Minha Conexão

Qual a velocidade ideal de internet para assistir Netflix?

A Netflix ganhou o mundo por oferecer às pessoas acesso a centenas de séries e filmes, por um preço acessível. Mas você sabe qual precisa ser a velocidade de internet para assistir Netflix sem ter dor de cabeça?

A plataforma dispõe de três planos que oferecem resoluções de vídeo diferentes aos usuários. Porém, de nada adiantar ter a opção de assistir ao streaming em HD se a velocidade da internet não dá conta de carregar sem que você precise esperar muito tempo.

Quer saber como isso funciona, e de quanta internet você precisa para aproveitar a Netflix? Confira aqui:

Qual deve ser a velocidade de Internet para assistir Netflix?

A Netflix recomenda que a pessoa tenha no mínimo o serviço de internet de 1,5Mbps. Porém, cada plano da plataforma exige uma qualidade diferente de internet banda larga. Confira mais detalhadamente aqui:

• Pacote Básico:

O pacote básico do Brasil permite aos usuários assistir conteúdos com qualidade SD (480p), que é bem menor do que HD (720p).

A velocidade de conexão recomendada, nesse caso, para que não haja travamentos e interrupções, é de 3Mbps. Para quem quer economizar e não faz questão de muita qualidade nos vídeos, essa é uma boa opção.

• Pacote Padrão:

O pacote padrão, no Brasil, passa a oferecer os vídeos em HD (720p).  Ou seja, ele também exige um plano de internet melhor. Para não ter problemas, o recomendável é ter 5Mbps de banda larga em casa.

Observação: O usuário precisa ativar o “Modo HD” para usufruir da alta definição. Com isso, o consumo de dados será de 3GB por hora e fica de responsabilidade do usuário conferir se o plano de internet não tem limitações (como é o caso dos pacotes de internet móvel).

Enquanto estiver no “Modo Automático”, a Netflix regulará a qualidade do vídeo conforme a velocidade da Internet.

comparar

Enfrentando problemas na sua conexão?

Faça o teste de velocidade e verifique se o problema está na sua internet!

TESTE SUA CONEXÃO

• Plano Premium

O pacote mais completo da Netflix permite habilitar a resolução Ultra HD (UHD 4K), de 2160p, em suas mídias. Com toda essa qualidade de imagem, a velocidade de internet para assistir Netflix também passa a ser muito maior, com seus 25Mbps.

Lembrando que nem toda TV é compatível com essa qualidade. É preciso ter um aparelho com qualidade maior do que Full HD (1080p).

Observação: Nesse caso, o consumo de dados de internet pula para 7GB por hora, e é recomendado para aqueles que podem gastar mais com um plano de internet melhor.

Como encontrar provedores com boa velocidade?

Para facilitar sua vida o Minha Conexão criou o Ranking de Provedores de Internet.

Com ele você pode ver facilmente quais são os provedores mais rápidos de sua cidade e região, facilitando assim que você escolha uma internet com a velocidade que deseja.

Entre no Ranking do MinhaConexão, selecione sua cidade e escolha o provedor que poderá te fornecer a velocidade de internet que você deseja.

Tem Internet boa, mas sua Netflix trava?

Se você tem um bom plano de internet e, mesmo assim, a resolução de vídeo correspondente ao que sua banda larga pode oferecer não está rodando de acordo, talvez seja a hora de fazer um teste de velocidade (Speed Test).

O teste do Minha Conexão mostra quantos dados estão chegando na sua casa, ou seja, se a sua internet está correspondente ao plano que você paga para a operadora todos os meses.

Faça o Teste de Velocidade - Speed Test - no Minha Conexão.

Ao fazer o teste no Minha Conexão, você ainda tem a opção de salvar o relatório em um arquivo PDF no seu PC. Isso permite o envio das informações para o provedor, se houver mesmo um problema na sua banda, para que sejam tomadas as medidas cabíveis do seu caso.

Conteúdo atualizado em

Jessica Borges

Por Jessica Borges

Jessica Borges é graduada em Relações Públicas pela UFMG e pós-graduanda em Experiência do Usuário pela PUC-RS. Ela atua na produção de conteúdo há mais de 3 anos. Especialista em conteúdo no Minha Conexão, Jessica tem experiência na redação sobre serviços relacionados a tecnologia, internet, rankings de melhores provedores e tirar dúvidas dos usuários sobre testes de velocidade.

Carregando...