Minha Conexão

Veja 5 formas para cancelar plano da TIM: passo a passo completo!

AppInternetSMSWhatsAppLigaçãoDificuldade para cancelarMultaMudar o planoFalar com atendente

1. Pelo app

Não existe uma funcionalidade para cancelar o seu plano pelo aplicativo Meu TIM. Porém, se você é cliente TIM Controle, é possível fazer o cancelamento pelo chat do app. Confira o passo a passo:

  1. Faça o login no app;

  2. Clique em "Menu" na barra inferior;

  3. Clique em "Chat";

  4. Digite "Cancelar plano" e clique em "Enviar";

  5. A assistente virtual irá perguntar se pode transferir o seu atendimento para um especialista. Selecione a opção "Sim";

  6. O seu atendimento será transferido para um consultor da TIM. Informe o seu pedido de cancelamento, anote o número do protocolo e siga as orientações do especialista;

Print mostrando como cancelar plano da TIM pelo aplicativo.

Caso você seja cliente TIM Pós-pago, infelizmente não é possível fazer o cancelamento pelo app. Se deseja realizar o processo pelo celular, você pode optar pelo cancelamento por ligação ou SMS.

2. Pela internet

  1. Acesse o portal de atendimento da TIM e faça o login;

  2. No menu superior, passe o mouse sobre "Serviços"

  3. Clique em "Cancelamento de Linha"

  4. Preencha o formulário com as suas informações e confirme.

Print mostrando como cancelar plano da TIM pela internet.

3. Por SMS

  1. Procure o seu código de cliente (você encontra esse dado na fatura TIM);

  2. Envie um SMS com a palavra "CANCELAMENTO", seu CPF e seu código do cliente para o número 4199;

  3. Você receberá uma mensagem da TIM informando que sua linha pode ser cancelada em até dois dias e o número de protocolo;

4. Por ligação

O número para cancelar o seu plano TIM por ligação é o *144.

Aguarde para confirmar se você deseja realizar a solicitação para o número que está ligando ou para outro. Após, siga o passo a passo a partir das opções de atendimento para cancelar seu plano.

Você receberá, por SMS, o protocolo da sua ligação. O site da operadora informa que os pedidos são atendidos até 24 horas após serem registrados.

Tem como cancelar pelo WhatsApp?

Infelizmente, ainda não é possível fazer o cancelamento de plano da TIM pelo WhatsApp.

Porém, se você deseja fazer uma recarga, verificar seu saldo, mudar de plano, comprar aparelho ou se informar sobre as lojas da operadora, é possível utilizar o WhatsApp. Para isso, o número de atendimento da TIM é (41) 4141-4141.

Não quero sair da TIM. Como faço para mudar de plano?

Se você deseja apenas mudar de plano TIM, sem precisar cancelar o seu vínculo com a operadora, é possível fazer isso pelos mesmos canais de atendimento que citamos acima (Portal Meu TIM, aplicativo e ligação). No caso do App e do Portal, basta clicar em cima do seu plano e, logo depois, na opção "Quero Mudar de Plano" ou "Ver outros planos".

Também é possível fazer a alteração pelo WhatsApp. Mande uma mensagem para o número (41) 4141-4141 e selecione a opção "2" (Mudar de plano). Depois disso, você poderá visualizar as opções de planos e seguir com o atendimento.

Confira, abaixo, algumas das opções da TIM para você:

Planos disponíveis em SÃO PAULO/SP
VER PLANOS EM

Veja a cobertura exata de Internet em sua região

?
O plano selecionado está indisponível no seu endereço, mas encontramos outros, tão bons quanto, para você! 😉

As informações serão utilizadas apenas para indicar com precisão os planos disponíveis no seu endereço.

Precisamos confirmar se o plano escolhido está disponível no seu endereço:

O plano selecionado está indisponível no seu endereço, mas encontramos outros, tão bons quanto, para você! 😉
Boa notícia! 🎉
Confirmamos a disponibilidade do plano selecionado no seu endereço!

As informações serão utilizadas apenas para indicar com precisão os planos disponíveis no seu endereço.

Planos Controle

Internet residencial

Anúncio

Tim Controle 33GB - boleto

Logo Tim
Pacote de dados
33 GIGA

Ligações Ilimitadas

Para todo o Brasil

Fidelidade

12 meses

Apps sem franquia
WhatsappMessenger
R$54,99/mês

**5 Giga no plano + 20GB bônus válidos por 12 meses + 4GB bônus válidos por 12 meses + 4GB bônus do pagamento por C6 Bank

*Assinaturas inclusas: Bancah Jornais II, Aya Books, Aya Ensinah Premium, EXA Segurança

Ler mais
Ler menos
Ir para o site
Anúncio

Tim Controle 29GB - cartão de crédito

Logo Tim
Pacote de dados
29 GIGA

Ligações Ilimitadas

Para todo o Brasil

Fidelidade

Sem fidelidade

Apps sem franquia
WhatsappMessenger
R$54,99/mês

**5 Giga no plano + 20GB bônus válidos por 12 meses + 4GB bônus válidos por 12 meses

*Assinaturas inclusas: Aya Books, Aya Ensinah Stand, EXA Segurança Light

Ler mais
Ler menos
Ir para o site

Tim Controle 36GB - boleto

Logo Tim
Pacote de dados
36 GIGA

Ligações Ilimitadas

Para todo o Brasil

Fidelidade

12 meses

Apps sem franquia
InstagramWhatsappFacebookMessenger
R$59,99/mês

**6 Giga no plano + 20GB bônus válidos por 12 meses + 10GB bônus válidos por 12 meses

*Assinaturas inclusas: Aya Books, Bancah Jornais, Aya Ensinah Premium, EXA Segurança Light, Fluid Light

Ler mais
Ler menos
Ir para o site

Quero trocar de operadora. Como faço?

Mesmo se quiser cancelar sua linha com a operadora, você pode levar seu número para outra empresa fazendo o processo de portabilidade.

Para isso, basta escolher a nova operadora que deseja ser cliente e o seu plano de celular.

É recomendável que você faça o pedido para a nova companhia telefônica antes de cancelar sua linha, solicitando a portabilidade. Ao fazer a migração, a nova operadora comunica a antiga e o cancelamento é automático.

Antes de solicitar a portabilidade, não se esqueça de conferir seu contrato de fidelidade para evitar pagar multas.

Veja alguns planos que podem se encaixar em seu perfil abaixo!

Planos disponíveis em SÃO PAULO/SP
VER PLANOS EM

Planos Controle

Planos Pós

Internet residencial

Anúncio
Portabilidade

Vivo Controle 14GB

Logo Vivo
Pacote de dados
14 GIGA

Ligações Ilimitadas

Para todo o Brasil

Fidelidade

Sem fidelidade

Apps sem franquia
MoovitWaze
R$55,00/mês

**8 Giga no plano + 6GB bônus + 5GB bônus de portabilidade válidos por 12 meses

*Assinaturas inclusas: GoRead, Babbel, Skeelo, Hube Revistas, Babbel Exercise Book, Amazon Prime

Ler mais
Ler menos
Ir para o site
Portabilidade

Vivo Controle 22GB + Redes Sociais

Logo Vivo
Pacote de dados
22 GIGA

Ligações Ilimitadas

Para todo o Brasil

Fidelidade

Sem fidelidade

Apps sem franquia
MoovitWaze
R$60,00/mês

**8 Giga no plano + 6GB bônus + 8GB bônus para Instagram, Tiktok, Twitter, Facebook, Pinterest, Tinder, Messenger, Youtube + 5GB bônus de portabilidade válidos por 12 meses

*Assinaturas inclusas: GoRead, Babbel, Skeelo, Hube Revistas, Babbel Exercise Book, Amazon Prime

Ler mais
Ler menos
Ir para o site
Portabilidade

Claro Controle 30GB

Logo Claro
Pacote de dados
30 GIGA

Ligações Ilimitadas

Para todo o Brasil

Fidelidade

12 meses

Apps sem franquia
Whatsapp
R$64,90/mês

**20 Giga no plano + 5GB bônus para Redes Sociais + 5GB bônus de portabilidade válidos por 12 meses

*Assinaturas inclusas: Skeelo, Claro Banca, Claro Video

Ler mais
Ler menos

Estou com dificuldade para cancelar o plano. O que fazer?

Se você já solicitou o cancelamento por algum dos canais indicados acima e não teve o seu pedido atendido, tenha o seu número de protocolo em mãos e ligue para a ouvidoria da TIM, no número 0800 882 0041.

A ouvidoria funciona de segunda a sexta, das 8h às 18h, e é um canal de segunda instância que visa resolver problemas que não foram atendidos dentro do prazo informado pela operadora. 

Procura por um plano de celular com um bom custo-benefício?

Veja os planos de celular de várias operadoras e escolha a melhor oferta para você!

Ver plano

Qual a multa para cancelar?

O valor da multa de cancelamento varia de acordo com o plano e os termos do seu contrato. Portanto, antes de solicitar, verifique as informações de valores pelo aplicativo ou portal Meu TIM.

De maneira geral, o valor é proporcional ao período que você deixou de utilizar o serviço no contrato de fidelidade, que costuma ser de 12 meses.

Por exemplo: se o seu contrato era de 12 meses e você cancelou no oitavo mês, você pagará referente a 4 meses de serviço.

Em casos de mal funcionamento do serviço ou mudança para localizações onde a TIM não atua, o cancelamento costuma ser sem cobranças.

Como falar com os atendentes?

Existem algumas formas de você falar com um especialista da TIM:

Economize ao contratar internet no combo com outros produtos!

Veja planos de internet banda larga no combo com TV + Fixo e escolha a melhor oferta!

Ver plano
Jessica Borges

Por Jessica Borges

Jessica Borges é graduada em Relações Públicas pela UFMG e pós-graduanda em Experiência do Usuário pela PUC-RS. Ela atua na produção de conteúdo há mais de 3 anos. Especialista em conteúdo no Minha Conexão, Jessica tem experiência na redação sobre serviços relacionados a tecnologia, internet, rankings de melhores provedores e tirar dúvidas dos usuários sobre testes de velocidade.

Carregando...