Minha Conexão

Deep web

Veja o que é, como entrar, se é crime e quais são os perigos!

App para entrarLinksÉ crime?Qual é o significado?Perigos

Como fazer para entrar? É fácil?

Não existe uma forma única de acessar a deep web, já que ela é composta de várias redes separadas, que não mantém contato entre si.

Dessa forma, a rede mais conhecida é o Tor Browser, um software de origem anônima e código aberto, que aparece na mídia com mais frequência.

Ele oferece um pacote completo com o software que se conecta à rede Tor e um navegador pré-configurado para acessar a rede, que é uma adaptação do Firefox.

Como entrar utilizando aplicativo?

IMPORTANTE: Para maior segurança, em todos os casos utilize VPN!

Pelo AndroidPelo iOSPelo PC

Pelo celular - Android

  1. Vá até a loja de aplicativos do seu celular e procure por "Tor Browser";

  2. Baixe o aplicativo e conceda as permissões solicitadas. É necessário autorizar para garantir o acesso aos domínios específicos da rede.

  3. Escolha qual será o nível de segurança;

  4. Pronto! Agora basta utilizar links válidos e navegar pela rede!

Pelo ceular - iOS

  1. Vá até a loja de aplicativos do seu celular e baixe o app "Onion Browser;
  2. Faça a sua conexão no app;
  3. Selecione o nível de segurança;
  4. Pronto! Agora é só utilizar um link válido e navegar. 

Pelo PC

  1. Acesse o site oficial Tor Browser;
  2. Selecione a opção "Download Windows" e baixe o navegador;
  3. Escolha o nível de segurança;
  4. Abra um site de busca. Uma opção é o "DuckDuckGo";
  5. Pronto! Agora é só utilizar links válidos e navegar.
comparar

Descubra a velocidade real da sua internet!

Faça o teste do Minha Conexão e descubra se está recebendo a velocidade contratada!

TESTE SUA INTERNET

É crime entrar na deep web?

Entrar na deep web não é crime, mas como se trata de uma internet sem filtro, o usuário pode encontrar tanto sites bons como ruins.

Ou seja, o crime não se dá pelo acesso, mas sim pelo tipo de uso que o usuário fizer na rede. Isso porque, navegando sem estar sendo monitorado, muitas pessoas acabam usando a deep web para venda de drogas ou compartilhamento de pornografia, principalmente infantil.

Desse modo, a deep web acaba sendo usada de forma indevida, o que acaba causando a ocorrência de determinados tipos de crime. 

O que se faz nessa plataforma? 

O grande motivo do uso da plataforma é devido a possibilidade de se manter no anonimato, mesmo se trantando de situações criminosas. Isso explica o porque é um local obscuro.

Contudo, também pode ser utilizada para fins profissionais ou jurídicos. Alguns jornalistas utilizam para buscar informações e/ou produzir reportagens, ou policiais que fazem investigações a partir de dados contidos nessa rede.

O que é? Qual é o significado?

Deep Web, que em tradução livre para o português significa rede profunda, se trata de uma rede onde o usuário pode conseguir mais resultados, tendo acesso a sites não indexados, que não aparecem nos resultados dos buscadores tradicionais.

Segundo a coordenadora do curso de Sistemas de Informação das Faculdades Esucri, Andréia Ana Bernardini, a deep web, ou internet profunda, é apenas um mecanismo de busca e, mesmo por isso, é possível não chegar a conhecer nem 5% do seu conteúdo.

Ela nada mais é do que uma parte da rede mundial de computadores que vai além dos sites de notícias, jogos, séries, filmes e e-mails, redes sociais e tudo o que a gente conhece quando utiliza o Google ou outro mecanismo de busca conhecido.

Podendo ser considerada como uma maneira diferente de usar a internet, principalmente porque, através dela, o usuário não deixa rastros, ou seja, ele pode navegar com muito mais segurança.

 

Quais são os perigos de entrar?

A deep web é uma rede sem lei, portanto, um dos perigos é o que se pode encontrar por lá. 

O local é muito utilizado por criminosos, de diversos segmentos, que fazem uso dos mecanismos disponíveis para invadir redes e hackear sistemas, por exemplo.

Confira alguns dos principais riscos:

  • Divulgação de dados pessoais;
  • Alto índice de tráfico humano e de orgãos;
  • Incentivo ao terrorismo;
  • Golpes. 

Por isso, é muito importante entrar com a maior segurança possível, utilizando sempre um VPN. Não é recomendável clicar em links desconhecidos ou manter a câmera descoberta. 

Amanda Nascimento

Por Amanda Nascimento

Graduanda em Relações Públicas na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Amanda faz parte do time Minha Conexão na produção de conteúdo. Seus textos são desenvolvidos com o objetivo de trazer dados atuais e completos, que contemplem dicas sobre velocidade para que o usuário garanta o melhor plano de internet.

Carregando...