Minha Conexão

Você sabe a diferença entre a internet e intranet?

Internet e Intranet, vamos falar sobre as diferenças entre elas. Internet e intranet são dois termos diferentes que geralmente são usados de forma simultânea pela maioria das empresas.

A principal diferença entre a internet e a intranet é que a Internet representa a rede mundial de todos os computadores e está aberta para o acesso de todos, sem qualquer restrição, enquanto a intranet também é uma forma de internet, mas é usada por um grupo específico de empresas ou pessoas e não está aberto para aqueles que estão fora de um grupo seleto.

Para que ambas funcionem você precisa estar conectado e seu desempenho vai ser de acordo com a velocidade de download. Saiba mais abaixo!

comparar

Está com problemas na sua conexão?

Faça o teste de velocidade e verifique se o problema está na sua internet!

TESTE SUA CONEXÃO

Quais são os principais pontos, quais as vantagens e desvantagens entre elas?

A intranet oferece mais proteção do que a Internet, porque ao desenvolver um sistema de rede de intranet, o responsável garante a segurança de seu sistema de rede bloqueando o acesso externo. Por outro lado, na internet o acesso a qualquer informação não é complicado.

O número de usuários na internet é ilimitado enquanto na intranet eles são limitados, pois só um grupo selecionado que possui nome de usuário e senha pode acessar, essa conta do usuário é condição na intranet. A Internet não possui regras rígidas para uso, enquanto a intranet existe uma política organizacional completa por trás da instalação.

Enfim, enquanto a intranet está disponível para usuários limitados de uma organização ou grupo. A Internet é um sistema aberto em rede no mundo todo que está disponível através de alguma conexão, sem qualquer restrição. A proteção nos dois casos são firewalls e antivírus, principalmente na internet.,

A intranet é geralmente utilizada para compartilhar informações restritas a um segmento específico, grupo seleto ou empresas, para dessa maneira proteger melhor seus dados particulares e confidenciais. Refere-se a um sistema de rede de computadores no qual apenas os membros especificados e cadastrados compartilham serviços de computação e sistemas operacionais uns com os outros, usando uma tecnologia IP.

Conhecida como rede privada de uma organização para acesso ao seu banco de dados, mecanismos de busca interno, pastas, impressoras, etc. Pode-se distribuir arquivos de forma segura. Outra vantagem da intranet são os baixos custos e desenvolvimentos desse sistema.

A Internet representa um sistema de grupos de redes de computadores interligadas que usa uma rede padrão de IP (Protocolo de Internet) ou TCP (Protocolo de Controle de Transmissão). A Internet é, na verdade, a união de milhões de redes públicas e privadas. A “linguagem” que ela utiliza para exibir uma enorme variedade de informações e recursos em forma de arquivos, é o HTTP através do www (world wide web).

A qualidade e a velocidade da internet são muito importantes nesse contexto. Um Teste de velocidade (ou Speed Test) - pode ser feito através de sites para garantir e monitorar a qualidade e velocidade do sinal da internet de sua empresa, assim pode confirmar se está recebendo por parte do operador o que realmente contratou.

O site MinhaConexão é uma ótima plataforma para realizar teste de velocidade e ainda tirar dúvidas sobre alguns problemas. Além do teste, pode-se ver o mapa dos principais servidores, próximos à sua região, é possível também consultar o ranking de velocidade da internet no Brasil. Se você tiver um Site ou um Blog é disponibilizado o código para que você cole na sua página e tenha um mini medidor de velocidade.

Conteúdo atualizado em

Jessica Borges

Por Jessica Borges

Jessica Borges é graduada em Relações Públicas pela UFMG e pós-graduanda em Experiência do Usuário pela PUC-RS. Ela atua na produção de conteúdo há mais de 3 anos. Especialista em conteúdo no Minha Conexão, Jessica tem experiência na redação sobre serviços relacionados a tecnologia, internet, rankings de melhores provedores e tirar dúvidas dos usuários sobre testes de velocidade.

Carregando...