Minha Conexão

Saiba como funciona a portabilidade de número

Tire as suas dúvidas sobre como levar o seu número para outra operadora de celular, vantagens do serviço e valores.

Como fazer?

Atenção: não cancele seu plano de celular ou seu número de telefone antes de finalizar a portabilidade. Se fizer isso, além de ficar sem serviço, você perde o direito de levar seu contato para outra operadora.

  1. Escolha o plano controle, pré ou pós-pago para o qual você quer fazer a portabilidade;

  2. Confira se há dívidas em aberto com a operadora que você está associada atualmente e resolva o problema;

  3. Verifique se você não vai fazer nenhuma quebra de contrato que possa acarretar em multa;

  4. Faça o contato com a operadora que você está contratando, comunicando que deseja o serviço de portabilidade;

  5. Serão solicitados seus dados pessoais (como nome completo, CPF, RG e data de nascimento), assim como o número fixo ou móvel que você quer migrar e o nome da operadora atual.

  6. Será fornecido um protocolo da solicitação e você deve anotá-lo.

Compare, abaixo, planos de celular disponíveis para você!

Planos disponíveis em SÃO PAULO/SP
VER PLANOS EM

Veja a cobertura exata de Internet em sua região

?
O plano selecionado está indisponível no seu endereço, mas encontramos outros, tão bons quanto, para você! 😉

As informações serão utilizadas apenas para indicar com precisão os planos disponíveis no seu endereço.

Precisamos confirmar se o plano escolhido está disponível no seu endereço:

O plano selecionado está indisponível no seu endereço, mas encontramos outros, tão bons quanto, para você! 😉
Boa notícia! 🎉
Confirmamos a disponibilidade do plano selecionado no seu endereço!

As informações serão utilizadas apenas para indicar com precisão os planos disponíveis no seu endereço.

PLANOS CONTROLE

PLANOS PÓS-PAGOS

Anúncio
Portabilidade

Tim Controle 25GB - boleto

Logo Tim
Pacote de dados
25 GIGA

Ligações Ilimitadas

Para todo o Brasil

Fidelidade

12 meses

Apps sem franquia
WhatsappMessenger
R$52,99/mês

**5 Giga no plano + 20GB bônus válidos por 12 meses + 4GB bônus de portabilidade

*Assinaturas inclusas: Bancah Jornais II, Aya Books, Aya Ensinah Premium, TIM Segurança Digital Light

Ler mais
Ler menos
Ir para o site
Anúncio
Portabilidade

Tim Controle 21GB - cartão de crédito

Logo Tim
Pacote de dados
21 GIGA

Ligações Ilimitadas

Para todo o Brasil

Fidelidade

Sem fidelidade

Apps sem franquia
WhatsappMessenger
R$49,99/mês

**5 Giga no plano + 10GB bônus válidos por 12 meses + 6GB bônus de portabilidade

*Assinaturas inclusas: Aya Books, Bancah Jornais II

Ler mais
Ler menos
Ir para o site
Anúncio
Portabilidade

Vivo Controle 9GB

Logo Vivo
Pacote de dados
9 GIGA

Ligações Ilimitadas

Para todo o Brasil

Fidelidade

Sem fidelidade

Apps sem franquia
WhatsappMoovitWaze
R$52,00/mês

**6 Giga no plano + 3GB bônus do pagamento por fatura digital + 5GB bônus de portabilidade válidos por 12 meses

*Assinaturas inclusas: GoRead, Babbel, Vivo Pay, Skeelo, Hube Revistas, Babbel

Ler mais
Ler menos
Ir para o site
banner

AINDA NÃO ESCOLHEU UMA NOVA OPERADORA PARA CONTRATAR?
Conheça e compare as ofertas das principais empresas de telefonia móvel do Brasil.

Comparar Planos

O que é?

A portabilidade é um serviço que permite que você troque de operadora de celular e mantenha o mesmo número.

Há alguns anos, quando você queria fazer essa mudança, perdia seu contato, uma vez que ele pertencia à empresa e não ao cliente.

Em 2007 a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) emitiu uma resolução que permite levar o seu número para a empresa de sua preferência. Essa migração passou a ser conhecida como portabilidade.

Ela é válida para números fixos e móveis. Assim evita-se que o cliente fique preso a planos pós-pagos, controle ou pré-pagos que não deseja mais utilizar.

Tipos de portabilidade

  • Portabilidade de operadora: esse é o mais comum, em que você leva seu número para outra empresa.
  • Portabilidade de plano: nesse caso, você muda de plano, mas continua na operadora e mantém o mesmo número.
  • Portabilidade de endereço: essa é a opção para quem vai mudar de endereço e quer manter o mesmo número.

Quem solicita?

O responsável por solicitar a portabilidade é o cliente. Portanto, se você vai mudar de operadora e deseja o serviço, deve seguir o passo a passo que indicamos no início da página para não perder o seu número.

Quais são as vantagens?

A principal vantagem da portabilidade é, justamente, não precisar trocar de número para migrar de operadora. Assim, você evita tarefas como:

  • avisar todos os seus contatos sobre o novo número;
  • trocar o número de celular em cadastros importantes, como bancos, trabalho, etc;
  • mudar o número em aplicativos, como WhatsApp.
lupa

PENSANDO EM ESCOLHER OUTRO TIPO DE PLANO CELULAR?

Conheça e compare os planos pós-pagos disponíveis na sua cidade!

Comparar planos

Quando a portabilidade pode ser negada?

De maneira geral, as operadoras sempre vão aceitar novos clientes. Em apenas algumas situações a portabilidade será negada:

  • se os seus dados estiverem incorretos;
  • se o número não existir ou já pertencer a outro cliente;
  • se o número for de telefone fixo e a solicitação for para um serviço de plano móvel (e vice-versa);
  • se você tiver dívidas prévias com a operadora que não foram quitadas.

Precisa pagar?

É comum que as empresas de telefonia isentem o consumidor da taxa de portabilidade. No entanto, as operadoras têm o direito de cobrar pela portabilidade, como se fosse uma taxa de adesão. Por lei, o máximo que pode ser cobrado por essa transação é R$4,00.

Algumas operadoras oferecem bônus atraentes em seus planos para quem deseja fazer a portabilidade. É o caso do Tim Controle. 

Por isso, pesquise e encontre o que for mais em conta para você!

Quanto tempo demora?

O prazo para a realização da portabilidade varia de acordo com a operadora, mas você pode conferir o passo a passo para consultar o status do serviço na TIM, Claro e Vivo. Lembrando que você deve consultar a companhia para a qual você mudou, ok?

Depois da confirmação da operadora sobre a migração do seu número, você terá um contato provisório. Em seguida o seu número antigo será atualizado na linha automaticamente.

icon

CONHEÇA ALGUNS PLANOS CONTROLE DISPONÍVEIS NA SUA REGIÃO
Talvez os planos na modalidade controle sejam uma boa opção para você fazer a portabilidade!

Ver Planos
portabilidade

Quando faz portabilidade precisa cancelar o plano?

É fundamental que você peça a sua portabilidade antes de cancelar sua linha com a operadora da qual você quer deixar de ser cliente.

Caso você solicite o cancelamento da linha antes de ser concluída a portabilidade, você perderá o direito ao seu número.

Assim que a mudança for confirmada, automaticamente o serviço com a outra operadora será cancelado.

Você também pode entrar em contato com a central de atendimento e reforçar o pedido de cancelamento, se desejar.

No entanto, é interessante fazer esse tipo de ação só depois que a portabilidade for concluída!

Como vem a fatura?

A partir do momento que você faz a portabilidade, você está se vinculando a uma nova empresa.

Mas, isso não significa que você deixou de utilizar os serviços da operadora da qual está se desligando no último mês, certo?

Por isso, você receberá duas faturas no próximo mês.

Por exemplo, se você é cliente Vivo e deseja fazer a portabilidade para a Claro, receberá a fatura dos dois planos com valores proporcionais ao que foi gasto de cada um.

No entanto, se você fez a portabilidade na época em que ocorre o fechamento da fatura, ela virá com o valor total.

Podem cobrar multa?

A maioria das operadoras trabalham com contratos de fidelidade, ou seja, você deve ficar com determinado plano por um período.

De modo geral, os contratos são de 12 meses, mas podem variar conforme a empresa.

Caso você peça a portabilidade e cancele o contrato antes do período acordado, estão previstas multas.

Por isso, antes de pedir a portabilidade, acesse a plataforma de relacionamento da operadora da qual está vinculado atualmente e consulte a vigência do seu contrato.

Jessica Borges

Por Jessica Borges

Jessica Borges é graduada em Relações Públicas pela UFMG e pós-graduanda em Experiência do Usuário pela PUC-RS. Ela atua na produção de conteúdo há mais de 3 anos. Especialista em conteúdo no Minha Conexão, Jessica tem experiência na redação sobre serviços relacionados a tecnologia, internet, rankings de melhores provedores e tirar dúvidas dos usuários sobre testes de velocidade.

Carregando...