Minha Conexão

Entenda como funciona o Wi-Fi calling e comece a fazer ligações pelo sinal de internet

Embora os planos de celular estejam cada vez mais completos, os usuários ainda buscam formas de aprimorar o uso de telefonia. O Wi-Fi calling é uma tecnologia que pode te ajudar a fazer ligações mesmo em regiões sem sinal.

Neste post, vamos mostrar como o Wi-Fi calling funciona, quais operadoras disponibilizam o serviço, quais são os aparelhos compatíveis e qual a diferença desse tipo de ligação para o VoIP. Vamos lá?

Aproveite para testar a velocidade da sua internet e comparar o com o resultado de outros provedores!

Como funciona o Wi-Fi calling?

O Wi-Fi calling está disponível para alguns modelos de celular, de acordo com a oferta do serviço pela operadora contratada.  Basicamente, o celular usa a sua rede de internet sem fio para realizar as ligações.

É diferente do serviço de Voz sobre Protocolo de Internet (VoIP), que utilizamos para chamadas via WhatsApp e Skype por exemplo.

Com o Wi-Fi calling, a ligação e envio de SMS são transferidos via internet, mas associando a operação ao seu número de telefone. Os dados são transmitidos pelo ar, através do sinal da internet, e não pelas torres de celular. Assim, quando outra pessoa recebe uma ligação, seu número será exibido na tela.

comparar

Enfrentando problemas na sua conexão?

Faça o teste de velocidade e verifique se o problema está na sua internet!

TESTE SUA CONEXÃO

Wi-Fi calling X VoIP

O Wi-Fi calling – ou chamada por wi-fi, permite que um usuário use seu aparelho para fazer chamadas para um contato que não esteja conectado à internet. A chamada acontece normalmente. A única coisa que muda é a forma como o sinal será transmitido.

Esse tipo de chamada é diferente da VoIP. Aqui, o usuário use sua rede de dados – pode ser a internet banda larga ou o pacote de internet do celular – para enviar mensagens e fazer ligações.

Essa é a tecnologia que você usa quando faz uma chamada de vídeo no WhatsApp ou no Messenger. Não exige configurações especiais ou disponibilidade da operadora. Se o celular estiver conectado, o usuário consegue fazer as ligações. Por outro lado, é preciso que o seu contato também esteja conectado à internet.

Confira algumas dicas de como melhorar qualidade da internet banda larga na sua casa.

Quais operadoras e aparelhos são compatíveis com a tecnologia?

A tecnologia do Wi-Fi calling ainda não está disponível em todas as operadoras e muito menos em todos os aparelhos celulares. Apenas os modelos mais atuais conseguem operar com esse recurso.

Aparelho celular que faz Wi-Fi calling

A Apple já oferece essa funcionalidade para seus usuários, aqui no Brasil. A possibilidade de fazer chamadas por Wi-Fi foi incluída da atualização do iOS 9.3 e quem tem um iPhone a partir do modelo 5c vai conseguir fazer ligações com essa tecnologia.

O Wi-Fi calling também é compatível com vários modelos da Samsung. Alguns modelos da linha Galaxy A, como o A5 e o A7, além da linha Galaxy J e Galaxy S operam com esse recurso. Os aparelhos da LG a partir do G5 e Motorola G4 ou superior fazem parte do grupo de celulares que conseguem realizar chamadas usando o sinal de Wi-Fi.

comparar

Está com problemas na sua conexão?

Faça o teste de velocidade e verifique se o problema está na sua internet!

TESTE SUA CONEXÃO

Operadora de celular que faz Wi-Fi calling

Se você não vê a hora de começar a usar a sua rede de internet sem fio para ligar para amigos e familiares é importante saber que apenas três operadoras oferecem esse recurso no Brasil:

  • Vivo
  • Claro
  • Tim
  • Porto Seguro

Antes de contratar, entre em contato com as empresas para conferir as condições de utilização do recurso e se ele está disponível para todos os clientes.

Wi-Fi calling é de graça?

Algumas pessoas podem pensar que o serviço de Wi-Fi calling é de graça, por usar a rede de banda larga – mais ou menos como acontece quando usamos um aplicativo na rede VoIP. Mas não é bem assim.

As ligações por Wi-Fi são debitadas do seu plano normalmente, assim como as chamadas que o usuário já faz normalmente, na rede comum. Na Vivo, por exemplo,  a chamada tem o mesmo valor da tarifa local, tanto para quem faz quanto para quem recebe.

Então, antes de sair ligando para todos os seus contatos, como se fosse um serviço gratuito, confira a tabela de tarifas do seu plano.

Quais as vantagens do Wi-Fi calling?

Você deve estar se perguntando: “Se as chamadas por Wi-Fi estão disponíveis em poucos aparelhos e são cobradas, então qual a vantagens de fazer esse tipo de ligação?”. Reunimos algumas vantagens do Wi-Fi calling. Confira:

  • As ligações feitas para outras cidades são tarifadas como chamadas locais, o que representa mais economia;
  • Ligações em roaming também são tarifadas como chamadas locais;
  • As ligações via Wi-Fi tem mais qualidade de áudio;
  • Não é preciso ter celular compatível com a tecnologia para receber uma ligação via Wi-Fi;
  • O usuário pode fazer chamadas em locais com sinal ruim, como regiões mais afastadas ou mesmo em prédios em que os celulares têm dificuldade de sinal.
comparar

Enfrentando problemas na sua conexão?

Faça o teste de velocidade e verifique se o problema está na sua internet!

TESTE SUA CONEXÃO

E quais as desvantagens?

Mas, como tudo na vida, o serviço também tem algumas desvantagens:

  • As chamadas por Wi-Fi não funcionam em qualquer celular;
  • É necessário ter uma rede de internet de qualidade para conseguir fazer ligações.

Como ativar a função no celular?

Curtiu a tecnologia e quer testar? Então saiba que ativar o Wi-Fi calling no celular é muito simples. Confira abaixo como fazer em sistemas Android e iOS!

Sistema Android

Se você tem um aparelho Android, siga as instruções abaixo:

  1. Acesse a janela de configurações do celular.
  2. Localize a opção “Chamada Wi-Fi” e ativar o recurso.
comparar

Enfrentando problemas na sua conexão?

Faça o teste de velocidade e verifique se o problema está na sua internet!

TESTE SUA CONEXÃO

Sistema iOS

E se você tem um iPhone, também é fácil. Basta seguir esses passos:

  1. Abra a janela de ajustes do aparelho e vá até a opção “Telefone”.
  2. Agora é só localização a função de “Ligação Wi-Fi” e ativar essa opção.

Com as configurações ativas, você precisa verificar se o ícone de ligação por Wi-Fi será exibido na tela. Se estiver com a sinalização, pode aproveitar em suas chamadas!

Quer saber se sua internet tem velocidade suficiente para fazer uma Wi-Fi Calling? Faça um Teste de velocidade aqui no MinhaConexão! É rápido, fácil e gratuito!

Conteúdo atualizado em

Jessica Borges

Por Jessica Borges

Jessica Borges é graduada em Relações Públicas pela UFMG e pós-graduanda em Experiência do Usuário pela PUC-RS. Ela atua na produção de conteúdo há mais de 3 anos. Especialista em conteúdo no Minha Conexão, Jessica tem experiência na redação sobre serviços relacionados a tecnologia, internet, rankings de melhores provedores e tirar dúvidas dos usuários sobre testes de velocidade.

Carregando...