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Reclamação na Anatel

Veja como registrar online, por telefone ou presencialmente

Todos os anos as pessoas abrem milhões de reclamações na Anatel por problemas na internet banda larga, celular ou TV.

Se você tem um desses problemas e não consegue solucioná-los com a operadora, veja como registrar uma reclamação na Anatel.

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Como fazer uma reclamação na Anatel?

Para registrar uma reclamação na Anatel, acesse o portal Anatel Consumidor.

Caso tenha cadastro, basta colocar seu CPF e senha. Caso não tenha, clique em “Cadastre-se”.

Ao entrar na plataforma, siga os passos abaixo para abrir uma reclamação: 

  1. Clique em "Registrar uma solicitação"

  2. Aperte em “Registrar reclamação”;

  3. Escolha a operadora que você quer reclamar; 

  4. Selecione o serviço que deseja reclamar; 

  5. Decida qual o assunto da reclamação; 

  6. Escreva sua reclamação e preencha os dados solicitados. 

Após seguir esses passos, basta clicar em “Finalizar solicitação” e acompanhar o andamento da sua reclamação.

Antes de fazer uma reclamação na Anatel, primeiro ligue para o número da sua operadora e anote o protocolo.

Caso não resolva, só então você deve entrar em contato com a Anatel, pois o protocolo é a prova de que a sua operadora está ciente do problema.

Você ainda pode registrar uma reclamação por outros canais. Veja eles abaixo!

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Reclamar pelo aplicativo da Anatel

Para registrar sua reclamação pelo aplicativo da Anatel, siga os passos abaixo:

  1. Baixe o app e entre com seu CPF e senha; 
  2. Selecione “Registrar solicitação”;
  3. Clique em “Reclamação”; 
  4. Escolha a operadora; 
  5. Selecione o tipo de serviço; 
  6. Decida qual o assunto da reclamação; 
  7. Escreva sua reclamação;
  8. Preencha os campos pedidos.

O aplicativo está disponível para Android, iOS e Windows Phone.

O app foi criado para oferecer mais um canal de atendimento para que o consumidor resolva seus problemas mais facilmente.

Através dele, o usuário tem acesso aos rankings da agência, informações básicas e pode abrir uma reclamação.

Mulher em seu escritório falando ao telefone e acessando o notebook. Ela está registrando uma reclamação na Anatel.

Registrar reclamação na Anatel presencialmente

Em cada capital brasileira, a Anatel tem uma Sala do Cidadão. Nesse local é possível abrir uma reclamação contra sua operadora. 

Para abrir a reclamação em uma dessas sedes você deve:

  1. Ir à agência da Anatel mais próxima;
  2. Informar o protocolo das ligações com a operadora;
  3. Anotar o número da solicitação da Anatel.

O horário de atendimento é de 8h às 18h, porém, varia de estado para estado.

📌 Antes de sair de casa, veja no site da Anatel o local e horário de funcionamento na sua região.

Telefone da Anatel para reclamação

Para registrar uma reclamação na Anatel pelo telefone, ligue 1331 de qualquer aparelho e informe o protocolo da operadora.

A central de atendimento da Anatel funciona de segunda a sexta, apenas em dias úteis, das 8h às 20h.

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Homem registrando sua reclamação na Anatel pelo aplicativo. É possível ver apenas as mãos do homem segurando o celular.

Como acompanhar sua reclamação na Anatel?

Para acompanhar a sua reclamação na Anatel, você pode:

  • Ligar para o telefone da Anatel 1331 e digitar o número da sua reclamação; 
  • Entrar no aplicativo da Anatel e clicar na opção “Minhas Solicitações”; 
  • Acessar o portal Anatel Consumidor e clicar em “Minhas solicitações”.

Dessa forma, você consegue acompanhar os prazos impostos pela Anatel e o andamento da sua solicitação.

O que a Anatel resolve?

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) é o órgão que fiscaliza e regula os serviços de telecom no Brasil.

É o caso da internet banda larga, telefonia fixa e dos planos de celular.

Quando você abre uma reclamação na Anatel, ela irá facilitar e intermediar o seu contato com a operadora.

Ou seja, a Anatel não irá resolver o seu problema, ela irá cobrar da operadora uma resolução satisfatória.

O que fazer quando a Anatel não resolve o problema?

Caso após a reclamação feita na Anatel o seu problema ainda não for resolvido, reabra a solicitação para que ele seja analisado novamente.

Você tem um prazo de 10 dias corridos após a resposta da operadora para reabrir a reclamação.

Com essas reclamações, a Anatel tem acesso aos problemas dos usuários, à qualidade do atendimento prestado pelas operadoras e se elas estão respeitando a legislação.

Com esses dados, a Anatel divulga um ranking anual de qualidade de atendimento oferecido pelas operadoras.

Por isso, é importante para as empresas de telecomunicação a resolução desses problemas vindos de reclamações na Anatel.

Conteúdo atualizado em 17/08/2021

Andreza Abreu

Por Andreza Abreu

Publicitária por formação e redatora no Minha Conexão. Apaixonada por economia, arte urbana, dança e música.

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