Minha Conexão

Entenda qual o papel de uma boa conexão para fazer chamadas de emergência!

chamadas de emergência

Ter uma conexão de internet rápida na hora de chamar uma emergência é de suma importância para garantir que tudo ocorra da melhor forma possível. Afinal, com os sentimentos à flor da pele, pode ser complicado agir de maneira coerente e que traga soluções rápidas e precisas.

Até porque imagine ter que tomar uma decisão importante e, bem na hora que você precisa, a sua internet não funciona e impossibilita as suas chamadas por apps? Em situações mais críticas, tal falta pode pode acabar custando sua saúde.

Por esse motivo, investir em uma conexão de qualidade é o primeiro passo para garantir mais segurança e conectividade nos momentos de stress.

No entanto, as coisas não param por aí: há uma série de outros fatores que merecem a nossa atenção na hora de realizar chamadas de emergência, de forma a manter a calma e tornar a ligação o mais eficiente possível.

Foi pensando neles que, abaixo, preparamos um material completo sobre o tema para você. Entenda melhor o papel de um bom sinal de internet, de que modo agir durante uma ligação emergencial e algumas boas práticas durante esse momento!

Qual a importância de uma boa conexão durante chamadas emergenciais?

Hoje, parece impossível pensar em situações que requerem auxílio médico sem considerar o papel de uma internet de qualidade. Por meio da web, conseguimos solicitar socorro, sanar dúvidas com profissionais da saúde e, recentemente, até mesmo fazermos chamadas de vídeo que se transformam em verdadeiras consultas médicas.

Tendo um bom sinal durante situações de emergência, quem precisa de ajuda se certifica de que conseguirá:

  • Fazer uma boa pesquisa e encontrar os profissionais certos, procurando os serviços de emergência adequados à situação e que estejam mais perto;
  • Realizar chamadas de áudio e vídeo pela internet, em aplicativos como o WhatsApp, que demandam sinal de internet para funcionarem;
  • Conseguir se comunicar efetivamente com profissionais da saúde, antecipando tomadas de decisão, antes mesmo da chegada de uma ambulância, por exemplo.

Como agir na hora de fazer uma chamada de emergência?

Que uma boa conexão é essencial na hora de chamar uma emergência, isso já ficou muito claro.

Mas, afinal, de que forma prosseguir durante esses momentos? Lembre-se de que tão importante quanto ter a ferramenta certa é tentar manter a compostura, agindo com serenidade enquanto busca por ajuda profissional.

Com isso em mente, veja a seguir as nossas dicas de como proceder ao longo de uma chamada de emergência:

comparar

A sua internet está travando muito?

Teste sua velocidade e veja se você está recebendo a velocidade contratada!

TESTE DE VELOCIDADE

Mantenha a calma e tente entender a situação

Enfrentando um problema? O primeiro passo é manter a calma. Sabemos que esse pode ser o passo mais difícil diante de uma emergência de saúde, pois o medo de piorar o momento ou perder uma pessoa que amamos pode falar mais alto.

No entanto, lembre-se que a sua ação depende da sua agilidade e, por isso, é preciso pensar com paciência no que acabou de acontecer.

A necessidade médica é de qual natureza? Psiquiátrica? Saúde física? Pense sobre isso para poder tomar uma atitude mais equilibrada e adequada.

Descubra qual a ajuda adequada e busque por clínicas qualificadas

Depois que você conseguir pensar com mais clareza no que está acontecendo, poderá fazer uma pesquisa coerente na internet. Portanto, analise exatamente o que a situação pede ou sugere.

Será que o mais indicado é ligar para instituições de pronto-socorro e internação urgentes? Centros específicos para a saúde do coração? Atendimentos de urgência de clínicas para dependentes químicos? Respondida a questão, hora de entrar em contato!

Ao realizar a ligação, não se esqueça de pedir mais informações acerca do atendimento domiciliar e, dependendo do quadro, sobre os primeiros socorros.

Passe as informações da forma correta

Manter a calma não é imprescindível apenas para entender o que ocorreu, mas durante a comunicação quando você for atendido.

Respire fundo e foque no que está acontecendo no presente, evitando que pensamentos negativos fluam em sua mente e atrapalhem a chamada. A partir disso, você poderá dar detalhes da situação, mencionando o que aconteceu, como aconteceu e em que momento aconteceu.

Como consequência, ficará simples conceder mais informações para o profissional que está do outro lado, garantindo que a ajuda seja a mais adequada possível às suas necessidades.

Junto da tranquilidade, também lembre-se de falar com coerência. É preciso detalhar os pontos importantes da situação, para que você possa ouvir as recomendações dadas pelo profissional da saúde que está do outro lado da linha.

Procure ouvir atentamente as recomendações do profissional da saúde

Passadas todas as informações importantes, é preciso ouvir atentamente todas as recomendações dadas pelo profissional da saúde.

Isso porque, quando estamos diante de uma emergência de saúde, o tempo é precioso, o que nos obriga a valorizar os primeiros socorros apontados por quem entende do assunto.

Em alguns casos, bastam algumas boas práticas de saúde para ser capaz de tomar medidas cabíveis diante da situação, minimizando os possíveis grandes impactos de determinados acontecimento em nossas vidas.

Acredite, essas pequenas atitudes são capazes de mudar — e muito — os resultados de um atendimento de saúde.

Por isso, além de investir em uma conexão de internet rápida na hora de chamar uma emergência, mantenha a calma, busque clínicas e profissionais dentro das suas necessidades e siga as recomendações com serenidade e coesão!

E então, o texto acima foi útil de alguma forma? Para mais dicas práticas relacionadas à tecnologia, acesse o nosso blog.

Conteúdo atualizado em

Jessica Borges

Por Jessica Borges

Jessica Borges é graduada em Relações Públicas pela UFMG e pós-graduanda em Experiência do Usuário pela PUC-RS. Ela atua na produção de conteúdo há mais de 3 anos. Especialista em conteúdo no Minha Conexão, Jessica tem experiência na redação sobre serviços relacionados a tecnologia, internet, rankings de melhores provedores e tirar dúvidas dos usuários sobre testes de velocidade.

Carregando...