Minha Conexão

Faça o teste e descubra se você está recebendo a internet contratada!

Contratou um plano de internet, mas a operadora não está entregando toda a velocidade contratada?

Faça o teste, confira como e quando reclamar e veja se você pode ter seu dinheiro de volta!

Como testar e saber se você está recebendo a internet contratada?

Você está com a sensação de que a sua internet está lenta demais? Desconfia que não está recebendo o que foi contratado? 

Nesse caso, pode ficar tranquilo porque a solução para esse problema tem um nome: teste de velocidade. 

Com o teste de velocidade você pode descobrir a real quantidade de download, upload e ping da sua conexão e tirar essa dúvida de uma vez por todas!

Para fazer o teste é simples, confira no passo a passo: 

  1. Acesse o nosso teste de velocidade;

  2. O próprio site vai identificar automaticamente o seu provedor. Mas, se necessário, você pode mudar clicando em "Trocar servidor"

    print teste de velocidade minha conexão - 1

  3. Depois, clique em "Iniciar" e aguarde até que o teste finalize;

  4. Quando acabar, serão indicados os valores de download, Upload e Ping que a sua conexão está recebendo no momento. 

    print teste de velocidade minha conexão - 2

Agora com o teste finalizado vem a parte da análise! Nesse momento, é importante você se atentar para o valor de download e upload

Além disso, de acordo com a Lei, a operadora pode entregar entre 80% e 40% do contratado. Ou seja, se a velocidade recebida for inferior a 40%, você pode fazer uma reclamação na Anatel

Mas nesse caso, antes o mais aconselhável é registrar esses valores e refazer o teste em dias e horários diferentes para ter uma média da velocidade real que está sendo fornecida. 

Se essa média ainda for inferior a 40% do contratado, então é oficial, você está recebendo muito menos do que deveria!

O que fazer quando você não está recebendo o que contratou?

Nesse momento, é muito importante que você faça registros!

No caso dos dados do teste de velocidade, basta acessar o seu histórico, mas para isso é necessário fazer o seu login antes!

Além disso, registre também a baixa velocidade ao acessar aplicativos, carregar vídeos ou enviar mensagens.

Depois, entre em contato com a operadora, explique a situação, informe sobre os registros e peça uma solução. 

E mesmo se o problema for solucionado, fique sempre em alerta! Não deixe de fazer testes de velocidade. 

Mas, se a operadora não apresentar soluções, talvez seja a hora de trocar por um plano de outro provedor! 

Pensando em trocar de plano de internet? 

Confira as ofertas disponíveis na sua região e contrate!

 

Planos disponíveis em SÃO PAULO/SP
VER PLANOS EM

    

Veja a cobertura exata de Internet em sua região

?
O plano selecionado está indisponível no seu endereço, mas encontramos outros, tão bons quanto, para você! 😉

As informações serão utilizadas apenas para indicar com precisão os planos disponíveis no seu endereço.

Precisamos confirmar se o plano escolhido está disponível no seu endereço:

O plano selecionado está indisponível no seu endereço, mas encontramos outros, tão bons quanto, para você! 😉
Boa notícia! 🎉
Confirmamos a disponibilidade do plano selecionado no seu endereço!

As informações serão utilizadas apenas para indicar com precisão os planos disponíveis no seu endereço.

Anúncio

Claro Net 350 Mega Globoplay

Logo Claro
350 MBPS
Download: 350 MBPSUpload: 35 MBPS
Fidelidade
12 meses
Instalação
Grátis
R$99,90/mês
Serviços inclusos:
Globoplay
Claro Video
Skeelo
McAfee
Anúncio

Tim Ultrafibra 500 Mega

Logo Tim
500 MBPS
Download: 500 MBPSUpload: 250 MBPS
Fidelidade
12 meses
Instalação
Grátis
R$99,99/mês
Serviços inclusos:
Bancah
Audiobooks
Aya Ensinah
Anúncio

Vivo Fibra - 500 Mega

Logo Vivo
500 MBPS
Download: 500 MBPSUpload: 6 MBPS
Fidelidade
12 meses
Instalação
Grátis
R$120,00/mês
Serviços inclusos:
Newco
Funkids
Skeelo
Clube de Revistas

Não encontrou o melhor plano? 

Veja outras opções que podem ser contratadas no seu CEP

Ver planos

O que pode interferir na velocidade da internet?

Sabemos que existe a possibilidade da operadora não entregar a internet contratada, mas você sabia que outros fatores também podem deixar a sua internet mais lenta? 

Isso mesmo! É muito importante adotar boas práticas para garantir o melhor da conexão na sua casa. 

Confira a seguir algumas situações que podem interferir na qualidade da sua internet: 

Roteador mal posicionado

Primeiramente, é muito importante que o seu roteador fique em uma posição estratégica! 

Isso porque, se esse aparelho não estiver bem posicionado, mesmo a operadora entregando a internet contratada, podem existir interferências que atrapalhem a distribuição do sinal. 

Nesse caso, siga essas 3 dicas para escolher o melhor lugar para o seu roteador: 

  • Considere a altura do aparelho: é sempre indicado colocar o roteador em locais mais elevados, como em cima de mesas, estantes ou escrivaninhas; 
  • Evite interferências: é muito importante evitar que o seu roteador fique em locais fechados ou com muitos objetos ao redor, principalmente metais;
  • Considere a distância do aparelho: nem todos os roteadores alcançam longas distâncias. Por isso, opte sempre por deixá-lo em um local estratégico, o mais próximo de você.
roteador, Computador e telefone conectados

Excesso de pessoas conectadas

É claro que ao contratar alguma internet a gente sempre espera uma conexão rápida e eficiente, não é mesmo?

Mas será que você considerou a quantidade de pessoas que estariam conectadas ao contratar a sua internet? 

Isso porque, quanto maior é o número de conexões simultâneas, mais lenta pode ficar a internet, principalmente se o uso se concentrar em vídeos do YouTube, streamings ou jogos online, que consomem mais dados. 

Por isso é importante entender quantos MB são necessários para a quantidade de pessoas que vão se conectar.

Para te ajudar, fizemos um comparativo entre quantidade de megas e para quem é indicado, confira:

Quantidade de Megas Para quem é indicado
de 10 a 30MB por pessoa Navegação moderada na web 
de 35 a 55MB por pessoa Navegação na web e em apps de streaming
de 60 a 80MB por pessoa Navegação na web e streaming em alta definição, mas jogos com uso moderado
100MB ou mais por pessoa Web, Streaming, jogos online a vontade e uso de programas pesados e download de arquivos digitais

Ou seja, se na sua casa moram quatro pessoas, uma internet de 200MB são, na verdade, 50MB para cada. Sendo assim, é possível navegar na Web, ver filmes e séries. 

Mas, se na residência moram cinco pessoas, um plano de 200MB pode não atender tão bem dependendo de qual será a finalidade do uso.

Tipo de conexão inadequada

Talvez você não saiba, mas existem tipos de conexão que são mais indicados para determinadas regiões.

Ou seja, se o seu tipo de conexão for inadequado, a internet pode não funcionar com toda a sua capacidade e você acaba não recebendo o que contratou. 

Isso acontece porque algumas tecnologias funcionam melhor em regiões mais urbanas e outras são mais indicadas para regiões rurais. 

No caso das regiões urbanas a melhor opção é a internet fibra ótica, já que a sua conexão é feita por meio de cabos com fibra ótica, garantindo maior estabilidade. 

Enquanto nas regiões rurais a melhor opção é a internet via satélite, que compartilha a conexão por meio de satélites e isso garante que o sinal chegue até áreas mais remotas. 

A conexão da sua internet está ruim? 

Confira as opções de internet residencial, compare e contrate!

Ver planos

Chuvas e ventanias

Além de tudo, também é importante considerar as questões climáticas!

Chuvas muito fortes, constantes ou com muita ventania podem sim afetar a velocidade da sua internet, principalmente se for via satélite, que depende de uma conexão externa entre o satélite e a antena. 

Ou seja, se na sua região você enfrentar constantemente esse tipo de tempestade, considere uma internet cabeada, como a fibra ótica. 

Mas se a sua internet já é fibra ótica, nessa caso não tem muito o que fazer! Porque mesmo a operadora oferecendo um serviço de qualidade, não é possível controlar totalmente as interferências climáticas. 

Computador com defeito

E se, no fim das contas, o problema estiver no seu aparelho? 

Isso mesmo! Computadores com vírus ou com a memória muito cheia também podem interferir no desempenho, e isso também vale para smartphones!

Ou seja, avalie se a lentidão que o dispositivo vem apresentado realmente tem relação com a velocidade da internet ou é apenas um defeito do aparelho. 

Para isso, consulte a memória indo até as configurações do dispositivo ou baixe apps de antivírus. 

Quando você pode processar a empresa e ter o seu dinheiro de volta?

Se depois de constatar tudo você tem certeza que o problema de velocidade está relacionado a prestação de serviço da operadora, chegou a hora de correr atrás dos seus direitos!

Mas não se esqueça de que, por lei, a operadora pode oferecer entre 80% e 40% do contratado sem sofrer danos. Ou seja, você só tem direito ao processo se a velocidade for inferior a 40% do que foi estabelecido em contrato. 

Considerando isso, o primeiro passo é tentar negociar!

A negociação não é uma parte legal de se fazer, mas é necessária! Para isso, entre em contato com a operadora, primeiro pelo suporte, em seguida pela ouvidoria, e tente negociar o seu problema. 

Se a negociação não surtir efeito, chegou a hora da Anatel.

Na Anatel, você deve possuir o protocolo de atendimento na operadora gerado pela ouvidoria. Com esse número em mãos, registre sua reclamação pelo telefone 1331 ou pelo site oficial da Anatel.

Mas, se mesmo na Anatel o seu problema não for resolvido, a única solução é partir para o Procon. 

Mas atenção: esse tipo de problema deve ser direcionado ao Procon do município, e não do estado! 

Então procure o Procon da sua cidade e faça o procedimento necessário para realizar a reclamação. 

Conteúdo atualizado em

Amanda Nascimento

Por Amanda Nascimento

Graduanda em Relações Públicas na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Amanda faz parte do time Minha Conexão na produção de conteúdo. Seus textos são desenvolvidos com o objetivo de trazer dados atuais e completos, que contemplem dicas sobre velocidade para que o usuário garanta o melhor plano de internet.

Carregando...