Minha Conexão

Descubra o Que é Desfragmentador de Disco e Para Que Serve!

O desfragmentador de disco é uma ferramenta que pode ser utilizada para melhorar o desempenho de sua máquina!

Continue a leitura e descubra o que é e para que serve essa ferramenta, quais os melhores desfragmentadores disponíveis, como utilizá-los, seus impactos na velocidade de internet e mais!

Foto de um disco rigido para representar um Desfragmentador de Disco

O que é um desfragmentador de disco e para que serve?

O desfragmentador de disco é um recurso criado para auxiliar na otimização do desempenho da máquina. Isso ocorre por meio da otimização nos discos rígidos, fazendo com que ele execute suas tarefas com mais rapidez e eficácia.

A fragmentação dos arquivos ocorre quando as informações contidas no disco rígido são modificadas regularmente. Isso faz com que os arquivos sejam armazenados em pedaços, ou seja, fragmentados.

Com isso, cada parte desse arquivo fica salva em um espaço diferente dentro do HD. Assim, o sistema operacional tem que percorrer vários caminhos para acessar essas partes. Isso pode acarretar lentidão da máquina e até mesmo travamentos.

É nesse momento que entra a utilidade do desfragmentador de disco! Ele vai reorganizar esses pedaços e transformá-los em um único fragmento. O que otimiza  o acesso por parte do sistema operacional.

Qual o melhor desfragmentador de disco?

O Windows já conta com essa ferramenta em seu  sistema original. Mas, existem outras opções disponíveis para quem não está satisfeito com o desfragmentador integrado ao sistema.

Vamos conhecer alguns deles!

Smart Defrag

O Smart Defrag é um desfragmentador de disco que consegue rodar em segundo plano de maneira automática. Assim, ele mantém a otimização do disco rígido por todo o momento em que estiver sendo executado.

Ele também permite que suas funções sejam exploradas durante o boot do sistema. Isso faz com que alguns dados que não podem ser movidos quando o sistema operacional está em execução sejam realocados.

Outra função interessante é eliminar arquivos que ficam no lixo do Windows e Internet Explorer, além de limpar o cache em outros compartimentos do sistema operacional, agilizando a operação.

Ultra Defrag

O Ultra Defrag realiza sua desfragmentação de disco movendo os arquivos em pedaços para o início do disco rígido. Assim, o acesso do sistema operacional a eles se torna mais rápido.

Fora isso, uma de suas funções é desfragmentar arquivos e pastas individualmente, sem que tenha que realizar o processo por completo.

comparar

Teste sua velocidade no Minha Conexão!

Descubra se você está recebendo a velocidade contratada no seu plano.

TESTE SUA CONEXÃO

Auslogics Disk Defrag

O Auslogics  tem como diferencial a velocidade de desfragmentação. Esse é um desfragmentador mais rápido que a opção nativa do sistema.

Além disso, existe a possibilidade de agendar a desfragmentação para o horário que for mais conveniente para você!

Defraggler

Considerada uma ferramenta bastante intuitiva, o Defraggler tem uma versão em português.

Além disso, ele apresenta diferentes modos de desfragmentação e oferece um diagnóstico sobre o status dos aplicativos no computador.

Outra vantagem desse desfragmentador é que ele dispensa instalação. O arquivo baixado já é um executável e pode ser mantido em um pen drive, HD externo ou até mesmo em nuvem.

My Defrag

Além da desfragmentação, esse programa tem a função de otimizar o sistema operacional.

Apesar de parecer um programa para quem já tem mais experiência no assunto, o My Defrag também pode ser utilizado por marinheiros de primeira viagem de maneira segura.

Alguns dos recursos oferecidos pelo programa, são:

  • Desfragmentação temporária
  • Análise do disco rígido
  • A possibilidade de salvar seus arquivos em outros locais, individualmente.

Isso aumenta as chances de manter seu computador sempre com um bom desempenho!

Como desfragmentar disco?

Caso você queira realizar a desfragmentação de disco pelo programa nativo do Windows, deve seguir os esse passo a passo:

  1. Clique no botão “Iniciar” no canto inferior esquerdo do Windows.
  2. Procure pelo campo de pesquisa e digite “Desfragmentador de Disco” e acesse a ferramenta  quando ela for exibida.
  3. Na tela do recurso, escolha o disco que será desfragmentado.
  4. Caso não saiba se há a necessidade de desfragmentar determinado disco rígido, escolha a opção “Analisar Disco”.
  5. Depois de analisado, basta clicar em “Desfragmentar disco” e aguardar o processo ser finalizado.

Caso esteja usando algum programa de terceiros, você deve seguir as orientações indicadas por cada um deles para realizar a desfragmentação de maneira correta.

Mas, não se preocupe! Essas ferramentas costumam ser bem intuitivas e com poucos passos para realizar esse processo.

Desfragmentar disco aumenta a velocidade da internet?

Por se tratar de um processo de otimização da máquina, desfragmentar os discos rígidos pode trazer benefícios também em relação à velocidade da internet.

Isso porque, ao reorganizar os arquivos dentro do sistema, o Windows consegue acessar as informações necessárias com mais rapidez para obedecer aos comandos do usuário. O que inclui abrir uma página do navegador, enviar ou baixar arquivos, por exemplo.

O desfragmentador de disco pode ser uma boa opção para otimizar os processos do computador e eliminar condições que geram lentidão ou travamento na máquina.

É aconselhável utilizar esse recurso, no mínimo, semanalmente, para que o desempenho se mantenha sempre o melhor possível.

Você já realizou esse processo e ainda assim continua insatisfeito com a sua conexão de internet? Então, realize um teste de velocidade e descubra se ela é compatível com o pacote oferecido pela sua operadora!

Conteúdo atualizado em

Jessica Borges

Por Jessica Borges

Jessica Borges é graduada em Relações Públicas pela UFMG e pós-graduanda em Experiência do Usuário pela PUC-RS. Ela atua na produção de conteúdo há mais de 3 anos. Especialista em conteúdo no Minha Conexão, Jessica tem experiência na redação sobre serviços relacionados a tecnologia, internet, rankings de melhores provedores e tirar dúvidas dos usuários sobre testes de velocidade.

Carregando...