Minha Conexão

Qual a diferença entre a internet residencial e de smartphones?

Ainda hoje existem dúvidas acerca das diferenças entre a internet que temos em casa e a que usamos em nossos smartphones enquanto estamos na rua. Saiba aqui algumas peculiaridades sobre a internet residencial e quais as diferenças dela para a usada nos celulares.

Antes de mais nada, conheça mais sobre a internet que você usa em casa. E faça o teste de velocidade da sua internet ao fim do artigo!

Conhecendo os tipos de internet para residência

Em primeiro lugar, é preciso conhecer melhor a internet que você tem em casa. Existem alguns tipos mais usados, como a internet banda larga (a mais comum entre todas), a internet via rádio, via satélite, etc.

A internet banda larga é a mais usada por ter uma navegação mais estável e com melhor qualidade.

Além de permitir vários acessos à mesma rede (mais de uma pessoa pode usar), ela é a mais indicada para fazer downloads de músicas, vídeos, fotos, etc., além de permitir o uso de plataformas de streaming, como YouTube e Netflix, que exigem mais da conexão.

Mas afinal, qual a diferença entre a internet residencial e de Smartphones?

Agora que você sabe um pouco mais sobre a internet residencial, confira alguns detalhes sobre a internet usada em Smartphones.

comparar

Enfrentando problemas na sua conexão?

Faça o teste de velocidade e verifique se o problema está na sua internet!

TESTE SUA CONEXÃO

• Internet 3G e 4G

Os pacotes de dados para smartphones utilizam tecnologias de comunicação sem fio e são usualmente chamados de 3G e 4G. Esse tipo de internet, obviamente, permite a mobilidade do usuário sem a perda de conexão. Por ser uma tecnologia que ainda está avançando aos poucos no Brasil, é comum haver instabilidade no sinal e perda de velocidade (o que já a diferencia da internet residencial).

Outro detalhe: O acesso à internet (ou a velocidade) é interrompido no momento em que termina a franquia contratada, ou seja, no momento em que você atingir a utilização de dados do seu pacote, seu aparelho ficará sem internet até que você pague por novos dados.

A internet banda larga, por outro lado, tende a ser mais veloz, ter mais estabilidade e qualidade de serviço melhor. As operadoras de internet banda larga também costumam fornecer um modem e o roteador Wi-Fi, para possibilitar o acesso de mais de uma pessoa à rede.

Observações:

Assim como no caso da internet para Smartphones, algumas operadoras impõem limites na velocidade da internet residencial. É importante verificar se a empresa que você contratou fornece navegação ilimitada.

Outra dica muito importante: É fundamental que o usuário fique atento à velocidade de internet que está chegando na sua residência e no seu celular, já que as prestadoras usualmente entregam um valor menor que a contratada pelo consumidor.

Outro ponto importante, antes de contratar seu provedor de Internet, seja Banda Larga ou Móvel (celular), verifique quais prestam o melhor serviço em sua cidade e região. Basta consultar o Ranking MinhaConexão

Faça o teste de velocidade da sua internet agora mesmo!

A melhor forma de ficar de olho na internet que está recebendo, tanto em casa quanto no celular, é fazer o teste de velocidade - Speed Test - do Minha Conexão.

No Minha Conexão você descobre, de maneira fácil e rápida, quantos dados estão sendo enviados pela operadora até sua casa e smartphone, se correspondem ao pacote que você contratou, e tudo isso de forma gratuita!

Você também tem a opção de salvar um arquivo em PDF com o relatório dos dados, para usar dessas informações e reclamar seus direitos na empresa!

Conteúdo atualizado em

Jessica Borges

Por Jessica Borges

Jessica Borges é graduada em Relações Públicas pela UFMG e pós-graduanda em Experiência do Usuário pela PUC-RS. Ela atua na produção de conteúdo há mais de 3 anos. Especialista em conteúdo no Minha Conexão, Jessica tem experiência na redação sobre serviços relacionados a tecnologia, internet, rankings de melhores provedores e tirar dúvidas dos usuários sobre testes de velocidade.

Carregando...