Teste de velocidade (Speed Test): sua internet recebe a capacidade total contratada?

Você sabia que as empresas devem garantir, por lei, 80% da velocidade contratada e 40% da velocidade de transmissão instantânea? E que mesmo assim muitos brasileiros estão recebendo menos do que o garantido pela legislação? Confira aqui como o teste de velocidade pode te ajudar.

Como medir a sua velocidade de internet

Para saber se sua operadora está entregando a velocidade em MBs (megabytes) garantida e se você está recebendo a velocidade de internet contratada, basta acessar o Minha Conexão e testar a velocidade da internet.

  • Não é preciso clicar em nada, apenas acessar o site e esperar que ele faça a análise da sua rede.
  • O processo leva alguns poucos minutos
  • É importante fechar todas as outras abas do seu navegador, assim como desligar celulares e outros aparelhos que demandam o uso da linha.

Essa variação na entrega da qualidade de internet banda larga é liberada graças às variáveis indicadas pelas próprias operadoras, que podem interferir na velocidade do sinal, o que abre brecha para que elas entreguem menos do que o total contratado.

Ainda que existam regras, é muito importante que o consumidor visite o site do Minha Conexão com regularidade, várias vezes por dia, em horários alternados, para acompanhar a prestação do serviço e ter certeza de que está recebendo o mínimo de 80% da velocidade contratada.

Ao cadastrar-se gratuitamente no site Minha Conexão, o sistema irá armazenar todos os testes efetuados, registrando a velocidade e o horário em que foram feitos.

Se a velocidade estiver abaixo do mínimo exigido, o cliente deve pedir ressarcimento ou pode então cancelar o contrato sem pagamento de multa. Esse acordo foi concedido graças a uma liminar em resposta a ação pública aberta pelo Idec em 2010.

Novidades que poderão melhorar a velocidade da internet

O desenvolvimento de novas tecnologias anda a passos muito rápidos, como sabemos, e cientistas de todo mundo buscam desenvolver sistemas para melhorar a qualidade do sinal recebido em cada.

Já foi idealizado, por exemplo, um novo equipamento de fibra ótica que permite o envio e recebimento de dados em uma velocidade muito acima da que estamos habituados. Essa descoberta se deve ao uso de cabos de fibra ótica que enviam quinze pulsos de luz em diferentes frequências.

Com uma combinação desses pulsos, os cientistas conseguiram enviar certas informações a uma velocidade muito acima do que a normal, desde que contem com um aparelho especial para processar dados corretamente.

Até mais!

Posts Relacionados