Minha Conexão

Quando o servidor de internet prejudica a velocidade de conexão?

O servidor de internet é por onde os pacotes destinados à Internet ou recebidos pela internet passam, são verificados e enviados para o destinatário dentro da rede.

Se você fez o teste de velocidade e identificou que sua internet está lenta, esse pode ser um motivo. Saiba mais abaixo!

Acompanhe aqui o que pode afetar na velocidade de um servidor banda larga:

Backbone da operadora

A primeira variável pela qual uma internet consideravelmente rápida pode apresentar momentos de lentidão é a própria capacidade e infraestrutura da empresa que oferece o serviço. Uma rede é composta por vários circuitos, como uma malha de trilhos de trem, nos quais os trechos de comunicação se interligam uns aos outros.

Quando a pessoa contrata um serviço de banda larga, a velocidade adquirida se refere sempre à rede da operadora. Isso ocorre dessa forma porque as operadoras preparam sua capacidade de infraestrutura de acordo com um modelo estatístico, levando em consideração que os grupos de consumidores se conectam à internet em horários diferentes. Em momentos de pico, quando muita gente se conecta ao mesmo tempo, geralmente há uma queda momentânea na qualidade da conexão.

Distância do usuário

O segundo fator que pode influenciar na velocidade da internet é a distância entre o conteúdo acessado e o usuário. Isso se explica facilmente pelo fato da internet funcionar graças aos protocolos com uma garantia de entrega.

Em outras palavras, se você, por exemplo, acessar um conteúdo que se encontra em um servidor do outro lado do mundo, toda essa distância provavelmente vai tornar a conexão mais lenta.

Como essa limitação é real, alguns sites deixam de usar um canal único para se comunicar com os usuários e passam a usar vários, simultaneamente. Mais que isso, os grandes provedores de serviços e conteúdos online já conseguem trazer seus arquivos para servidores aqui do Brasil graças a um sistema conhecido como CDN (veja por exemplo, GoCache.com.br).

A CDN funciona replicando em vários pontos do planeta, os dados dos servidores, e garantindo o melhor caminho para que as informações cheguem mais rápido até o usuário.

comparar

Enfrentando problemas na sua conexão?

Faça o teste de velocidade e verifique se o problema está na sua internet!

TESTE SUA CONEXÃO

Limitações do servidor

O último quesito que pode influenciar no servidor de internet e, consequentemente na velocidade, está relacionado ao próprio servidor de conteúdo.

Ou seja, ainda que você contrate um bom pacote de internet, se a velocidade for maior que o limite do servidor, a conexão ficará sobrecarregada e, consequentemente, mais lenta.

Interessante ressaltar que os conteúdos trazidos para o Brasil, os grandes players como Google e Facebook, já gerenciam seus trabalhos com servidores especiais para garantir o acesso acima dos 100 megabits por segundo.

Qual a importância de fazer o teste de velocidade?

Tendo em vista as variáveis que influenciam no servidor de internet, será que vale mesmo a pena contratar um pacote de internet super rápida?

Mesmo que existam limitações, há sim vantagens que não podemos ignorar, como o fato de aproveitar vários serviços de downloads ou conexões simultaneamente.

Mas como saber se a internet pela qual você está pagando corresponde à velocidade que está chegando na sua casa? Para isso é necessário que você faça o teste de velocidade com regularidade.

No MinhaConexão o teste é gratuito, rápido, fácil, e você pode fazer quantas vezes por dia quiser, seja do seu computador ou smartphone. Realize um teste já!

Conteúdo atualizado em

Jessica Borges

Por Jessica Borges

Jessica Borges é graduada em Relações Públicas pela UFMG e pós-graduanda em Experiência do Usuário pela PUC-RS. Ela atua na produção de conteúdo há mais de 3 anos. Especialista em conteúdo no Minha Conexão, Jessica tem experiência na redação sobre serviços relacionados a tecnologia, internet, rankings de melhores provedores e tirar dúvidas dos usuários sobre testes de velocidade.

Carregando...