Fatura Tim

Saiba tudo sobre sua conta Tim!

A maioria das pessoas recebe a conta de um serviço e observa apenas o valor e a data de vencimento. No entanto, há muito mais informações importantes a se considerar.

Neste artigo, você vai conferir informações sobre como acessar sua conta, solicitar 2ª via TIM, extrato, pagamento e até como ler sua fatura!

Planos disponíveis em SÃO PAULO/SP
Tim Internet
Tim Pós-Pago
Tim Controle
60MB
R$
105,80
/mês
300MB
R$
125,00
/mês
400MB
R$
127,50
/mês
15GB
  • Ligações Ilimitadas
  • Local e DDD
R$
109,99
/mês
20GB
  • Ligações Ilimitadas
  • Local e DDD
R$
124,99
/mês
25GB
  • Ligações Ilimitadas
  • Local e DDD
R$
149,99
/mês
13GB
  • Ligações Ilimitadas
  • Local e DDD
R$
49,99
/mês
8.5GB
  • Ligações Ilimitadas
  • Local e DDD
R$
51,99
/mês
14GB
  • Ligações Ilimitadas
  • Local e DDD
R$
54,99
/mês
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Como ver minha fatura Tim?

Clientes Tim de qualquer serviço, exceto [Tim pré-pago, recebem uma fatura para pagamento após o uso. 

Muita gente recebe a fatura diretamente dos correios. Entretanto, a operadora disponibiliza outras maneiras para visualizar a sua conta Tim.

Fatura Tim Digital no e-mail

A conta digital chega diretamente no seu e-mail com o assunto “Acesse agora sua conta TIM”.

Também é pelo e-mail que você recebe a sua conta se precisar solicitar o envio da fatura a um atendente por telefone pelo número *144 ou 1056. 

O endereço de envio vem como contatim@tim.com.br, caso você precise pesquisar na sua caixa de entrada.

O anexo é criptografado para a sua segurança e para baixar a conta você precisa digitar os quatro primeiros números do seu CPF.

 

fatura tim

Fatura no Meu Tim

Uma das formas mais fáceis de ver sua conta da Tim é pela plataforma de autoatendimento Meu Tim. Veja como fazer:

  1. Acesse o portal ou aplicativo gratuito Meu Tim;
  2. Caso seja seu primeiro acesso faça o cadastro com seus dados pessoais;
  3. No menu principal, clique em “contas”;
  4. Pronto, vai aparecer todas as faturas e você só precisa acessar qual deseja conferir.

No Meu Tim você também encontra outras funções que podem facilitar o seu dia a dia e melhorar sua experiência de atendimento com a operadora.

É possível consultar o saldo, fazer uma Tim Recarga, alterar cadastro, conferir o seu consumo de internet, contratar pacotes adicionais e até mudar de plano. 

Código de barras da Fatura TIM

Não quer ver sua fatura e apenas ter acesso ao código de barras para pagamento? Essa também é uma alternativa!

Você pode solicitar pelo menu interativo *144# ou na página de acesso do Meu Tim. 

Nesse caso, você não precisa nem entrar na plataforma. Basta clicar em “Pague com código de barras” e informe o telefone cadastrado.

Você vai receber um SMS com o código.

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Como acessar a 2ª via da fatura Tim?

Mesmo que você receba a sua conta impressa pelo correio, é possível acessar a Tim 2ª via por meios digitais e, se necessário, imprimir uma via.

Dessa forma, você não corre o risco de atrasar o pagamento caso tenha perdido ou não recebido a fatura.

Veja como solicitar:

  • Meu Tim: você pode acessar pelo portal ou pelo aplicativo. É só escolher a opção “contas” no menu principal e selecionar a fatura que está em aberto.
  • Por telefone: ligue para o número *144 e faça a solicitação. O envio é feito por e-mail ou, no caso de clientes Tim Móvel, por SMS com código de barras.
  • Menu interativo: pelo celular, faça uma ligação para *144#. Vai aparecer um canal interativo na tela e você seleciona de acordo com o número da opção “código de barras”. 
  • Loja física: quem é cliente de planos de celular, pode passar em uma das lojas ou quiosques da Tim e solicitar a 2ª via da conta para um vendedor. 

Como consultar meu extrato Tim?

Sua conta da Tim não necessariamente vem com o extrato de operações realizadas, seja ela a recebida por e-mail ou correio. 

Na sua fatura vem a lista de serviços inclusos, o valor que você deve pagar por eles de acordo com o contrato e também os descontos ou adicionais, incluindo multas por atrasos.

Se você é cliente Tim Móvel e deseja ver as ligações que foram feitas no período vigente, é necessário pedir um detalhamento da conta.

Essa solicitação pode ser feita pelo Meu Tim para que todas as faturas venham completas. 

Na plataforma você também pode acessar a versão detalhada da fatura, basta consultar na opção “Contas”.



Como pagar a fatura Tim?

Há vários canais disponíveis para realizar o pagamento da sua fatura Tim:

  • Lotéricas e correspondentes bancários: a Tim autoriza que o pagamento em casas lotéricas e lojas como farmácias, supermercados, lojas de departamento. Elas sempre estão sinalizadas com um adesivo da operadora.
  • Caixa eletrônico: ao acessar a sua conta em um caixa eletrônico, você consegue pagar sua fatura. Basta selecionar no meu a opção “Pagamentos”. A máquina pode ler o código de barras ou você pode digitá-lo, caso dê algum erro.
  • Internet Banking: basta ir à opção “pagamentos” ou similar. Nesse caso há a grande vantagem de copiar o código de barras no aplicativo da Tim e colar diretamente no app do banco.
  • Débito automático: você pode autorizar a cobrança da sua fatura diretamente em sua conta bancária.Basta fazer essa escolha na plataforma Meu Tim. Os bancos autorizados são Itaú, HSBC, Bradesco, Banco do Brasil e Citibank.
  • Cartão de crédito: O Tim Black e a Tim Live podem ser pagas por cartão de crédito. Basta cadastrar como forma de pagamento no Meu Tim. Essa pode ser uma boa opção para quem acumula pontos no cartão.

Posso pagar a fatura Tim atrasada?

A Tim permite que você pague a sua fatura mesmo depois do vencimento. E você pode fazer o pagamento em qualquer um dos pontos autorizados que citamos.

A multa pelo atraso e os juros virão na conta do próximo mês, devidamente sinalizado para você.

Além disso, se você tiver acumulado várias contas em atraso, é possível entrar em contato com a operadora e negociar a dívida.

O valor é parcelado e incluído nas futuras contas, até você quitar tudo! Há, inclusive, uma plataforma específica para isso, a Tim Negocia. Vale a pena conferir!

Como contestar fatura Tim?

Se você identificar que há algum erro na sua conta ou cobrança indevida, você deve fazer uma contestação da fatura.

Isso significa que você deve entrar em contato com a Tim e comunicar o erro.

  • Para isso, ligue para *144 ou 1056 e converse com um dos atendentes.

A empresa vai verificar o que aconteceu. Se eles tiverem no histórico que você solicitou o serviço adicional, você deve comprovar que não solicitou.

Caso o erro seja da Tim, eles vão emitir uma nova conta para você e enviar por e-mail.

Se você já tiver pago a fatura, no próximo mês virá um desconto de acordo com o que foi pago a mais.

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Fatura Tim impressa x Fatura digital

A Tim te dá a alternativa de receber sua conta pelos correios ou em formato digital. Você escolhe o que é melhor para o seu caso.

A versão impressa você recebe dias antes da data de vencimento diretamente em casa.

Nesse modelo de recebimento, você fica à mercê do serviço de entrega e pode ocorrer atrasos devido a possíveis greves, extravio e outros problemas.

Em compensação, é a forma ideal para quem arquiva faturas impressas junto ao comprovante de pagamento.

Por outro lado, você tem a conta virtual.

Ela fica disponível no Meu Tim e também é enviada diretamente para o e-mail cadastrado, assim que a fatura é fechada. Você pode consultar sempre que desejar, inclusive as versões de meses anteriores. 

A operadora oferece descontos na mensalidade para quem opta por esse formato, até porque ela não terá gastos com correio nem impressão de papel.

Esse é outro ponto positivo, você contribui para a preservação do meio ambiente, uma vez que dezenas de fatura por ano não serão impressas, o que reduz o desmatamento.

Entenda sua fatura Tim

A sua conta da Tim vai muito além do valor a pagar e da data de vencimento. Nela estão informações importantes sobre o seu plano, informes de alterações de valores e condições, dados pessoais e muito mais. 

Para você entender exatamente a sua fatura, vamos explicar onde você encontra cada informação:

 

fatura tim
  1. Nome e endereço: aqui você encontra o nome do titular e o endereço para o qual a fatura deve ser enviada. Qualquer alteração pode ser feita diretamente no Meu Tim.
  2. Número do cliente e dados pessoais: trata-se do número do seu contrato e dados pessoais como CPF. Essas informações são muito úteis para agilizar o atendimento e reclamações, quando necessário.
  3. Data de vencimento: você tem até esse dia para pagar a fatura. Após esse prazo, haverá juros e multas.
  4. Valor da fatura: esse é o valor final que você deve pagar no mês em questão.
  5. Débito automático: esse é o código que você deve utilizar na sua conta bancária, caso deseje que o pagamento seja dessa forma.
  6. Resumo da conta: aqui vem detalhes sobre o seu plano e contratações adicionais. Sempre fique atento a essa parte para ver se há cobranças indevidas ou algum erro na conta.
  7. Importante: toda vez que a Tim tiver comunicados como alteração de valores e condições do plano ou que o serviço será cancelado devido a inadimplência, é aqui que isso vem informando.
  8. Detalhes: a Tim explica como ver sua conta detalhada. Quando você especifica que quer receber sempre todas as ligações feitas, elas vão vir sinalizadas aqui.
  9. Impostos: aqui você confere todos os impostos que foram cobrados pelo serviço prestado.
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