Saiba como é possível compartilhar a conexão da internet sem um roteador

Engana-se quem acredita que o roteador – um dispositivo que encaminha pacotes de dados entre redes de computadores – é um equipamento essencial para a conexão via Wi-Fi. Você sabia que o seu próprio notebook pode cumprir essa função?

Para saber como realizar isso, basta seguir os passos a seguir. Recomendamos também que você faça um teste de velocidade e confira a velocidade da sua internet!

Como compartilhar conexão

– Se o seu sistema é um Windows Vista ou 7, o primeiro passo é acessar o Painel de Controle. Quando acessar este menu, clique em “Rede e Internet” e, logo após, em “Central de Rede e Compartilhamento”.

– Acesse a aba “Gerenciar redes sem fio” e selecione a opção “Adicionar”. Em seguida, vá em “Criar rede adlhoc” e escolha “Avançar”.

-Agora, chegou a hora de escolher o nome da rede, o tipo de segurança e a senha.

– Entre as opções de segurança, existem a WEP, WPA e WPA2, entre outros. A mais indicada é o WPA2, por ter sido comprovada como a mais segura. A partir disso, escolha uma senha para acesso à sua rede. É importante escolher uma de qualidade, que não seja óbvia e ofereça a segurança necessária para que ninguém a acesse e roube o sinal do seu WiFi.

– Porém, antes de realizar um teste de velocidade de download em outro aparelho, você deve transformar o notebook num roteador.

– Na página inicial do painel de controle, clique em “Rede e Internet”. Faça uma busca pelo termo “conexões” e vá direto ao link “Exibir conexões de rede”. Realizando o processo com a tecla Control pressionada, vá com o mouse para “Conexões de Rede sem Fio” e “Conexão Local”, clique no botão direito e selecione “Conexões de Ponte”.

– Com isso, aparecerá de maneira automática uma conexão ponte de rede e, por fim, o roteador manual estará pronto para o uso. Para que outros notebooks acessem a rede, basta realizar a busca pela rede que foi criada no começo da operação.

– No entanto, vale ressaltar que – assim como qualquer outro roteador – prefira sempre ficar mais próximo do aparelho. Afinal de contas, quanto mais longe dele, menor será o sinal de velocidade de internet. E vale ainda ressaltar: caso estiver fazendo alguma atividade que exige mais da sua internet, como por exemplo jogando um game online, conecte o fio azul (ethernet) ao seu computador e pare de usar o Wi-Fi.

– Por fim, muitas vezes, a sua conexão da internet via Wi-Fi pode estar lenta por conta de problemas na empresa provedora de internet. Afinal de contas, muitas delas vendem um certo pacote de velocidade, mas o fato é que na casa do usuário ela está reduzida.

Você já fez um teste de velocidade da sua internet banda larga? Faça o teste agora mesmo com o MinhaConexão – um portal que conta com a maior rede de provedores associados no Brasil. Além de contar com precisão no resultado, o site ainda salva o relatório dos testes e funciona sem a instalação de nenhum programa ou aplicativo.

Faça agora mesmo o teste de velocidade de internet no MinhaConexão!

Posts Relacionados