Minha Conexão

TIM fora do ar hoje? Saiba o que fazer se sua rede TIM estiver sem sinal!

Veja como verificar a rede da operadora e como solucionar problemas de conexão

 

Se a TIM estiver fora do ar e você não souber o que fazer, não se preocupe! Muitas vezes, a falta de sinal pode ser temporária, mas entender como identificar o problema e as possíveis causas pode ajudar a resolver a situação mais rapidamente.

A seguir, vamos explicar como saber se a TIM realmente está sem sinal de internet, as possíveis razões para isso acontecer e, claro, o que fazer para sua rede voltar a funcionar. Continue lendo para ver as nossas dicas e voltar a ficar conectado!

Como saber se a TIM está fora do ar?

Se você possui um chip TIM e percebeu que o serviço não está funcionando é possível que uma das causas seja a TIM estar fora do ar.

Confira a seguir algumas formas de saber se a TIM realmente está fora do ar:

Use o Downdetector

Para consultar se a TIM está fora do ar, você pode acessar o site Downdetector.

Por meio da plataforma, você pode conferir a quantidade de pessoas que sinalizaram que estão com problema com a TIM e até a região.

Para ver se a TIM está fora do ar pelo, siga os passos:

  1. Acesse o Downdetector;
  2. Clique no ícone da operadora TIM (caso não apareça, realize uma busca);
  3. Ao acessar, você verá um gráfico das últimas 24h de problemas reportados.

❗Lembrando que, esta página não é um canal oficial da operadora TIM, mas apenas um site, criado pela comunidade, para reportar problemas em variados serviços.

Consulte as redes sociais da TIM

A operadora também utiliza suas redes sociais como canal oficial para comunicados importantes.

Por isso, se houver algum problema mais sério que prejudique seus clientes, a TIM anuncia nesses canais e vale a pena ficar de olho.

Os perfis da operadora nas principais redes sociais são:

Acesse o "Ta na Rede TIM"

Outra forma prática e direta de verificar se a TIM está sem sinal é acessar o site Tá na Rede TIM. Nesse portal, você pode:

  • Verificar a cobertura da rede TIM na sua região.
  • Resolver problemas técnicos como queda de sinal ou dificuldade de conexão.
  • Consultar e pagar faturas de forma rápida e fácil.
  • Gerenciar planos e serviços contratados.
  • Entrar em contato com o atendimento para resolver questões mais complexas.

Acesse Tá na Rede TIM e aproveite esses recursos para facilitar sua experiência com a TIM.

Está insatisfeito com o serviço da TIM? Compare ofertas de outras operadoras e contrate já!

Planos disponíveis em SÃO PAULO/SP
VER PLANOS EM

Veja a cobertura exata de Internet em sua região

?
O plano selecionado está indisponível no seu endereço, mas encontramos outros, tão bons quanto, para você! 😉

As informações serão utilizadas apenas para indicar com precisão os planos disponíveis no seu endereço.

Precisamos confirmar se o plano escolhido está disponível no seu endereço:

O plano selecionado está indisponível no seu endereço, mas encontramos outros, tão bons quanto, para você! 😉
Boa notícia! 🎉
Confirmamos a disponibilidade do plano selecionado no seu endereço!

As informações serão utilizadas apenas para indicar com precisão os planos disponíveis no seu endereço.

planos controle

planos pós-pagos

Anúncio
Portabilidade

Vivo Controle 14GB

Logo Vivo
Pacote de dados
14 GIGA

Ligações Ilimitadas

Para todo o Brasil

Fidelidade

12 meses

Apps sem franquia
MoovitWaze
R$55,00/mês

**8 Giga no plano + 6GB bônus + 5GB bônus de portabilidade válidos por 12 meses

*Assinaturas inclusas: GoRead, Babbel, Skeelo, Hube Revistas, Babbel Exercise Book, Amazon Prime

Ler mais
Ler menos
Ir para o site
Portabilidade

Vivo Controle 22GB + Redes Sociais

Logo Vivo
Pacote de dados
22 GIGA

Ligações Ilimitadas

Para todo o Brasil

Fidelidade

12 meses

Apps sem franquia
MoovitWaze
R$60,00/mês

**8 Giga no plano + 6GB bônus + 8GB bônus para Instagram, Tiktok, Twitter, Facebook, Pinterest, Tinder, Messenger, Youtube + 5GB bônus de portabilidade válidos por 12 meses

*Assinaturas inclusas: GoRead, Babbel, Skeelo, Hube Revistas, Babbel Exercise Book, Amazon Prime

Ler mais
Ler menos
Ir para o site
Portabilidade

Vivo Controle 16GB

Logo Vivo
Pacote de dados
16 GIGA

Ligações Ilimitadas

Para todo o Brasil

Fidelidade

12 meses

Apps sem franquia
MoovitWaze
R$70,00/mês

**10 Giga no plano + 6GB bônus + 5GB bônus de portabilidade válidos por 12 meses

*Assinaturas inclusas: GoRead, Babbel, Skeelo, Hube Revistas, Babbel Exercise Book, Amazon Prime

Ler mais
Ler menos
Ir para o site
lupa

A COBERTURA TIM NÃO É BOA EM SUA REGIÃO?

Compare os planos móveis de outras empresas e mude de operadora economizando!

ver planos

Por que a TIM está fora do ar?

Há alguns anos, era bastante comum que de repente toda a rede da TIM ficasse fora do ar.

Com a melhoria da infraestrutura, essas ocorrências diminuíram consideravelmente. Mas, ainda assim, vez ou outra isso pode acontecer.

Alguns motivos para que a TIM fique fora do ar são:

  • Manutenção de rede: periodicamente, a operadora faz manutenções em sua rede. Algumas vezes, pode resultar em falhas no sinal e a operadora ficar fora do ar.
  • Acidentes na infraestrutura: no caso da TIM Live Ultrafibra, onde o sinal não vem pelo ar e sim por cabos, a TIM pode estar fora do ar devido a acidentes na rede.
  • Falta de pagamento: quando o cliente fica muito tempo com atrasos no pagamento, a operadora tem o direito de cortar o sinal do telefone ou internet.
  • Problemas no chip: um dos motivos para a TIM estar fora do ar é a falha do chip TIM. Nesse caso, pode ser um simples problema de contato ou o chip ter queimado.
  • Problemas no aparelho: quando o celular apresenta problemas, também pode resultar em falhas de captação do sinal da operadora.

O site da operadora também pode apresentar falhas quando há muitos acessos simultâneos.

Nesses casos, o sistema costuma voltar ao funcionamento normal em pouco tempo.

Canais atendimento da TIM

Uma das formas de tentar resolver o problema de rede TIM fora do ar é entrando em contato com a Central de Atendimento TIM:

  • Atendimento TIM Móvel: disque *144;
  • Atendimento TIM Live: ligue para 103 41.

Ao sinalizar que você está sem o serviço, o atendente pode verificar o motivo pelo qual você está sem sinal e buscar formas de resolver.

O chat online da operadora, tanto no site quanto no Meu TIM, também pode ser utilizado para verificar algum erro e buscar solicitações.

Dica importante: anote todos os protocolos nos contatos que você fizer com a TIM.

Dessa forma, se o problema persistir, você pode entrar em contato com a ouvidoria da TIM ou fazer uma reclamação na Anatel e comprovar que você buscou resolver a situação com a operadora!

O que fazer se a rede TIM estiver sem sinal?

Caso a TIM fique fora do ar, algumas medidas podem ser tomadas para tentar resolver o problema.

Confira abaixo!

Reinicie o aparelho celular

Algumas vezes, a operadora parece sem serviço, mas pode ser apenas um problema técnico do dispositivo.

Isso ocorre devido a atualizações do sistema, falha no carregamento de comandos do aparelho e até algum erro na leitura do chip.

Nesses casos, se você está notando algo de errado no funcionamento do celular, vale a pena, desligar, retirar o chip, colocar novamente e ligar o aparelho.

Ative o roaming 

Essa é uma dica para quem viajou para fora da região do DDD e notou que a TIM ficou fora do ar.

Para o funcionamento, é necessário que o roaming do celular esteja autorizado!

Veja como ativar:

  1. No seu aparelho, vá em configurações ou ajustes;
  2. Selecione “Conexões”;
  3. Na sequência, vá em “Redes Móveis”;
  4. Selecione “Dados em Roaming”;
  5. Realize a ativação.

Dessa forma, se estiver numa área de cobertura TIM, você volta a ter sinal da operadora.

Vale ressaltar que a maioria dos planos TIM contam com Roaming Nacional liberado. Ou seja, ao ativar a função, você não paga a mais pela utilização dos serviços fora da sua localidade.

Se você não sabe se tem direito a esse serviço, você pode conferir os detalhes do seu plano no Meu TIM.

Faça uma reclamação na Anatel

Se você já fez algumas das avaliações abaixo:

  1. Verificou se há cobertura;
  2. O aparelho e o chip estão funcionando normalmente;
  3. Entrou em contato com a operadora (SAC e Ouvidoria).

E a TIM continua fora do ar, você pode fazer uma reclamação na ANATEL informando o mau funcionamento da operadora.

É importante que você tenha em mãos o protocolo do atendimento informado ao entrar em contato com a TIM.

 

TIM CONTROLE

TIM PÓS-PAGO

TIM PRÉ-PAGO

Anúncio

Tim Controle 27GB - boleto

Logo Tim

27 GIGA

15GB + 12GB BÔNUS

Escolha uma das assinaturas inclusas:

Deezer NowParamount+Prime Video Versão Celular

Preço:

R$54,99/mês

WhatsApp incluso + Ligações ilimitadas para todo o Brasil

Ir para o site
Anúncio

Tim Controle 25GB - cartão de crédito

Logo Tim
Pacote de dados
25 GIGA

Ligações Ilimitadas

Para todo o Brasil

Fidelidade

Sem fidelidade

Apps sem franquia
Whatsapp
R$54,99/mês

*5 Giga no plano + 20GB bônus válidos por 12 meses

Ir para o site

Tim Controle 32GB - cartão de crédito

Logo Tim
Pacote de dados
32 GIGA

Ligações Ilimitadas

Para todo o Brasil

Fidelidade

Sem fidelidade

Apps sem franquia
Whatsapp
R$64,99/mês

*6 Giga no plano + 6GB bônus válidos por 12 meses + 20GB bônus válidos por 12 meses

Ler mais
Ler menos
Ir para o site

Confira a cobertura em sua região

Embora a operadora tenha a maior cobertura 4G do país, alguns lugares têm barreiras naturais que impedem a chegada do sinal.

Por isso, se você vai viajar ou sair da localidade onde costuma usar o serviço da TIM, vale a pena conferir a cobertura da TIM.

Veja como fazer esse tipo de consulta:

  1. Acesse o mapa de cobertura da operadora;
  2. Na caixa central, informe seu endereço ou CEP;
  3. Clique no ícone de lupa para pesquisar;
  4. A localidade será sinalizada com a cor ou ícone que aparece legendado na barra do mapa, indicando o serviço disponível.

Se o motivo da TIM estar fora do ar for cobertura, infelizmente a empresa não conseguirá te ajudar a resolver o problema.

Perguntas frequentes 

Como saber se a TIM está fora do ar?

Para saber se a TIM está fora do ar, você pode utilizar os seguintes métodos:

1. Downdetector: acesse o site Downdetector e procure por "TIM" para ver se outros usuários estão relatando problemas semelhantes na sua região em tempo real. O site mostra gráficos e alertas sobre a disponibilidade da rede;

2. Redes sociais: verifique as redes sociais da TIM (como Twitter e Facebook) para atualizações oficiais sobre falhas ou manutenções programadas. Além disso, você pode procurar por hashtags relacionadas (#TIMforaDoAr) para ver o que outros usuários estão dizendo;

3. App Meu TIM: consulte no aplicativo oficial se há problemas ou manutenção na sua região;

4. Central de Atendimento TIM: ligue para 1056 para confirmar possíveis falhas ou receber atualizações sobre a rede.

Essas plataformas ajudam a identificar se a falha é generalizada ou específica da sua linha.

Por que meu chip TIM está sem sinal?

Existem várias razões possíveis para o chip estar sem sinal:
Cobertura insuficiente: você pode estar em uma área onde o sinal TIM é fraco ou inexistente;
Configurações incorretas: o aparelho pode não estar configurado corretamente para acessar a rede TIM;
Defeito no chip: ochip pode estar danificado ou mal encaixado no aparelho;
Bloqueios na conta: faturas em atraso ou problemas cadastrais podem bloquear o serviço.

Rede móvel TIM não disponível, o que fazer? 

 

1. Ative e desative o modo avião: isso força o aparelho a buscar novamente a rede TIM;

2. Reinicie o celular: um reinício simples pode corrigir falhas temporárias;

3. Selecione a rede manualmente: vá em Configurações > Redes móveis > Operadoras de rede e escolha "TIM";

4. Atualize o sistema do celular: certifique-se de que o software está atualizado para evitar incompatibilidades;

5. Redefina as configurações de rede: restaure as configurações de Wi-Fi, Bluetooth e dados móveis para o padrão.

Se o problema continuar, entrar em contato com o suporte da TIM ou consultar o app Meu TIM é a melhor opção, pois pode haver falhas ou manutenção na área. Também é recomendado verificar o status do chip ou da linha em uma loja TIM, caso outras tentativas não funcionem.

 

Por que meus dados móveis da TIM não funcionam?

Se seus dados móveis da TIM não estão funcionando, pode ser devido a:

  • Sinal fraco ou indisponível: a cobertura na sua região pode estar comprometida;
  • Bloqueio na linha: falta de saldo, pendências financeiras ou restrições na sua conta podem desativar o uso de dados;
  • Limite de franquia atingido: se você já consumiu toda a sua franquia de internet, a navegação pode ser suspensa ou reduzida;
  • Problemas temporários na rede: instabilidades na rede TIM podem afetar os dados móveis.

Como entrar em contato com o suporte técnico da TIM?

 

  • Central de Atendimento TIM: ligue para 1056 de qualquer telefone;
  • App Meu TIM: acesse o aplicativo para verificar problemas técnicos, faturas e serviços disponíveis;
  • Chat Online: disponível no site oficial da TIM para atendimento rápido;
  • Whatsapp: entre em contato pelo WhatsApp TIM no número (41) 4141-4141;
  • Loja TIM: vá até uma loja física para suporte técnico presencial, caso o problema envolva o chip ou aparelho.

O suporte está disponível 24 horas por dia para questões técnicas relacionadas à rede, internet ou linha telefônica.

Conteúdo atualizado em

Maria Luiza Garcia

Por Maria Luiza Garcia

No Minha Conexão, meu objetivo é facilitar suas decisões, oferecendo informações claras e completas para que você possa agir com confiança e tranquilidade.

Insatisfeito com a TIM? Confira mais opções de atendimento!

Carregando...