Selecione como você deseja fazer a sua reclamação para acompanhar o passo a passo:
Para registrar uma reclamação na Anatel pelo telefone, ligue gratuitament para 1331 de qualquer aparelho e informe o protocolo do atendimento na operadora.
A central de atendimento da Anatel funciona de segunda a sexta, apenas em dias úteis, das 8h às 20h.
Faça o download do aplicativo Anatel Consumidor, que está disponível para Android e IOS.
Se você já tiver um login, é só digitar os dados para acessar. Caso contrário, é necessário fazer um cadastro ou entrar com os dados do gov.br;
Clique em "Registrar Solicitação";
Então, selecione "Registrar Reclamação";
Selecione a operadora sobre a qual você quer reclamar;
Escolha o serviço;
Dentre as opções disponíveis, selecione o assunto da reclamação;
Então, é hora de selecionar o seu problema;
Clique em "Continuar";
Agora, é hora de descrever o seu problema. Relate o motivo da reclamação.
Por fim, você deverá preencher algumas informações adicionais, como o protocolo do atendimento na ouvidoria da operadora.
Clique em "Finalizar Solicitação".
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Acesse o portal Anatel Consumidor;
Caso tenha cadastro, basta colocar seu CPF e senha. Caso não tenha, clique em "Cadastre-se". Você também pode optar por acessar com o seu login gov.br;
Então, o tutorial é o mesmo que para a reclamação por aplicativo. Basta você seguir a partir da etapa 3 deste passo a passo.
Em cada capital brasileira, a Anatel tem uma Sala do Cidadão. Nesse local é possível abrir uma reclamação contra sua operadora.
É importante ter o protocolo do atendimento com a operadora em mãos. Na Sala do Cidadão, você registrará a reclamação por meio de um formulário.
📌 O horário de atendimento varia conforme o município. Antes de sair de casa, veja no site da Anatel o local e horário de funcionamento na sua região.
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Você deve recorrer a uma reclamação na Anatel quando está com um problema com a sua operadora de telefone, celular, internet ou TV que não foi resolvido pelos canais oficiais da operadora.
Isso porque, para fazer esse registro, você precisará ter em mão os o protocolo do seu atendimento na ouvidoria da operadora. A ouvidoria, por sua vez, deve ser acionada quando você já tentou resolver a sua insatisfação pelos principais canais de atendimento, mas não teve sucesso.
A Anatel é, portanto, a última alternativa caso você entenda que a operadora não está cumprindo suas obrigações e que o seu problema não foi resolvido pela empresa.
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A Anatel não irá resolver o seu problema, ela irá cobrar da operadora uma resolução satisfatória.
Como se trata de um órgão que fiscaliza e regula os serviços de telecomunicações no Brasil, a Anatel facilita e intermedia o seu contato com a operadora quando você abre uma reclamação.
Caso após a reclamação feita na Anatel o seu problema ainda não for resolvido, reabra a solicitação para que ele seja analisado novamente.
Você tem um prazo de 10 dias corridos após a resposta da operadora para reabrir a reclamação.
Com essas reclamações, a Anatel tem acesso aos problemas dos usuários, à qualidade do atendimento prestado pelas operadoras e se elas estão respeitando a legislação.
Com esses dados, o órgão divulga um ranking anual de qualidade de atendimento oferecido pelas operadoras.
Por isso, é interessante para as próprias empresas de telecomunicações a resolução dos problemas vindos de reclamações na Anatel.
Para acompanhar a sua reclamação, você pode:
Dessa forma, você consegue acompanhar os prazos impostos pela Anatel e o andamento da sua solicitação.
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As informações serão utilizadas apenas para indicar com precisão os planos disponíveis no seu endereço.
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Por Jessica Borges
Jessica Borges é graduada em Relações Públicas pela UFMG e pós-graduanda em Experiência do Usuário pela PUC-RS. Ela atua na produção de conteúdo há mais de 3 anos. Especialista em conteúdo no Minha Conexão, Jessica tem experiência na redação sobre serviços relacionados a tecnologia, internet, rankings de melhores provedores e tirar dúvidas dos usuários sobre testes de velocidade.
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