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Portabilidade

Como fazer a portabilidade?

Entenda como migrar seu número para Vivo, Tim, Claro, Oi ou Nextel:

  1. Escolha a operadora e o plano controle, pré ou pós-pago para o qual você quer fazer a portabilidade.
  2. Confira se há dívidas em aberto com a operadora que você está associada atualmente e resolva o problema.
  3. Verifique se você não vai fazer nenhuma quebra de contrato que possa acarretar em multa.
  4. Faça o contato com a operadora que você deseja ser cliente.
  5. Comunique o plano que você deseja contratar e que quer fazer a portabilidade.
  6. Serão solicitados seus dados pessoais (como nome completo, CPF, RG e data de nascimento), assim como o número fixo ou móvel que você quer migrar e o nome da atual empresa.
  7. Será fornecido um protocolo da solicitação e você deve anotá-lo.

Não cancele seu plano de celular ou seu número de telefone antes de fazer a portabilidade.

Se você fizer isso, além de ficar sem serviço, perde o direito de levar seu contato para outra empresa de telefonia.

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PLANOS CONTROLE

PLANOS PÓS-PAGOS

oi
6GB
  • Ligações Ilimitadas
  • Local e DDD
R$
39,99
/mês
claro
11GB
  • Ligações Ilimitadas
  • Local e DDD
R$
44,99
/mês
nextel
11GB
  • Ligações Ilimitadas
  • Local e DDD
R$
44,99
/mês
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O que é portabilidade?

Há alguns anos, quando você queria trocar de operadora, perdia seu número, uma vez que ele pertencia à empresa e não ao cliente.

Em 2007 a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) emitiu uma resolução que permite levar o seu número para a empresa de sua preferência.

Essa migração de número para outra operadora passou a ser conhecida como portabilidade.

Ela é válida tanto para números fixos quanto móveis. Assim evita-se que o cliente fique preso a planos pós-pagos,controle ou pré-pagos que não deseja mais utilizar.

portabilidade

Tipos de portabilidade

Há três tipos de portabilidade que você pode fazer:

  • Portabilidade de operadora: esse é o mais comum, em que você leva seu número para outra empresa.
  • Portabilidade de plano: nesse caso, você muda de plano, mas continua na operadora e mantém o mesmo número.
  • Portabilidade de endereço: essa é a opção para quem vai mudar de endereço e quer manter o mesmo número.
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portabilidade

Quando faz portabilidade precisa cancelar o plano?

É fundamental que você peça a sua portabilidade antes de cancelar sua linha com a operadora da qual você quer deixar de ser cliente.

Caso você solicite o cancelamento da linha antes de ser concluída a portabilidade, você perderá o direito ao seu número.

Assim que a mudança for confirmada, automaticamente o serviço com a outra operadora será cancelado.

Você também pode entrar em contato com a central de atendimento e reforçar o pedido de cancelamento, se desejar.

No entanto, é interessante fazer esse tipo de ação só depois que a portabilidade for concluída!

Como consultar portabilidade?

Depois da confirmação da operadora sobre a migração do seu número, você terá um contato provisório.

Em seguida o seu número antigo será atualizado na linha automaticamente.

Você pode aprender como fazer a consulta da portabilidade em cada operadora nos links a seguir:

Lembrando que você deve consultar a companhia para a qual você mudou, ok?

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Eu pago para fazer portabilidade?

É comum que as empresas de telefonia isentem o consumidor da taxa de portabilidade.

Afinal, é negócio para eles que você use os serviços e se torne cliente.

No entanto, as operadoras têm o direito de cobrar pela portabilidade, como se fosse uma taxa de adesão.

Por lei, o máximo que pode ser cobrado por essa transação é R$4,00.

Algumas operadoras oferecem bônus atraentes em seus planos para quem deseja fazer a portabilidade. É o caso do Tim Black, Vivo Controle ou Claro pós. 

Por isso, pesquise e encontre o que for mais em conta para você!

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É possível ter uma portabilidade negada?

De maneira geral, as operadoras sempre vão aceitar novos clientes.

Em apenas algumas situações a portabilidade será negada:

  • Se os seus dados estiverem incorretos;
  • Se o número não existir ou já pertencer a outro cliente;
  • Se o número for de telefone fixo e a solicitação for para um serviço de plano móvel (e vice-versa);
  • Se você tiver dívidas prévias com a operadora que não foram quitadas.

E se eu desistir da portabilidade?

As operadoras permitem que você volte atrás no pedido de portabilidade em até 24 horas.

Por isso, caso você tenha mudado de ideia, terá um dia para cancelar sua solicitação.

Você pode fazer isso diretamente com a empresa com a qual deseja voltar a ter o serviço.

A operadora que você tinha contratado verificará se essa é sua posição final e você continua a ser cliente da anterior.

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Como vem a fatura quando faço a portabilidade?

A partir do momento que você faz a portabilidade, você está se vinculando a uma nova empresa.

Mas, isso não significa que você deixou de utilizar os serviços da operadora da qual está se desligando no último mês, certo?

Por isso, você receberá duas faturas no próximo mês.

Por exemplo, se você é cliente Vivo Selfie e deseja fazer a portabilidade para a Claro Controle, receberá a fatura dos dois planos com valores proporcionais ao que foi gasto de cada um.

No entanto, se você fez a portabilidade na época em que ocorre o fechamento da fatura, ela virá com o valor total.

portabilidade

Podem cobrar multa de portabilidade?

A maioria das operadoras trabalham com contratos de fidelidade, ou seja, você deve ficar com determinado plano por um período.

De modo geral, os contratos são de 12 meses, mas podem variar conforme a empresa.

Caso você peça a portabilidade e cancele o contrato antes do período acordado, estão previstas multas.

Por isso, antes de pedir a portabilidade, acesse a plataforma de relacionamento da operadora da qual está vinculado atualmente e consulte a vigência do seu contrato.

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