Minha Conexão

Qual a diferença entre modem e roteador 3g/4g?

Você sabia que existe uma real diferença entre modem e roteador 3G/4G? Confira aqui tudo que precisa saber sobre o assunto e como conferir a velocidade de internet da sua casa ou smartphone agora mesmo!

Muitas pessoas não sabem dizer as funções de um modem e roteador, e para complicar um pouco mais, novos modelos com tecnologia 3G e 4G foram incorporados nessa lista.

Os dois novos aparelhos têm recursos diferentes para o uso da internet em computador e em celulares. Veja abaixo:

Modem:

Em primeiro lugar, o modem é um receptor conectado direto na internet, e envia dados de rede para um dispositivo base, nesse caso, seu computador pessoal ou desktop.

A versão que você provavelmente tem em casa é a tradicional, aquele dispositivo que fica conectado no cabo da TV, Telefone ou Fibra Ótica da sua operadora, e geralmente esse modem é fornecido por ela.

Já o modem 3G e 4G pode ser encontrado em lojas de operadoras que oferecem internet móvel, como Vivo, Claro, etc. Esses aparelhos costumam vir em formato de “pen drive” apesar de não se tratar de um, e devem ser plugados na estrada USB do notebook.

Enquanto o usuário quiser se manter conectado na internet, o aparelho deve permanecer plugado no PC ou tablet, pois dentro dele contém um chip (como aqueles usados em celulares) responsável por manter a internet conectada.

A ideia principal aqui é que o consumidor possa navegar na internet mesmo havendo mobilidade geográfica do aparelho

comparar

Teste sua velocidade no Minha Conexão!

Descubra se você está recebendo a velocidade contratada no seu plano.

TESTE SUA CONEXÃO

• Roteador e Roteador 3G/4G

O roteador é o aparelho responsável por conectar vários dispositivos em uma só rede. A diferença do tradicional para a versão 3G/4G é simplesmente que, ao invés do roteador se conectar à um modem ou internet a cabo, ele pode ser integrado com um chip móvel, ou plugar um modem 3G/4G. Ou seja, a diferença é o tipo de internet que cada um vai compartilhar com os computadores e celulares conectados a ele.

Ou seja, com um roteador 3G/4G é possível compartilhar o sinal da internet móvel!

O que normalmente acontece é o modem e o roteador se complementam, já que o primeiro recebe o sinal da internet e converte o acesso para o usuário, enquanto o segundo distribui a conexão para diversos dispositivos (que conhecemos como Wi-Fi).

Como adquirir

Tanto a internet 3G quanto a 4G são adquiridas por chips de operadoras, mas é preciso ficar atento já que nem todo celular possui conexão 4G.

No caso, para adquirir modem, você precisa contratar um plano de 3G ou 4G e receberá o dispositivo. O mesmo deve acontecer para quem quer comprar um roteador de distribuição de internet móvel.

Utilidades dos modems e roteadores 3G/4G

São usuais para quem não quer contratar um plano de banda larga fixo. Além de práticos, é possível leva-los para qualquer lugar, ou seja, são ótimas opções para quem precisa viajar bastante.

Fique de olho na velocidade de internet móvel

Importante ficar atento tanto a taxa de limite de download que muitos planos de internet móvel estipulam, quanto na velocidade dos dados que seus aparelhos estão recebendo.

Outro ponto importante: compare a qualidade das operadoras 3G e 4G da sua cidade e região antes de contratar. Acesse o Ranking MinhaConexão

E para garantir a qualidade de sua internet, nada melhor que fazer um teste de velocidade (Speed Test). Para isso, o MinhaConexão conta com serviço rápido, simples e gratuito, que em poucos minutos te dá todas as informações necessárias sobre sua internet.

Conteúdo atualizado em

Jessica Borges

Por Jessica Borges

Jessica Borges é graduada em Relações Públicas pela UFMG e pós-graduanda em Experiência do Usuário pela PUC-RS. Ela atua na produção de conteúdo há mais de 3 anos. Especialista em conteúdo no Minha Conexão, Jessica tem experiência na redação sobre serviços relacionados a tecnologia, internet, rankings de melhores provedores e tirar dúvidas dos usuários sobre testes de velocidade.

Carregando...