Não existe uma funcionalidade para cancelar o seu plano pelo aplicativo Meu TIM. Porém, se você é cliente TIM Controle, é possível fazer o cancelamento pelo chat do app. Confira o passo a passo:
Faça o login no app;
Clique em "Menu" na barra inferior;
Clique em "Chat";
Digite "Cancelar plano" e clique em "Enviar";
A assistente virtual irá perguntar se pode transferir o seu atendimento para um especialista. Selecione a opção "Sim";
O seu atendimento será transferido para um consultor da TIM. Informe o seu pedido de cancelamento, anote o número do protocolo e siga as orientações do especialista;
Caso você seja cliente TIM Pós-pago, infelizmente não é possível fazer o cancelamento pelo app. Se deseja realizar o processo pelo celular, você pode optar pelo cancelamento por ligação ou SMS.
Acesse o portal de atendimento da TIM e faça o login;
No menu superior, passe o mouse sobre "Serviços"
Clique em "Cancelamento de Linha"
Preencha o formulário com as suas informações e confirme.
Procure o seu código de cliente (você encontra esse dado na fatura TIM);
Envie um SMS com a palavra "CANCELAMENTO", seu CPF e seu código do cliente para o número 4199;
Você receberá uma mensagem da TIM informando que sua linha pode ser cancelada em até dois dias e o número de protocolo;
O número para cancelar o seu plano TIM por ligação é o *144.
Aguarde para confirmar se você deseja realizar a solicitação para o número que está ligando ou para outro. Após, siga o passo a passo a partir das opções de atendimento para cancelar seu plano.
Você receberá, por SMS, o protocolo da sua ligação. O site da operadora informa que os pedidos são atendidos até 24 horas após serem registrados.
Infelizmente, ainda não é possível fazer o cancelamento de plano da TIM pelo WhatsApp.
Porém, se você deseja fazer uma recarga, verificar seu saldo, mudar de plano, comprar aparelho ou se informar sobre as lojas da operadora, é possível utilizar o WhatsApp. Para isso, o número de atendimento da TIM é (41) 4141-4141.
Se você deseja apenas mudar de plano TIM, sem precisar cancelar o seu vínculo com a operadora, é possível fazer isso pelos mesmos canais de atendimento que citamos acima (Portal Meu TIM, aplicativo e ligação). No caso do App e do Portal, basta clicar em cima do seu plano e, logo depois, na opção "Quero Mudar de Plano" ou "Ver outros planos".
Também é possível fazer a alteração pelo WhatsApp. Mande uma mensagem para o número (41) 4141-4141 e selecione a opção "2" (Mudar de plano). Depois disso, você poderá visualizar as opções de planos e seguir com o atendimento.
Confira, abaixo, algumas das opções da TIM para você:
Veja a cobertura exata de Internet em sua região
As informações serão utilizadas apenas para indicar com precisão os planos disponíveis no seu endereço.
Precisamos confirmar se o plano escolhido está disponível no seu endereço:
As informações serão utilizadas apenas para indicar com precisão os planos disponíveis no seu endereço.
Planos Controle
Internet residencial
Tim Controle 39GB - boleto
39 GIGA
15GB + 24GB BÔNUSEscolha uma das assinaturas inclusas:
Preço:
WhatsApp incluso + Ligações ilimitadas para todo o Brasil
Tim Controle 35GB - cartão de crédito
Ligações Ilimitadas
Para todo o Brasil
Fidelidade
Sem fidelidade
*5 Giga no plano + 20GB bônus válidos por 12 meses + 6GB bônus válidos por 12 meses + 4GB bônus do pagamento por C6 Bank
Tim Controle 40GB - cartão de crédito sem fidelidade
Ligações Ilimitadas
Para todo o Brasil
Fidelidade
Sem fidelidade
*6 Giga no plano + 20GB bônus válidos por 12 meses + 10GB bônus válidos por 12 meses + 4GB bônus do pagamento por C6 Bank
Mesmo se quiser cancelar sua linha com a operadora, você pode levar seu número para outra empresa fazendo o processo de portabilidade.
Para isso, basta escolher a nova operadora que deseja ser cliente e o seu plano de celular.
É recomendável que você faça o pedido para a nova companhia telefônica antes de cancelar sua linha, solicitando a portabilidade. Ao fazer a migração, a nova operadora comunica a antiga e o cancelamento é automático.
Antes de solicitar a portabilidade, não se esqueça de conferir seu contrato de fidelidade para evitar pagar multas.
Veja alguns planos que podem se encaixar em seu perfil abaixo!
Planos Controle
Planos Pós
Internet residencial
Vivo Controle 14GB
Ligações Ilimitadas
Para todo o Brasil
Fidelidade
Sem fidelidade
**8 Giga no plano + 6GB bônus + 5GB bônus de portabilidade válidos por 12 meses
*Assinaturas inclusas: GoRead, Babbel, Skeelo, Hube Revistas, Babbel Exercise Book, Amazon Prime
Claro Controle 25GB - boleto
Ligações Ilimitadas
Para todo o Brasil
Fidelidade
12 meses
*15 Giga no plano + 5GB bônus para Youtube + 5GB bônus válidos por 12 meses
Claro Controle 25GB - boleto
Ligações Ilimitadas
Para todo o Brasil
Fidelidade
12 meses
**15 Giga no plano + 5GB bônus para Youtube + 5GB bônus válidos por 12 meses
*Assinaturas inclusas: Skeelo, Claro Banca
Se você já solicitou o cancelamento por algum dos canais indicados acima e não teve o seu pedido atendido, tenha o seu número de protocolo em mãos e ligue para a ouvidoria da TIM, no número 0800 882 0041.
A ouvidoria funciona de segunda a sexta, das 8h às 18h, e é um canal de segunda instância que visa resolver problemas que não foram atendidos dentro do prazo informado pela operadora.
Procura por um plano de celular com um bom custo-benefício?
Veja os planos de celular de várias operadoras e escolha a melhor oferta para você!
O valor da multa de cancelamento varia de acordo com o plano e os termos do seu contrato. Portanto, antes de solicitar, verifique as informações de valores pelo aplicativo ou portal Meu TIM.
De maneira geral, o valor é proporcional ao período que você deixou de utilizar o serviço no contrato de fidelidade, que costuma ser de 12 meses.
Por exemplo: se o seu contrato era de 12 meses e você cancelou no oitavo mês, você pagará referente a 4 meses de serviço.
Em casos de mal funcionamento do serviço ou mudança para localizações onde a TIM não atua, o cancelamento costuma ser sem cobranças.
Existem algumas formas de você falar com um especialista da TIM:
Economize ao contratar internet no combo com outros produtos!
Veja planos de internet banda larga no combo com TV + Fixo e escolha a melhor oferta!
Por Jessica Borges
Jessica Borges é graduada em Relações Públicas pela UFMG e pós-graduanda em Experiência do Usuário pela PUC-RS. Ela atua na produção de conteúdo há mais de 3 anos. Especialista em conteúdo no Minha Conexão, Jessica tem experiência na redação sobre serviços relacionados a tecnologia, internet, rankings de melhores provedores e tirar dúvidas dos usuários sobre testes de velocidade.
Carregando...