A ouvidoria é o canal da operadora que tem o objetivo de prestar assistência aos clientes da operadora TIM que acionaram outros canais de atendimento e que não tiveram sua demanda resolvida.
Nesta página, você encontra todas as informações sobre a ouvidoria TIM, incluindo um passo a passo completo sobre como e quando acionar o serviço! Continue lendo para saber mais:
O telefone da ouvidoria Tim é 0800 882 0041 e seu atendimento acontece de segunda a sexta, das 8:00 às 18:00 (excetos feriados).
Ao fazer a ligação, você será atendido por um menu eletrônico da TIM. Nesse momento, basta selecionar o assunto que deseja conversar.
É importante lembrar que esse número é dedicado apenas para o setor de ouvidoria. Caso precise falar sobre outros assuntos, confira os outros telefones TIM.
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Diferentemente de SAC e Centrais de Atendimento TIM, a ouvidoria tem o papel de ser imparcial.
Ela vai avaliar as demandas com problemas que não foram solucionados pelas outras vias.
Sua principal função é mediar conflitos, quando outros setores não tiveram sucesso.
Ela que fica responsável por resolver situações onde:
A ouvidoria TIM funciona, inclusive, como canal interno de reclamações. Ou seja, ela vai além das suas funções com o consumidor.
A ouvidoria deve ser seu último recurso com a operadora para resolver um problema.
Você entra em contato nesse setor quando você já fez várias reclamações sobre os planos TIM, tanto móveis quanto residenciais, ou qualquer outro serviço da operadora e não obteve uma solução.
Por exemplo, sua internet tem caído e ficado sem sinal constantemente.
Você entrou em contato com a operadora pelos canais convencionais. A TIM avisou que iria resolver, mas você continua com a internet banda larga com problema.
Ou, quem sabe, houve um erro na sua fatura TIM que não foi comunicado.
Você pediu estorno do dinheiro ou crédito na próxima conta, a operadora falou que isso aconteceria, mas até hoje nada.
Se esse é o caso, você deve entrar em contato com a ouvidoria e formalizar sua insatisfação.
O setor vai tomar todas as providências para resolver o seu caso.
Para formalizar sua reclamação, em primeiro lugar, você precisa do CPF do titular da conta e dos números de protocolos das suas solicitações anteriores no SAC da operadora.
A partir do protocolo, a pessoa que te atender na ouvidoria será capaz de ver todo o caminho da solicitação.
Ela também vai ver o que foi feito para solucionar e porque você continua com o problema na sua internet TIM ou plano móvel.
Por isso é tão importante que você anote todos os números fornecidos ao entrar em contato com a provedora que contratou.
De modo geral a ouvidorias trabalham com o prazo de três a sete dias úteis para dar um retorno a respeito de sua solitação, mas pode variar.
Ao fazer sua reclamação, você será informado desse prazo.
Lembre-se de anotar o número do novo protocolo que você vai receber ao acionar a ouvidoria.
Se ele vencer e você não obter um retorno da TIM, é necessário partir para outros meios de reclamação, de modo que seus direitos sejam respeitados.
Não é possível acionar a ouvidoria da TIM pelo WhatsApp da operadora, no número (41) 4141-4141.
Para fazer uma reclamação na ouvidoria, você pode ligar para 0800 882 0041 ou enviar um e-mail para [email protected].
Além do canal telefônico, a ouvidoria da TIM também possui um endereço de e-mail, para o qual você pode enviar as suas queixas sobre os serviços e atendimento da operadora.
O e-mail de suporte da ouvidoria TIM é o [email protected].
O procedimento é o mesmo: você deve informar o número do protocolo do atendimento anterior na operadora, o qual você deseja fazer uma reclamação.
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As operadoras de telecomunicação contam com um órgão regulador: Agência Nacional de Telecomunicações, a Anatel.
A autarquia também cumpre o papel de defender que o cliente tenha acesso aos serviços que foram contratados.
Você deve entrar em contato com ela caso sua reclamação na ouvidoria da TIM não surtir efeito.
A agência vai fazer uma notificação formal à empresa sobre a situação e pode facilitar para que seu problema seja resolvido.
Há vários canais de atendimento para fazer uma reclamação na Anatel. Confira algumas opções:
Se você se sentir lesado financeira ou moralmente, você também pode entrar com um processo no Procon.
O Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor tentará fazer uma conciliação direta com a empresa.
Cada estado tem um Procon diferente, basta procurar o do seu. Na maioria das vezes, não é necessário nem contratar um advogado.
Em ambos os casos, seja na Anatel ou no Procon, você deve ter os protocolos das reclamações realizadas com a Tim.
Dessa forma, fica mais fácil que a empresa forneça um demonstrativo da sua tentativa de resolução do problema com seu plano Tim Live, Tim Black ou outro serviço da operadora.
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Você pode entrar em contato com a Ouvidoria TIM pelo telefone 0800 882 0041 de segundo a sexta, das 8:00 às 18:00. Veja como fazer reclamação, crítica ou elogio na Ouvidoria TIM.
A TIM oferece diferentes canas de atendimento como redes sociais e aplicativo.
Se suas reclamações não tiveram respostas, você deve entrar em contato na Ouvidoria da operadora.
Veja o passo a passo para fazer uma reclamação na Ouvidoria TIM.
Além do telefone, você pode entrar em contato com a ouvidoria pelo [email protected] e registrar suas reclamações.
Confira como fazer sua reclamação na Ouvidoria Tim.
Conteúdo atualizado em
Por Jessica Borges
Jessica Borges é graduada em Relações Públicas pela UFMG e pós-graduanda em Experiência do Usuário pela PUC-RS. Ela atua na produção de conteúdo há mais de 3 anos. Especialista em conteúdo no Minha Conexão, Jessica tem experiência na redação sobre serviços relacionados a tecnologia, internet, rankings de melhores provedores e tirar dúvidas dos usuários sobre testes de velocidade.
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