Minha Conexão

Como acelerar sua navegação na internet

Quando uma empresa faz qualquer lançamento no dia 1° de abril é de se perguntar se é alguma coisa séria ou se é pegadinha. Foi o que aconteceu com a Cloudflare, que precisou deixar claro no título do anúncio oficial que o lançamento era sério.

A Cloudflare é uma empresa que oferece um dos serviços de entrega de conteúdo (CDN) mais usados no mundo todo, atendendo milhões de sites e, agora, possui um serviço de DNS disponível para todo e qualquer usuário. Os números do DNS são 1.1.1.1 e 1.0.0.1.

Confira todos os detalhes e, após a leitura, teste sua internet e confira a velocidade recebida!

comparar

Teste sua velocidade no Minha Conexão!

Descubra se você está recebendo a velocidade contratada no seu plano.

TESTE SUA CONEXÃO

O novo serviço promete também oferecer maior desempenho

O DNS tem como função identificar qual o endereço IP de um site. Assim, se o servidor de DNS estiver lento ou cair, o acesso a um determinado site pode demorar ou não e completar no momento em que o usuário solicita. Um servidor de DNS mais rápido e estável torna o processo bem mais rápido.

Em seu site, empresa menciona os testes que comprovam que o serviço de DNS conseguiu 14,8 ms no tempo de resposta contra 20,6 ms no OpenDNS, da Cisco, e 34,7 ms do Google Public DNS. Os índices mais recentes se encontram no DNSPerf, responsável pelos testes.

Além de oferecer maior velocidade, a Cloudflare também promete privacidade, já que elimina os registros de log do usuário a cada 24 horas e ainda se compromete a não coletar dados referentes à navegação, que poderiam ser repassados a terceiros.

Para usar o novo DNS basta fazer um ajuste nas configurações da rede, podendo melhorar de forma significativa a velocidade durante a navegação pela internet. Os provedores de acesso, geralmente, oferecem um DNS, ou Domain Name System, privado para os seus assinantes, mas isso não quer dizer que não seja possível utilizar servidores com melhor desempenho.

Se você pretende experimentar essa inovação, veja como você pode configurar o novo DNS oferecido pela Cloudflare e que é público, podendo ser usado em qualquer equipamento conectado à internet:

  1. Para começar, entre no menu Iniciar do Windows e clique sobre o ícone Configurações (o ícone que tem um formato de engrenagem) para acessar as configurações do sistema;
  2. Em seguida, clique na opção Rede e Internet;
  3. Na janela que se abre, clique na opção Status e selecione Alterar Opções de Adaptador;
  4. Com o botão direito, clique sobre o ícone eu representa a conexão de rede ativa no seu equipamento;
  5. Agora, clique sobre a opção Protocolo IP Versão 4 (TCP/IPv4), selecionando Propriedades;
  6. Altere as configurações dos servidores de DNS preferencial e alternativo, utilizando para o preferencial o número 1.1.1.1 e, para o alternativo, 1.0.0.1;
  7. Clique no botão OK para salvar sua nova configuração.

Feito isso, basta abrir o navegador que você costuma usar normalmente, já que as novas configurações utilizando o DNS da Cloudflare, que estarão ativas. Não é preciso reiniciar o computador.

É uma forma de melhorar o desempenho de sua máquina. Mas, não se esqueça de verificar sempre a velocidade do seu provedor de internet, constatando se ele está ou não oferecendo o que está em contrato.

Conteúdo atualizado em

Jessica Borges

Por Jessica Borges

Jessica Borges é graduada em Relações Públicas pela UFMG e pós-graduanda em Experiência do Usuário pela PUC-RS. Ela atua na produção de conteúdo há mais de 3 anos. Especialista em conteúdo no Minha Conexão, Jessica tem experiência na redação sobre serviços relacionados a tecnologia, internet, rankings de melhores provedores e tirar dúvidas dos usuários sobre testes de velocidade.

Carregando...