Minha Conexão

Qual é o número da TIM? Conheça +10 canais de atendimento da operadora

Qual é o telefone da TIM?

Conheça os principais números de atendimento da TIM:

Atendimento Número da TIM
SAC

Ligando de um número TIM: *144

Ligar para TIM de outra operadora: 1056

Atendimento TIM Ultrafibra 103 41
WhatsApp da TIM (41) 4141-4141
Atendimento TIM Fibra via WhatsApp (21) 98056-3748
0800 da TIM

Ouvidoria: 0800 882 0041

O número de atendimento da TIM é *144

O principal telefone da operadora é o *144

O número pode ser utilizado por clientes dos planos da TIM Celular para verificar detalhes sobre planos, recargas, relatar problemas de sinal e outros assuntos referentes aos pacotes de celular.

Além disso, é possível falar diretamente com um atendente da operadora, digitando a opção 0.

Confira a seguir a lista de alguns serviços de atendimento disponíveis no número:

  • verificar saldo, detalhamento dos seus créditos e realizar recarga; 
  • relatar dificuldades para usar internet, fazer ligações ou problemas de sinal;  
  • ver detalhes do plano e tirar dúvidas sobre a sua oferta atual;
  • cancelar plano ou serviço cobrado na fatura TIM Móvel; 
  • contratar planos ou pacotes adicionais de internet. 

Horário de atendimento TIM

Canal de atendimento

Todos os dias: 24 horas

Outros números de atendimento

WhatsApp da TIM

Tire dúvidas sobre os planos da TIM, realize recargas, consulte saldo, emita segunda via de fatura ou agende atendimento na loja da operadora.

Televendas da TIM

Televendas icone

TIM Ultrafibra: 0800 555 1020
TIM Móvel: 1056

Fale com um atendente para contratar planos TIM Ultrafibra, pacotes de internet TIM Empresas e combos com internet fibra e telefone fixo da operadora, escolhendo a opção 1. Para contratar planos móveis, ligue para o 1056 e digite a opção 1.

Ouvidoria da TIM

Entrou em contato com o SAC da TIM, mas seu problema não foi resolvido? Ligue para a Ouvidoria e registre uma reclamação. O serviço funciona de segunda à sexta (exceto feriados), de 08h às 18h.

Como fazer uma reclamação?

Para fazer uma reclamação, é necessário entrar em contato com a ouvidoria da TIM

O serviço possui dois canais de atendimento principais: o telefone 0800 882 0041 e o e-mail [email protected].

A ouvidoria funciona de segunda à sexta (exceto feriados), de 08h às 18h.

ATENÇÃO: Antes de entrar em contato com a ouvidoria, é preciso que você já tenha entrado em contato com o SAC da operadora e anotado o número do protocolo de atendimento.

Os números da central de atendimento da TIM são:

  • SAC TIM Móvel: *144 (do seu número TIM) ou 1056 (de qualquer telefone);
  • SAC TIM Ultrafibra e Fixo: 103 41.

Os telefones estão disponíveis 24 horas por dia, durante 7 dias por semana.

Após falar com o SAC, anote o número do protocolo e somente se o seu problema não tiver sido resolvido é que você deve entrar em contato com a ouvidoria.

O prazo de solução da demanda é de até 10 dias a partir da data de registro na ouvidoria. Não se esqueça de anotar o novo número de protocolo, exclusivo da ouvidoria.

Se você não ficar satisfeito com a solução apresentada pela TIM, você pode registrar uma reclamação na Anatel com o protocolo de atendimento da TIM por meio do telefone 1331 ou pelo site.

Principais reclamações sobre a TIM

Quer ver as principais reclamações de usuários da operadora? O MelhorPlano.net, parceiro do Minha Conexão, realizou uma pesquisa com clientes dos serviços da TIM.

Confira a avaliação de usuários sobre os planos e atendimento da TIM e deixe também a sua avaliação sobre o atendimento da operadora.

Giselia Amanyara | Rio de Janeiro, RJ

Giselia Amanyara | Rio de Janeiro, RJ

Cliente TIM Beta

"Quando entrei para o plano TIM Beta, ele custava R$ 55,00. Eles mudaram o preço e não avisaram nada. O pacote todo mudou, incluindo o esquema de gamificação. Não recebi nenhuma mensagem, e-mail ou ligação. Eu descobri quando recarreguei errado e tive que recarregar de novo."

Andreza Abreu | Contagem, MG

Andreza Abreu | Contagem, MG

TIM Controle

"Utilizei o telefone: horrível! Demoram para atender e, às vezes, a ligação cai no meio do atendimento e você tem que retornar e explicar de novo o problema — já que quase sempre, não é a mesma atendente."

Matheus Sodré | Belo Horizonte, MG

Matheus Sodré | Belo Horizonte, MG

TIM Controle

"O atendimento da TIM ao cliente, eu considero péssimo. Eles me ligam cinco vezes por dia, no mínimo, me oferecendo coisas. Quando tento entrar no aplicativo para resolver algo, de vez em quando o app não está funcionando, e para pagar um boleto é uma luta."

Principais reclamações sobre a TIM no ReclameAqui

No site Reclame Aqui, a TIM é a única operadora nacional com uma boa reputação.

Nos últimos 12 meses, a operadora recebeu a nota 8.5/10, com um total de 96.015 reclamações na página, sendo que 91.632 foram respondidas, o que representa 95.4% das queixas registradas. 

Cerca de 90.8% dos problemas citados pelos clientes foram solucionados e mais de 76.6% dos usuários da operadora afirmaram que voltariam a fazer negócio.

Entre as principais reclamações sobre os serviços da TIM, destacam-se queixas sobre:

  • Cobrança indevida: 23.24%;
  • Planos pós-pagos: 32.73%;
  • Telefonia celular: 53.32%.

A operadora também possui uma página exclusiva para reclamações sobre o serviço TIM Ultrafibra. Nos últimos 12 meses, foram registradas 14.646 queixas, das quais 14.471, cerca de 98,8%, foram respondidas.

Aproximadamente 78% dos problemas relatados foram solucionados e 55.9% dos clientes voltariam a fazer negócio com a operadora.

As principais queixas citam a qualidade da internet, cobranças indevidas, atendimento ruim no SAC, problemas no cancelamento de serviços e propaganda enganosa.

Qual é o número para tirar a 2ª via? 

Você consegue emitir a segunda via da sua fatura TIM por meio do WhatsApp da operadora, no número (41) 4141-4141

Confira o passo a passo abaixo:

  1. Salve o contato do número (41) 4141-4141;
  2. Envie uma mensagem com “2ª via de fatura” para o telefone;
  3. Se você tiver uma fatura em aberto com a operadora, você receberá a segunda via em PDF. Caso já tenho pago, você poderá visualizar PDFs de faturas antigas ou de outros planos.
emitir 2ª via pelo whatsapp tim

Qual é o número para contratar planos TIM?

  • Contratar planos TIM Celular e Fixo: 144* (de um número TIM) e 1056 (móveis e fixos de qualquer operadora):
  • Contratar TIM Ultrafibra e combos: 0800 555 1020;
  • Contratar planos TIM Móvel e Fixo para empresas: 0800 878 8290.

Para contratar um plano TIM Ultrafibra, basta ligar para o número 0800 555 1020 e escolher a opção 1, referente a contratação de planos, para falar com um atendente.

O Televendas funciona de segunda a sexta, das 08:00h às 23:30h e aos sábados, de 09:00h às 21:00h.

Já para contratar uma oferta TIM Móvel, ligue para 1056 e digite a opção 1.

Planos TIM

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Número da TIM celular

Os números da TIM celular são:

Ícone de telefone que acompanha o texto ao lado

*144 (de um número TIM) ou 1056 (de qualquer fixo e móvel)

SAC

Ícone de telefone que acompanha o texto ao lado

1056

Contratação

 

ícone de telefone ao do texto

*222

Consultar saldo

ícone de telefone ao lado do texto

0800 741 2580

Atendimento para pessoas com deficiência auditiva

Se você já é cliente da operadora, ao ligar para o SAC, você será redirecionado para um menu digital, com opções de atendimento sobre recarga, saldo, mudança de plano, cobranças, entre outras.

Caso você queira retornar para a ligação e falar com um atendente, clique em “Continuar a ligação” e digite o número da opção de atendimento que você deseja.

Por meio dos números, é possível:

  • realizar recargas;
  • fazer reclamações;
  • consultar saldo;
  • trocar de oferta ou cancelar plano;
  • contratar serviços adicionais da operadora e muito mais.

Qual é o número para cadastrar chip?

Para cadastrar o chip da TIM, é necessário ligar para o número:

Ícone de telefone que acompanha o texto ao lado

*144#

Cadastro de chip

Antes de realizar o cadastro, é preciso ativar o chip. Para isso, basta desligar o celular, inserir o chip no aparelho e reiniciar.

Ao ligar, você receberá uma mensagem com o seu número TIM.

Em seguida, você pode realizar o cadastro do chip. Siga as instruções abaixo:

  1. Disque *144# no seu celular;
  2. Aceite os termos de contrato da operadora;
  3. Digite o seu CPF e a data de nascimento (sem traços ou pontos) para cadastrar a sua linha;
  4. O seu chip será desbloqueado. Aguarde cerca de 2 horas para poder utilizar o seu número TIM.

Qual é o número para bloquear chip?

Se você perdeu o seu chip ou teve o seu aparelho furtado, é importante realizar o bloqueio do seu chip TIM o mais rápido possível.

Para isso, entre em contato com a TIM pelo:

Ícone de telefone que acompanha o texto ao lado

*144

Ligação de um número TIM

ícone de telefone ao lado do texto

1056

Ligação qualquer telefone móvel ou fixo 

Outra opção é o telefone 0800 741 2580 para atendimento para pessoas com deficiência auditiva.

Você também pode bloquear o seu chip TIM online. Confira o passo a passo:

  1. Acesse o site ou aplicativo Meu TIM;
  2. Faça login com o seu número e senha;
  3. Vá até “Serviços” e clique em “Cancelamento de linha”;
  4. Digite os três primeiros dígitos do CPF do titular da linha;
  5. Siga as instruções da operadora, marque a opção “Desejo Cancelar a linha TIM” e clique para enviar.

Aguarde a confirmação da TIM sobre o cancelamento da linha.

Caso recupere o seu chip, é possível reverter o bloqueio do seu número em até 2 dias úteis, ligando para o número *144.

Qual é o número para recarga?

O número para realizar recarga da operadora é:

Ícone de telefone que acompanha o texto ao lado

*244

Recarga de celular

O atendimento é totalmente eletrônico e funciona de maneira simples e rápida. Confira o passo a passo abaixo:

  1. Ligue para o telefone *244;
  2. Digite o número do seu cartão de crédito;
  3. Escolha uma das opções de recarga disponíveis;
  4. Siga as instruções do atendimento eletrônico para confirmar a recarga.

Outra opção é por meio do menu interativo da TIM, no número *244#. Veja a seguir:

  1. Abra o discador do seu aparelho e digite o número *244#. 
  2. Em seguida, clique no botão de ligar;
  3. Cadastre o número do seu cartão de crédito;
  4. Selecione uma das opções de recarga e digite o número correspondente.

Ainda é possível realizar uma recarga TIM por meio do WhatsApp. Basta enviar uma mensagem com a palavra Recarga para o número 41 4141-4141 e seguir as instruções.

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Número planos TIM UltraFibra

Os números para falar com a operadora sobre os planos TIM UltraFibra são:

Ícone de telefone que acompanha o texto ao lado

103 41

SAC

Ícone de telefone que acompanha o texto ao lado

0800 555 1020

Contratação

Ao ligar para o SAC, você será redirecionado para um menu digital com diversas opções de atendimento digital da TIM, como verificar faturas, pagar boletos, solicitar suporte técnico, entre outros.

Para falar com um atendente, clique no botão “Continuar na ligação” e digite a opção de atendimento que você deseja.

Em geral, por meio dos números de contato, você consegue:

  • contratar ofertas no 0800;
  • verificar faturas detalhadas e vencidas ou solicitar segunda via;
  • ver detalhes sobre o seu plano, incluindo benefícios e vantagens que ele possui e como ativá-los;
  • mudar de endereço, de plano TIM e a senha do Wi-Fi;
  • agendar, desmarcar visitas técnicas ou fazer reclamações com a TIM;
  • alterar datas de vencimentos e formas de pagamento;
  • contratar um novo serviço ou cancelar o seu plano TIM Fibra.

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Número da TIM Fixo

Os números da TIM Fixo são:

Ícone de telefone que acompanha o texto ao lado

103 41

SAC

ícone telefone ao lado do texto

*333

Cadastrar planos TIM Fixo

Ícone de telefone que acompanha o texto ao lado

0800 555 1020

Contratação de combos com TIM Ultrafibra

Ao ligar para o SAC, você consegue:

  • pedir assistência e suporte técnico;
  • solicitar a fatura do seu TIM Fixo;
  • verificar detalhes sobre o seu plano;
  • cancelar a sua oferta;
  • contratar serviços adicionais ou trocar de plano.

A contratação do TIM Fixo fora dos combos da operadora só pode ser feita nas lojas da operadora.

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Número da TIM Empresas

Os números da TIM Empresas são:

Ícone de telefone que acompanha o texto ao lado

1056

SAC

Ícone de telefone que acompanha o texto ao lado

0800 555 1020

Contratação planos de internet

ícone de telefone ao lado do texto

0800 878 8290

Contratação planos de celular e fixo

ícone de telefone ao lado do texto

0800 741 2580

Atendimento empresarial para deficientes auditivos

Por meio da Central de Atendimento da operadora, é possível receber atendimento sobre os mais diversos assuntos referentes ao seu plano empresarial, como fatura e suporte técnico. 

Confira abaixo: 

  • verificar os detalhes e benefícios da sua oferta atual;
  • solicitar troca de plano;
  • pedir a segunda via da sua fatura;
  • falar com o suporte técnico da operadora.

Como receber suporte técnico da TIM?

Se você é cliente dos planos TIM Celular, ligue para *144 para receber atendimento sobre problemas técnicos que você está enfrentando com a sua linha, como problemas de sinal, dificuldade na realização de chamadas, entre outras.

Outra opção é entrar em contato com um atendente da operadora por meio do chat, no aplicativo Meu TIM.

Caso você esteja buscando suporte técnico para o seu TIM Ultrafibra, a operadora oferece três canais de atendimento:

  • Central de Atendimento, no 103 41;
  • Chat online no Meu TIM;
  • WhatsApp TIM Ultrafibra: +55 21 98056-3748.

Se você busca uma forma prática de solicitar suporte, o WhatsApp é a melhor opção.

Confira o passo a passo para solicitar atendimento técnico:

  1. Envie uma mensagem para o número +55 21 98056-3748;

  2. Digite o número da opção de suporte que deseja: 1 - Suporte Técnico, 2 - Ordem de instalação, 3 - Segunda via de fatura;

  3. Informe o CPF do titular da conta TIM Ultrafibra;

  4. Siga as instruções que serão informadas pela operadora.

Entre em contato pelo Facebook, Twitter e Instagram

Outra forma de falar com o atendimento da operadora é por meio das redes sociais. Atualmente, a TIM possui perfis oficiais no Twitter, Facebook e Instagram. Veja abaixo:

Se você busca uma resposta mais rápida, a melhor forma de entrar em contato com a operadora é enviando uma mensagem direta para o Twitter da TIM. 

Além da conta oficial, a operadora também possui um perfil exclusivo para atendimento de clientes TIM, no @TIM_ajuda.

O atendimento funciona todos os dias, de 07:30h às 21:30h.

Outros canais de contato online

Além das redes sociais, a operadora oferece outros canais online no qual o usuário pode receber atendimento de forma mais prática e rápida. Confira a seguir:

Meu TIM

O Meu TIM é a plataforma de autoatendimento da operadora. Nela, você consegue acessar diversos serviços relacionados ao seu plano de celular, internet ou fixo.

Confira abaixo:

  • solicitar 2ª via da fatura TIM;
  • consultar saldo de minutos e consumo de dados;
  • realizar recargas;
  • solicitar suporte técnico e atendimento;
  • trocar ou cancelar plano;
  • acessar histórico de contas;
  • alterar informações de cadastro e muito mais.

O Meu TIM está disponível tanto em forma de site quanto aplicativo para celular.

O app está disponível tanto para iOS e Android. Para acessar, basta informar o número de celular TIM ou CPF/CNPJ (se você for cliente TIM Ultrafibra) e a senha.

Caso não saiba a sua senha, clique em “Não sei a minha senha” para receber o acesso por SMS.

PÁGINA INICIAL APLICATIVO MEU TIM

Chat da TIM

Outra opção de atendimento é o chat da operadora, dentro do aplicativo Meu TIM. Nele, você conversa com a Taís, a assistente virtual da operadora.

Pelo chat, é possível:

  • consultar faturas,
  • ver detalhes sobre o seu plano TIM;
  • pedir suporte técnico;
  • trocar de plano;
  • cancelar ofertas.

Para acessar, o chat da operadora, siga o passo a passo a seguir:

1. No canto inferior da tela inicial, clique em "Menu";

tela inicial do aplicativo meu tim

2. Em seguida, selecione a opção "Chat";

tela de menu com seta indicando para opção chat

3. Pronto, agora você consegue conversar com a Tais, a inteligência artificial da TIM.

tela com chat tim aberto

A depender da sua solicitação, você será direcionado para um bate-papo com um dos consultores da operadora.

Como negociar dívidas na TIM?

A TIM disponibiliza a plataforma TIM Negocia, exclusiva para quem deseja resolver pendências financeiras com a operadora.

Se você está com faturas em aberto na TIM, confira o passo a passo abaixo para utilizar a plataforma:

  1. Acesse o site do TIM Negocia;

  2. Faça o cadastro com os dados do titular da conta, como CPF e número de telefone e aguarde o envio do código de verificação via SMS;

  3. Digite o código recebido;

  4. Clique em continuar.

Você será direcionado para o seu perfil na plataforma, onde é possível verificar todas as suas dívidas na operadora.

Se as faturas em aberto tiverem 3 meses ou menos, você poderá realizar o pagamento das dívidas direto no TIM Negocia.

Com o pagamento confirmado, a TIM tem 24 horas para regularizar o seu nome. Você poderá continuar utilizando os serviços da operadora.

Atendimento presencial nas lojas da TIM

Nas lojas da TIM, é possível receber atendimento sobre os mais diversos serviços, como: 

  • comprar aparelhos celulares;
  • contratar planos TIM de telefonia móvel, fixo e internet residencial;
  • solicitar suporte técnico;
  • fazer portabilidade para a TIM;
  • realizar recargas e trocar de planos;
  • pagar faturas e solicitar segunda via TIM;
  • cancelar o seu plano, entre outros serviços. 

Para encontrar uma loja próxima, é possível utilizar o localizador de lojas disponível no site da TIM. Confira abaixo:

  1. Acesse o site da TIM, clicando aqui;
  2. Role a tela para baixo até o campo “Encontre uma loja TIM perto de você”;
  3. Selecione o seu estado e cidade ou digite o seu endereço no campo correspondente.

Para realizar qualquer atividade nas lojas, é necessário apresentar um documento de identificação com foto, como RG, CNH ou passaporte, além do CPF.

Afinal, o atendimento TIM é bom?

Para avaliar o atendimento da TIM, utilizamos a Pesquisa de Satisfação e Qualidade Percebida da Anatel

Considerando os serviços de telefonia Pré-paga e Pós-paga, internet e fixo, a TIM obteve uma nota média de 6,54. A operadora ficou atrás das principais concorrentes, como a Vivo e Claro.

A Vivo ficou na primeira posição, com a nota 6,82.

Se considerarmos somente os serviços de internet e fixo, a TIM continua com a menor nota entre as 4 operadoras nacionais, perdendo para Vivo, Claro e Oi.

De maneira geral, o atendimento da TIM é consideravelmente pior que os de suas concorrentes. Contudo, vale lembrar que a operadora é a única que responde às reclamações dos clientes no Reclame Aqui, possuindo boa reputação no site.

Confira as notas de atendimento da TIM, Claro, Vivo e Oi na Anatel em 2022:

Tim

6.54/10

Claro

6.78/10

Oi

6.66/10

Vivo

6.82/10

Perguntas frequentes

Qual é o horário de atendimento da TIM?

O SAC funciona todos os dias, 24 horas por dia. Já o televendas TIM Residencial está disponível de segunda à sexta, das 08:00h às 23:30h e aos sábados, de 09:00h às 21:00h.

Qual é o número para recuperar chip da TIM?

Você pode desbloquear seu chip da TIM por meio do número *144 (ligando de outro número TIM) ou 1056 (ligando de qualquer telefone).

Contudo, o desbloqueio do chip por ligação só pode ser realizado em até 2 dias úteis da solicitação de bloqueio da linha.

Se você recuperou o seu chip após esse tempo, o titular da linha deverá se dirigir a uma loja TIM para solicitar o desbloqueio.

Como ser atendido rápido na TIM?

As formas mais rápidas de atendimento da TIM são por meio do WhatsApp, no número (41) 4141-4141, e no chat online da operadora, no aplicativo Meu TIM.

Confira outras formas de falar com a TIM online.

Quanto tempo a operadora demora para atender?

Ao ligar para o SAC da TIM, você é direcionado para um atendente da operadora em um tempo médio de 4 minutos.

Como reclamar do sinal da TIM?

Para reclamar do sinal TIM Móvel, ligue para o número *144 (de um número TIM) ou 1056 (de qualquer telefone).

Para fazer uma queixa sobre o sinal da TIM Ultrafibra ou TIM Fixo, ligue para 103 41.

Qual é o número da TIM no exterior?

O telefone da TIM para clientes que estão fora do Brasil é +55 11 2847-6144

Conteúdo atualizado em

Nicolle Teixeira

Por Nicolle Teixeira

Graduanda em Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Nicolle possui dois anos de experiência na área de produção de conteúdo e redação. Hoje, atua como redatora no Minha Conexão, escrevendo sobre serviços relacionados às telecomunicações, com ênfase em planos de internet e teste de velocidade. Através de conteúdos informativos, busca tirar dúvidas sobre o universo da tecnologia de forma simples e clara.

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