC-RS. Ela atua na produção de conteúdo há mais de 3 anos. Especialista em conteúdo no Minha Conexão, Jessica tem experiência na redação sobre serviços relacionados a tecnologia, internet, rankings de melhores provedores e tirar dúvidas dos usuários sobre testes de velocidade.

Carregando...