Minha Conexão

Veja 5 formas para cancelar plano da TIM: passo a passo completo!

AppInternetSMSWhatsAppLigaçãoDificuldade para cancelarMultaMudar o planoFalar com atendente

1. Pelo app

Não existe uma funcionalidade para cancelar o seu plano pelo aplicativo Meu TIM. Porém, se você é cliente TIM Controle, é possível fazer o cancelamento pelo chat do app. Confira o passo a passo:

  1. Faça o login no app;

  2. Clique em "Menu" na barra inferior;

  3. Clique em "Chat";

  4. Digite "Cancelar plano" e clique em "Enviar";

  5. A assistente virtual irá perguntar se pode transferir o seu atendimento para um especialista. Selecione a opção "Sim";

  6. O seu atendimento será transferido para um consultor da TIM. Informe o seu pedido de cancelamento, anote o número do protocolo e siga as orientações do especialista;

Print mostrando como cancelar plano da TIM pelo aplicativo.

Caso você seja cliente TIM Pós-pago, infelizmente não é possível fazer o cancelamento pelo app. Se deseja realizar o processo pelo celular, você pode optar pelo cancelamento por ligação ou SMS.

2. Pela internet

  1. Acesse o portal de atendimento da TIM e faça o login;

  2. No menu superior, passe o mouse sobre "Serviços"

  3. Clique em "Cancelamento de Linha"

  4. Preencha o formulário com as suas informações e confirme.

Print mostrando como cancelar plano da TIM pela internet.

3. Por SMS

  1. Procure o seu código de cliente (você encontra esse dado na fatura TIM);

  2. Envie um SMS com a palavra "CANCELAMENTO", seu CPF e seu código do cliente para o número 4199;

  3. Você receberá uma mensagem da TIM informando que sua linha pode ser cancelada em até dois dias e o número de protocolo;

4. Por ligação

O número para cancelar o seu plano TIM por ligação é o *144.

Aguarde para confirmar se você deseja realizar a solicitação para o número que está ligando ou para outro. Após, siga o passo a passo a partir das opções de atendimento para cancelar seu plano.

Você receberá, por SMS, o protocolo da sua ligação. O site da operadora informa que os pedidos são atendidos até 24 horas após serem registrados.

Tem como cancelar pelo WhatsApp?

Infelizmente, ainda não é possível fazer o cancelamento de plano da TIM pelo WhatsApp.

Porém, se você deseja fazer uma recarga, verificar seu saldo, mudar de plano, comprar aparelho ou se informar sobre as lojas da operadora, é possível utilizar o WhatsApp. Para isso, o número de atendimento da TIM é (41) 4141-4141.

Não quero sair da TIM. Como faço para mudar de plano?

Se você deseja apenas mudar de plano TIM, sem precisar cancelar o seu vínculo com a operadora, é possível fazer isso pelos mesmos canais de atendimento que citamos acima (Portal Meu TIM, aplicativo e ligação). No caso do App e do Portal, basta clicar em cima do seu plano e, logo depois, na opção "Quero Mudar de Plano" ou "Ver outros planos".

Também é possível fazer a alteração pelo WhatsApp. Mande uma mensagem para o número (41) 4141-4141 e selecione a opção "2" (Mudar de plano). Depois disso, você poderá visualizar as opções de planos e seguir com o atendimento.

Confira, abaixo, algumas das opções da TIM para você:

Planos disponíveis em SÃO PAULO/SP
VER PLANOS EM

Veja a cobertura exata de Internet em sua região

?
O plano selecionado está indisponível no seu endereço, mas encontramos outros, tão bons quanto, para você! 😉

As informações serão utilizadas apenas para indicar com precisão os planos disponíveis no seu endereço.

Precisamos confirmar se o plano escolhido está disponível no seu endereço:

O plano selecionado está indisponível no seu endereço, mas encontramos outros, tão bons quanto, para você! 😉
Boa notícia! 🎉
Confirmamos a disponibilidade do plano selecionado no seu endereço!

As informações serão utilizadas apenas para indicar com precisão os planos disponíveis no seu endereço.

Planos Controle

Internet residencial

Oferta exclusiva desse mês
Anúncio

Tim Controle 39GB - boleto

Logo Tim

39 GIGA

15GB + 24GB BÔNUS

Escolha uma das assinaturas inclusas:

Deezer NowNetflixParamount+Prime Video Versão Celular

Preço:

R$46,99/mês

WhatsApp incluso + Ligações ilimitadas para todo o Brasil

Ir para o site
Oferta exclusiva desse mês
Anúncio

Tim Controle 35GB - cartão de crédito

Logo Tim
Pacote de dados
35 GIGA

Ligações Ilimitadas

Para todo o Brasil

Fidelidade

Sem fidelidade

Apps sem franquia
Whatsapp
R$54,99/mês

*5 Giga no plano + 20GB bônus válidos por 12 meses + 6GB bônus válidos por 12 meses + 4GB bônus do pagamento por C6 Bank

Ler mais
Ler menos
Ir para o site
Oferta exclusiva desse mês

Tim Controle 40GB - cartão de crédito sem fidelidade

Logo Tim
Pacote de dados
40 GIGA

Ligações Ilimitadas

Para todo o Brasil

Fidelidade

Sem fidelidade

Apps sem franquia
Whatsapp
R$64,99/mês

*6 Giga no plano + 20GB bônus válidos por 12 meses + 10GB bônus válidos por 12 meses + 4GB bônus do pagamento por C6 Bank

Ler mais
Ler menos
Ir para o site

Quero trocar de operadora. Como faço?

Mesmo se quiser cancelar sua linha com a operadora, você pode levar seu número para outra empresa fazendo o processo de portabilidade.

Para isso, basta escolher a nova operadora que deseja ser cliente e o seu plano de celular.

É recomendável que você faça o pedido para a nova companhia telefônica antes de cancelar sua linha, solicitando a portabilidade. Ao fazer a migração, a nova operadora comunica a antiga e o cancelamento é automático.

Antes de solicitar a portabilidade, não se esqueça de conferir seu contrato de fidelidade para evitar pagar multas.

Veja alguns planos que podem se encaixar em seu perfil abaixo!

Planos disponíveis em SÃO PAULO/SP
VER PLANOS EM

Planos Controle

Planos Pós

Internet residencial

Anúncio
Portabilidade

Vivo Controle 14GB

Logo Vivo
Pacote de dados
14 GIGA

Ligações Ilimitadas

Para todo o Brasil

Fidelidade

Sem fidelidade

Apps sem franquia
MoovitWaze
R$55,00/mês

**8 Giga no plano + 6GB bônus + 5GB bônus de portabilidade válidos por 12 meses

*Assinaturas inclusas: GoRead, Babbel, Skeelo, Hube Revistas, Babbel Exercise Book, Amazon Prime

Ler mais
Ler menos
Ir para o site

Claro Controle 25GB - boleto

Logo Claro
Pacote de dados
25 GIGA

Ligações Ilimitadas

Para todo o Brasil

Fidelidade

12 meses

Apps sem franquia
Whatsapp
R$49,90/mês

*15 Giga no plano + 5GB bônus para Youtube + 5GB bônus válidos por 12 meses

Ir para o site

Claro Controle 25GB - boleto

Logo Claro
Pacote de dados
25 GIGA

Ligações Ilimitadas

Para todo o Brasil

Fidelidade

12 meses

Apps sem franquia
Whatsapp
R$54,90/mês

**15 Giga no plano + 5GB bônus para Youtube + 5GB bônus válidos por 12 meses

*Assinaturas inclusas: Skeelo, Claro Banca

Ler mais
Ler menos
Ir para o site

Estou com dificuldade para cancelar o plano. O que fazer?

Se você já solicitou o cancelamento por algum dos canais indicados acima e não teve o seu pedido atendido, tenha o seu número de protocolo em mãos e ligue para a ouvidoria da TIM, no número 0800 882 0041.

A ouvidoria funciona de segunda a sexta, das 8h às 18h, e é um canal de segunda instância que visa resolver problemas que não foram atendidos dentro do prazo informado pela operadora. 

Procura por um plano de celular com um bom custo-benefício?

Veja os planos de celular de várias operadoras e escolha a melhor oferta para você!

Ver plano

Qual a multa para cancelar?

O valor da multa de cancelamento varia de acordo com o plano e os termos do seu contrato. Portanto, antes de solicitar, verifique as informações de valores pelo aplicativo ou portal Meu TIM.

De maneira geral, o valor é proporcional ao período que você deixou de utilizar o serviço no contrato de fidelidade, que costuma ser de 12 meses.

Por exemplo: se o seu contrato era de 12 meses e você cancelou no oitavo mês, você pagará referente a 4 meses de serviço.

Em casos de mal funcionamento do serviço ou mudança para localizações onde a TIM não atua, o cancelamento costuma ser sem cobranças.

Como falar com os atendentes?

Existem algumas formas de você falar com um especialista da TIM:

Economize ao contratar internet no combo com outros produtos!

Veja planos de internet banda larga no combo com TV + Fixo e escolha a melhor oferta!

Ver plano
Jessica Borges

Por Jessica Borges

Jessica Borges é graduada em Relações Públicas pela UFMG e pós-graduanda em Experiência do Usuário pela PUC-RS. Ela atua na produção de conteúdo há mais de 3 anos. Especialista em conteúdo no Minha Conexão, Jessica tem experiência na redação sobre serviços relacionados a tecnologia, internet, rankings de melhores provedores e tirar dúvidas dos usuários sobre testes de velocidade.

Carregando...