Backbone e sua importância para a conexão da internet

O Backbone é essencial para o funcionamento da sua conexão, mas você sabe o porquê? Descubra isso e os motivos que levam o teste de velocidade de internet ser tão importante.

O que é Backbone?

Para que você entenda como funciona a dinâmica do Backbone, vamos explicar da forma mais didática possível. Seu computador precisa de um endereço IP, um número de identificação, para se conectar à internet. (Veja o seu em MeuIP.com)

Esse número é copiado pelo modem ou roteador que está instalado na sua casa. Dessa forma, seu PC recebe um número IP para identificar-se na rede local, mas é o roteador que precisa se conectar aos servidores externos, e, para isso, ele recebe outro IP para que a conexão seja estabelecida.

O responsável pelo envio desse número IP para a sua casa é a operadora de internet. Através de cabos de telefone ou fibra ótica, seu roteador (ou modem) é ligado à central da operadora.

A grande questão é: Como os dados podem sair daqui e chegar até um servidor em outro país?

O Backbone faz a ponte!

Para que você consiga acessar um site hospedado em um servidor europeu, por exemplo, sua requisição viaja do seu PC até o local onde a página fica armazenada.

A página, que é estrangeira, deve retornar as informações que serão exibidas na sua máquina. Esses dados são encaminhados por milhares de quilômetros.

É exatamente nessas longas distâncias que precisam ser viajadas, que encontramos os Backbones, interligando os servidores entre locais distantes.

Mas afinal, qual a importância do Backbone?

Digamos que o Backbone é como a central que liga as operadoras aos servidores externos.

Existem aqueles Backbones que são nacionais, para manter a comunicação entre diferentes regiões; internacionais, responsáveis pela conexão entre diferentes países de um mesmo continente; e intercontinentais, que como o próprio nome diz, ligam os países de um continente aos de outro).

Os Backbones são instalados embaixo do solo e há aqueles que ficam no fundo dos oceanos. Como você já deve imaginar, eles trabalham com uma quantidade gigantesca de dados, já que são milhões de usuários acessando sites externos, e por isso utilizam de muita tecnologia.

É até normal que nem nos lembremos dessas estruturas no nosso dia a dia, mas se algo der errado e uma delas for desligada, pode ter certeza que isso afetará boa parte do mundo.

Agora que você já sabe da importância do Backbone e como ele pode interferir na sua vida, sabe dizer por que devemos testar a velocidade da internet?

Faça o teste de velocidade para saber como anda a sua internet

A importância do teste do MinhaConexão é real: Como sabe se está tudo certo com a internet que chega na sua casa? Como descobrir se você não está pagando por um serviço e recebendo algo muito inferior?

O teste de velocidade de internet do MinhaConexão é gratuito e você pode realizar quantas vezes quiser, em diferentes horários do seu dia, seja do PC ou do Smartphone. Faça já!

Posts Relacionados