Minha Conexão

GitHub: saiba o que é e como usar a plataforma!

Considerado a “rede social” dos desenvolvedores, o GitHub é uma das maiores plataformas de trabalho colaborativo.

Criada em 2008, hoje a plataforma possui mais de 94 milhões de usuários. De acordo com relatório State of the Octoverse, o Brasil possui 3 milhões de pessoas conectadas no GitHub.

Para saber o que é GitHub, funcionalidades e como usar, clique nos tópicos abaixo:

O que é o GitHub?FuncionalidadesComo usar a plataforma?Recursos da plataformaQuem usa GitHub?GitHub ou GitLab?

O que é o GitHub?

Antes de entender o que é o GitHub, é preciso falar sobre o Git. Ele é uma plataforma criada para gestão de versões de projetos.

Ou seja, o software Git armazena edições anteriores dos arquivos enquanto os programadores estão trabalhando nos ajustes.

Assim, caso haja algum erro ou bug, é possível voltar à versão anterior e recomeçar daquele ponto.

O GitHub funciona da mesma forma, porém hospedando códigos para desenvolvimento de softwares. Isso permite que, os desenvolvedores trabalhem no arquivo ao mesmo tempo, de qualquer lugar do mundo.

Qual a diferença entre o Git e o GitHub?

O Git é um software de controle de versões que permite armazenar as diferentes fases de um projeto para resgate, se necessário.

Já o GitHub é uma plataforma disponível na internet que permite o trabalho colaborativo de pessoas de todo o mundo. Ela possui recursos para equipes, empresas e também funciona como uma rede social para troca de ideias entre os colaboradores.

Quais são as funcionalidades?

A função do GitHub é armazenar projetos de código aberto, ou seja, que podem ser editados por outros programadores em um trabalho coletivo.

Além disso, o GitHub garante correções, atualizações e melhorias em novas versões, sendo possível acessar as anteriores e ver quais edições foram feitas, quando e por qual usuário.

Precisando trocar de internet? Compare planos banda larga a seguir e contrate online!

 

comparar

Enfrentando problemas na sua conexão?

Faça o teste de velocidade e verifique se o problema está na sua internet!

TESTAR CONEXÃO

Como usar a plataforma?

O primeiro passo para usar o GitHub é criar uma conta gratuita na plataforma no site oficial. Em seguida, baixe e instale o software do GitHub em seu dispositivo.

Depois, você pode definir seu nome de usuário. Ele será exibido sempre que você realizar qualquer alteração em um projeto.

Para isso, você deve digitar na linha de comando do GitHub o seguinte código:

  • $ git config --global user.name “Nome”

E em seguida informar seu e-mail com o comando:

Em seguida, você deverá criar um repositório para o seu primeiro projeto.

Para isso, é preciso informar em qual pasta você deseja criar esse projeto, utilizando **o comando $ cd c:/**Pasta do projeto e por fim o comando $ git init deverá criar o repositório no local selecionado.

Quais são os recursos da plataforma?

O GitHub possui diversas funcionalidades, tanto para uso individual, quanto de equipes e grandes empresas.

Além dos recursos nativos da plataforma web, também é possível conectar com aplicativos de terceiros para ter acesso a mais opções.

Confira abaixo alguns dos principais recursos:

  • Issues

Issues significa ‘Problemas’ em inglês e essa função é justamente sobre isso. Com ela, é possível identificar um bug ou outro problema no repositório do projeto e indicar que há um erro ou até sugerir uma solução.

Além disso, essa funcionalidade auxilia na gestão de projetos. Ela indica quais etapas ainda são necessárias e o que precisa ser feito.

  • Pull Request

O termo em inglês, que significa ‘Submeter Pedido’, é uma maneira de enviar sugestões e novos detalhes ao repositório. Para as informações serem implementadas, é necessária a revisão dos responsáveis pelo projeto.

Além disso, é possível colaborar com os demais usuários da plataforma. Ao usar o GitHub como uma rede social, você pode seguir pessoas, curtir projetos, trocar mensagens e receber notificações.

Quem usa GitHub?

O GitHub é muito utilizado por desenvolvedores de software, programadores ou outros profissionais que trabalham com a atualização constante de código-fonte para melhorias ou correções de bug, por exemplo.

Entretanto, a plataforma também pode ser usada por qualquer time. Ela é indicada para quem busca uma visão detalhada da evolução de um projeto.

Na plataforma você consegue verificar, por exemplo, informações de cada versão/fase. Com uma conta gratuita no serviço, é possível conferir comentários e edições dos colaboradores, onde quer que estejam.

A única ressalva para usar o GitHub é ter uma boa conexão de internet. A Internet Fibra ótica, por exemplo, é indicada para quem usa muito a plataforma.

Qual é melhor: GitHub ou GitLab?

O GitHub e o GitLab são plataformas muito semelhantes. Entretanto, existem algumas diferenças em relação às integrações e funcionalidades disponíveis em planos pagos e gratuitos.

Por exemplo, o teste do código pode ser feito com a versão paga do GitLab. No GitHub, você pode fazer a integração com um aplicativo de terceiros.

No GitLab é possível criar uma lista de tarefas, descrições e redirecionar para diferentes desenvolvedores do projeto.

Já no GitHub, é possível separar questões e pedidos em projetos específicos. Também é possível rastrear e medir a produtividade do time.

Enquanto as características da plataforma se equilibram, a principal diferença fica no valor. Os planos do GitHub são mais baratos que os do GitLab. Entretanto, alguns recursos do GitHub possui custo adicional.

comparar

Quer começar a desenvolver seus projetos agora mesmo?

Faça o teste de velocidade de internet e saiba se está com uma boa conexão!

TESTAR CONEXÃO

Conteúdo atualizado em

Jessica Borges

Por Jessica Borges

Jessica Borges é graduada em Relações Públicas pela UFMG e pós-graduanda em Experiência do Usuário pela PUC-RS. Ela atua na produção de conteúdo há mais de 3 anos. Especialista em conteúdo no Minha Conexão, Jessica tem experiência na redação sobre serviços relacionados a tecnologia, internet, rankings de melhores provedores e tirar dúvidas dos usuários sobre testes de velocidade.

Carregando...