Minha Conexão

Qual é o melhor antivírus para celular?

A tecnologia nos possibilitou diversas oportunidades e uma das maiores preocupações tanto das empresas que desenvolvem quanto dos usuários é qual o antivírus que será instalado no aparelho e como ele funcionará.

Sendo assim, esse texto irá te indicar alguns que são mais utilizados no mercado, além de te contextualizar sobre qual o propósito deste software.

antivírus para celular

O que é antivírus para celular?

Para quem ainda não sabe o antivírus pode ser definido como um programa que detecta ameaças, conseguindo neutralizá-las ou excluí-las.

Independentemente se utiliza o seu smartphone para trabalho ou lazer, o seu uso e funcionalidades é praticamente indispensável nos tempos atuais.

Isto porque eles proporcionam uma enorme quantidade de facilitações que um celular pode promover.

Não é à toa que o crescimento de lojas que oferecem conserto de celular cresceu tanto nos últimos anos.

Portanto, nem sempre decidir qual é o melhor antivírus para o seu aparelho é uma decisão fácil.

A importância de utilizar o melhor antivírus para celular

A grande maioria das pessoas tem um, e muitos gostam de dizer que os smartphones são uma extensão do ser humano em tempos modernos.

Desde aplicativos para transferências bancárias até mesmo dados confidenciais de alguma empresa são guardados na memória do aparelho celular.

Por esse motivo ele acaba sendo de extremo valor e necessidade para o usuário, e para o negócio.

Sendo assim, um dos maiores medos das pessoas que utilizam o celular é sofrer algum ataque de vírus.

Tendo esse sido contraído em algum anúncio de assistência técnica de informática computador ou qualquer outro site que possa estar mal intencionado.

Correr o risco de ter seus dados invadidos ou de perder todos eles não é algo que todas as pessoas querem passar e muitos optam por utilizar um antivírus e evitar que esse tipo de situação aconteça. Mas, mesmo assim, existem outras que são resistentes a tal medida.

Sendo assim, confira no tópico a seguir a importância que esses softwares têm e como eles podem impactar a sua utilização do celular.

Podendo afetar algo simples como os dados de um jogo ou algo mais complexo como o controle de acesso biométrico da sua empresa.

Por quê usar um antivírus no celular?

Assim como um computador ou notebook precisa de um antivírus para se proteger de possíveis ameaças ao seu sistema, um celular também precisa.

Afinal, ele não deixa de ser um aparelho com sistema e softwares que estão em constante.

Quando pensamos no contexto de um smartphone, os aplicativos que neles são instalados são bastante diversos e ajudam os usuários das mais diferentes formas.

Porém, com a popularidade crescendo tanto, o número de criminosos tentando prejudicar as pessoas também cresceu.

Sendo assim, mesmo alguém que utiliza pouco o aparelho, está sujeito a roubo de dados e vírus que podem ser instalados no aparelho até em momentos simples, como na compra de um armário de aço para escritório.

Vale lembrar que um site seguro, relevante e indicado não apresenta tais problemas, sendo que a maioria deles pode acontecer ao clicar em links duvidosos.

Outras formas de baixar antivírus para celular e usá-lo

Outra possibilidade é baixar aplicativos de sites ou páginas não oficiais, ou apenas navegando por sites que não apresentam segurança.

Um antivírus pode te ajudar das mais diversas formas e não necessariamente ele estará disponível para toda e qualquer ação que você tome com o seu celular.

Dependendo do aplicativo, é possível gerenciar e saber o que ele fará e determinar a ação para isso.

Por exemplo, segue uma lista de algumas funções de um antivírus e que podem ser de extrema ajuda até mesmo para empresas que oferecem serviços de instalação elétrica completa:

  • Recursos de anti roubo de informações;
  • VPNs;
  • Gerenciador de senhas;
  • Limpeza de dados;
  • Controle de atividades.

Seguindo essa linha de raciocínio, existem diversos aplicativos que podem te ajudar em cada um dos itens mencionados ou um que preencha muitos desses elementos.

Isto posto, alguns dos mais famosos serão listados no tópico a seguir.

Qual o melhor antivírus para celular? Listamos a seguir!

São vários os antivírus que estão no mercado atualmente, alguns deles são pagos e outros são gratuitos.

Sendo assim, tudo dependerá da quantidade de investimento que você quer realizar ou que achar necessário para proteção do seu aparelho.

Independentemente se utilizará como uma forma de proteção a mais para os dados de venda da sua balança de precisão digital.

Por isso, confira agora alguns desses antivírus e suas particularidades, te ajudando a decidir se irá ou não utilizá-los.

Primeiro: AVG Antivírus

Muito conhecido pelos usuários de computadores e notebooks, o AVG é um antivírus gratuito.

Ele também pode ser instalado em seu celular, trazendo diversos benefícios, e muitos deles já foram citados no decorrer do texto.

Com uma interface simples e bastante intuitiva, o AVG oferece proteção adicional contra malwares (programas que se instalam em seu aparelho sem a sua autorização) e downloads indevidos e que podem causar algum tipo de prejuízo ao seu celular.

Oferece também alguns sistemas de rastreamento para casos de roubo, ajudando a identificar para onde o smartphone foi levado, além de registros de imagens e vídeos do responsável pelo crime.

Muito útil para todo tipo de usuários, desde os que trabalham em uma instalação elétrica de alta tensão até os que utilizam o aparelho apenas por lazer.

Vale ressaltar que é importante saber que ele também oferece mais recursos gratuitos aqueles que o baixarem.

Podemos citar o bloqueio de senha para qualquer aplicativo, trazendo uma proteção extra a aqueles que não querem ter aplicativos invadidos ou procuram por um pouco mais de privacidade em suas fotos, conversas e dados.

Segundo: Avast Mobile Security

Sendo a sua maior fama o de fornecer um antivírus gratuito e bastante eficiente para os computadores e notebooks em geral.

O Avast Mobile Security veio para o meio mobile para mostrar qualidade e funcionalidade, seguindo a mesma linha de raciocínio.

Podendo ser usado em seu aparelho na sua estação de trabalho com divisória, o antivírus fornece proteção com os malwares, bloqueador de aplicativos duvidosos ou mal intencionados e download indevidos.

Além de todas essas funcionalidades mencionadas, o antivírus também permite limpar a memória e os arquivos temporários do seu dispositivo.

Isso permite maior velocidade e carregamento das suas funções, e a possibilidade de testar a velocidade de redes sem fio.

Caso o usuário decida pagar pelo serviço do Avast, algumas funcionalidades adicionais são acrescentadas como o rastreio do aparelho em caso de roubo.

Além da proteção avançada para fotos e aplicativos, que você preferir, e do suporte técnico.

Ele possui planos que incluem tanto o antivírus para o computador quanto para o celular, caso o usuário se interesse em fechar um pacote para ambos os casos.

Terceiro: Bitdefender Mobile Security

Por fim, porém, não menos importante, é importante citar o Bitdefender, um dos melhores antivírus para Android.

Esse antivírus é uma das principais soluções pagas quando o assunto é a segurança de seus dados armazenados em seu smartphone.

Possui um dos maiores índices de detecção de ameaça ao aparelho, recém descobertas de ameaças e malwares em tempo real.

Além de um monitoramento e gerenciamento constante do celular sem impactar na bateria do mesmo.

Embora seja um antivírus unicamente pago, o mesmo oferece proteção também contra roubo, rastreando o aparelho perdido.

Além de oferecer VPN com 200mb por dia para navegação privada, segurança para contas de e-mail e de contas de terceiros.

comparar

Está com problemas na sua conexão?

Faça o teste de velocidade e verifique se o problema está na sua internet!

TESTE SUA CONEXÃO

Considerações finais

Portanto, o conteúdo de hoje abordou sobre a importância de se ter um antivírus em seu celular, como os criminosos podem acessar o seu aparelho caso ele não tenha a proteção necessária.

Além de uma lista de antivírus gratuitos e pagos que você pode utilizar e instalar em seu aparelho.

Ressaltando que a segurança digital tem sido um dos assuntos mais debatidos desde a nossa inserção a essa era digital, onde a tecnologia tem sido cada vez mais utilizada.

Basta apenas alguns movimentos de sua mão na tela do celular e diversas ações podem ser realizadas.

Portanto, em um cenário assim, fica cada vez mais implícito a necessidade de se proteger de ataques de vírus e de roubo de dados.

Como diz um antigo ditado popular, no qual ele reforça a importância de antever situações para que não tenha que sofrer suas consequências.

Além de sair no prejuízo por ter que tentar remediá-las, visto que poderiam não ocorrer.

Sendo assim, basta agora que você verifique qual se encaixa melhor em suas necessidades, para começar a se proteger.

Visto que o importante é entender o quanto é importante que você proteja o que é seu e evite que possíveis informações saiam de seu controle.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Conteúdo atualizado em

Jessica Borges

Por Jessica Borges

Jessica Borges é graduada em Relações Públicas pela UFMG e pós-graduanda em Experiência do Usuário pela PUC-RS. Ela atua na produção de conteúdo há mais de 3 anos. Especialista em conteúdo no Minha Conexão, Jessica tem experiência na redação sobre serviços relacionados a tecnologia, internet, rankings de melhores provedores e tirar dúvidas dos usuários sobre testes de velocidade.

Carregando...