Entenda como funciona o Wi-Fi calling e comece a fazer ligações pelo sinal de internet

Embora os planos de celular estejam cada vez mais completos, os usuários ainda buscam formas de aprimorar o uso de telefonia. O Wi-Fi calling é uma tecnologia que pode te ajudar a fazer ligações mesmo em regiões sem sinal.

Neste post, vamos mostrar como o Wi-Fi calling funciona, quais operadoras disponibilizam o serviço, quais são os aparelhos compatíveis e qual a diferença desse tipo de ligação para o VoIP. Vamos lá?

Aproveite para testar a velocidade da sua internet e comparar o com o resultado de outros provedores!  

Como funciona o Wi-Fi calling?

O Wi-Fi calling está disponível para alguns modelos de celular, de acordo com a oferta do serviço pela operadora contratada.  Basicamente, o celular usa a sua rede de internet sem fio para realizar as ligações.

É diferente do serviço de Voz sobre Protocolo de Internet (VoIP), que utilizamos para chamadas via WhatsApp e Skype por exemplo.

Com o Wi-Fi calling, a ligação e envio de SMS são transferidos via internet, mas associando a operação ao seu número de telefone. Os dados são transmitidos pelo ar, através do sinal da internet, e não pelas torres de celular. Assim, quando outra pessoa recebe uma ligação, seu número será exibido na tela.

Wi-Fi calling X VoIP

O Wi-Fi calling – ou chamada por wi-fi, permite que um usuário use seu aparelho para fazer chamadas para um contato que não esteja conectado à internet. A chamada acontece normalmente. A única coisa que muda é a forma como o sinal será transmitido.

Esse tipo de chamada é diferente da VoIP. Aqui, o usuário use sua rede de dados – pode ser a internet banda larga ou o pacote de internet do celular – para enviar mensagens e fazer ligações.

Essa é a tecnologia que você usa quando faz uma chamada de vídeo no WhatsApp ou no Messenger. Não exige configurações especiais ou disponibilidade da operadora. Se o celular estiver conectado, o usuário consegue fazer as ligações. Por outro lado, é preciso que o seu contato também esteja conectado à internet.

Confira algumas dicas de como melhorar qualidade da internet banda larga na sua casa.

Quais operadoras e aparelhos são compatíveis com a tecnologia?

A tecnologia do Wi-Fi calling ainda não está disponível em todas as operadoras e muito menos em todos os aparelhos celulares. Apenas os modelos mais atuais conseguem operar com esse recurso.

Aparelho celular que faz Wi-Fi calling

A Apple já oferece essa funcionalidade para seus usuários, aqui no Brasil. A possibilidade de fazer chamadas por Wi-Fi foi incluída da atualização do iOS 9.3 e quem tem um iPhone a partir do modelo 5c vai conseguir fazer ligações com essa tecnologia.

O Wi-Fi calling também é compatível com vários modelos da Samsung. Alguns modelos da linha Galaxy A, como o A5 e o A7, além da linha Galaxy J e Galaxy S operam com esse recurso. Os aparelhos da LG a partir do G5 e Motorola G4 ou superior fazem parte do grupo de celulares que conseguem realizar chamadas usando o sinal de Wi-Fi.

Operadora de celular que faz Wi-Fi calling

Se você não vê a hora de começar a usar a sua rede de internet sem fio para ligar para amigos e familiares é importante saber que apenas três operadoras oferecem esse recurso no Brasil:

  • Vivo
  • Claro
  • Tim
  • Porto Seguro

Antes de contratar, entre em contato com as empresas para conferir as condições de utilização do recurso e se ele está disponível para todos os clientes.

Wi-Fi calling é de graça?

Algumas pessoas podem pensar que o serviço de Wi-Fi calling é de graça, por usar a rede de banda larga – mais ou menos como acontece quando usamos um aplicativo na rede VoIP. Mas não é bem assim.

As ligações por Wi-Fi são debitadas do seu plano normalmente, assim como as chamadas que o usuário já faz normalmente, na rede comum. Na Vivo, por exemplo,  a chamada tem o mesmo valor da tarifa local, tanto para quem faz quanto para quem recebe.

Então, antes de sair ligando para todos os seus contatos, como se fosse um serviço gratuito, confira a tabela de tarifas do seu plano.

Quais as vantagens do Wi-Fi calling?

Você deve estar se perguntando: “Se as chamadas por Wi-Fi estão disponíveis em poucos aparelhos e são cobradas, então qual a vantagens de fazer esse tipo de ligação?”. Reunimos algumas vantagens do Wi-Fi calling. Confira: 

  • As ligações feitas para outras cidades são tarifadas como chamadas locais, o que representa mais economia;
  • Ligações em roaming também são tarifadas como chamadas locais;
  • As ligações via Wi-Fi tem mais qualidade de áudio;
  • Não é preciso ter celular compatível com a tecnologia para receber uma ligação via Wi-Fi;
  • O usuário pode fazer chamadas em locais com sinal ruim, como regiões mais afastadas ou mesmo em prédios em que os celulares têm dificuldade de sinal.

E quais as desvantagens?

Mas, como tudo na vida, o serviço também tem algumas desvantagens:

  • As chamadas por Wi-Fi não funcionam em qualquer celular;
  • É necessário ter uma rede de internet de qualidade para conseguir fazer ligações.

Como ativar a função no celular?

Curtiu a tecnologia e quer testar? Então saiba que ativar o Wi-Fi calling no celular é muito simples. Confira abaixo como fazer em sistemas Android e iOS!

Sistema Android

Se você tem um aparelho Android, siga as instruções abaixo:

  1. Acesse a janela de configurações do celular.
  2. Localize a opção “Chamada Wi-Fi” e ativar o recurso.

Sistema iOS

E se você tem um iPhone, também é fácil. Basta seguir esses passos:

  1. Abra a janela de ajustes do aparelho e vá até a opção “Telefone”.
  2. Agora é só localização a função de “Ligação Wi-Fi” e ativar essa opção.

 

Com as configurações ativas, você precisa verificar se o ícone de ligação por Wi-Fi será exibido na tela. Se estiver com a sinalização, pode aproveitar em suas chamadas!

Quer saber se sua internet tem velocidade suficiente para fazer uma Wi-Fi Calling? Faça um Teste de velocidade aqui no MinhaConexão! É rápido, fácil e gratuito!

Posts Relacionados