Disponível no Brasil desde 2018, o Facebook Watch ganhou força em 2020 com a pandemia de Coronavírus e as diversas lives realizadas durante o isolamento social.
Não sabe do que estamos falando? É a plataforma de vídeos do Facebook, similar ao YouTube, onde você pode assistir e postar diversos conteúdos.
Para entender como funciona, é só continuar a leitura!
O Facebook Watch é uma plataforma de vídeos disponível dentro da rede social Facebook.
Se antes os vídeos ficavam espalhados pelo feed, variando entre fotos e textos, agora é possível se concentrar em um espaço apenas deles.
Você encontra essa seção no menu geral. Ela está intitulada como “Vídeos” nas versões em português.
Após clicar, a página se transforma em Facebook Watch e você pode navegar à vontade.
Mas, afinal, que tipo de conteúdo você encontra no Facebook Watch? Estão disponíveis desde vídeos virais na internet, programas ao vivo e até produções originais do próprio Facebook.
O acessar a plataforma, você tem algumas opções de conteúdo:
Você pode seguir os canais e perfis que mais gostar. Além disso, com base nas suas curtidas no Facebook, a própria plataforma indica produções similares que você possa gostar.
Você também é capaz de ver o que os amigos estão assistindo dos conteúdos originais, sendo uma sugestão para você conferir também.
Quer assistir seus vídeos no Facebook sem interrupções? Conheça alguns planos de internet disponíveis!
É possível acessar o Facebook Watch em diferentes dispositivos. Entre eles, locais onde você já confere o Facebook, como computador e celular.
Mas também está disponível para ver na sua televisão, melhorando a experiência ao assistir os vídeos.
Abaixo explicamos o passo a passo de cada um deles. Confira!
A sua internet está travando muito?
Teste sua velocidade e veja se você está recebendo a velocidade contratada!
É muito simples acessar o Facebook Watch pelo computador. Veja o passo a passo:
Prefere ver no celular? Sem problema! O Facebook Watch também está disponível em smartphones, só precisa estar conectado à internet.
Confira o passo a passo para acessar:
No celular, você ainda encontra temáticas como gastronomia e jogos para encontrar os conteúdos facilmente!
Há um aplicativo do Facebook Watch para Smart TVs.
No entanto, ele funciona apenas com dispositivos intermediários. É o caso, por exemplo, de Playstation, Xbox, Amazon Fire TV, Apple TV ou Chromecast.
Após instalar o app, é necessário fazer o registro e a autenticação. Veja como proceder:
No caso de opções como o Chromecast, você vai espelhar o seu celular na TV. Portanto, o que você escolher assistir no aparelho, consegue transmitir na tela da sua televisão.
Assim como o próprio Facebook, a plataforma é gratuita.
Você pode assistir os vídeos de sua preferência ou subir conteúdos para o seu público sem pagar nada por isso.
Embora conte com séries originais e acumule cada vez mais views em seus vídeos, o Facebook já anunciou que não tem a intenção de transformar o serviço em uma plataforma paga como a Netflix ou o Amazon Prime Vídeo.
No entanto, há vários anúncios que a gigante da internet utiliza para monetizar o serviço, sem que o usuário tenha que pagar pela utilização.
Ninguém merece assistir um vídeo e ele travar do nada, não é mesmo?
Quando isso acontece é porque a velocidade da sua internet é inferior ao que é demandado para o carregamento do vídeo em questão.
E isso depende muito da qualidade do vídeo. Quanto menor for a qualidade da imagem, menor a necessidade de taxas de download.
No caso de quem vai fazer uma live ou subir um vídeo, é importante ter uma boa velocidade de upload.
Para que o carregamento seja ininterrupto, o Facebook recomenda que a velocidade seja de pelo menos 4 Mbps. Isso vale também para fazer streamings ao vivo**.**
Para saber qual a velocidade da sua internet, você pode fazer o nosso teste de velocidade.
Lembrando que o resultado é para a velocidade total que chega até a sua casa. Ela sempre é dividida pelo número de dispositivos conectados ao mesmo tempo e o que é consumido em cada um deles.
Muitos aparelhos na mesma rede podem deixar a internet lenta ou fazer com que ela caia toda hora.
Conteúdo atualizado em
Por Jessica Borges
Jessica Borges é graduada em Relações Públicas pela UFMG e pós-graduanda em Experiência do Usuário pela PUC-RS. Ela atua na produção de conteúdo há mais de 3 anos. Especialista em conteúdo no Minha Conexão, Jessica tem experiência na redação sobre serviços relacionados a tecnologia, internet, rankings de melhores provedores e tirar dúvidas dos usuários sobre testes de velocidade.
Carregando...