Qual a melhor: Internet compartilhada ou link dedicado?

Você sabe o que é internet compartilhada e link dedicado? E qual a melhor opção? Descubra isso e muito mais aqui!

Hoje em dia não existem fronteiras para o mundo virtual, porém, para que você possa navegar, necessariamente precisa de uma conexão com internet, de preferência com boa velocidade de download e upload. Mesmo atualmente, ainda existem algumas dúvidas com relação aos tipos de conexão, e nós vamos desvendar todas aqui.

Que tipo de conexão usar?

Você sabe por que sua internet oscila? Por que ela fica mais lenta em certos horários do dia? Para entender essas e outras questões é preciso, primeiro, diferenciar o que se concebe por internet compartilhada e link (ou internet) dedicado. Veja as especificações de cada tipo aqui:

Internet Compartilhada

Todo mundo já passou pela seguinte situação: Chegar em casa, acessar as redes sociais, colocar uma playlist ou um vídeo para rodar em algum site de streaming, como YouTube, e de repente, tudo fica lento e/ou trava.

Isso acontece porque a internet é compartilhada, ou seja, o seu computador está ligado a um provedor de internet por meio de uma “conexão comunitária”, que está sendo utilizada por inúmeros usuários.

Dentro desse tipo de conexão, podemos separar dois públicos: de um lado as empresas e do outro as residências, que fazem uso comum de uma mesma conexão e provedor do sinal de internet.

Para entender como a internet compartilhada influencia na conexão, basta observar como o sinal se comporta em horários que as pessoas costumam não estar em casa, ver como a internet melhora fora das horas de pico

Vantagens

• Custo reduzido;
• Rápida instalação (basta contratar um pacote de serviços que a internet é logo instalada).

Desvantagens

• Qualidade da conexão é inversamente proporcional ao número de usuários conectados (quanto mais usuários, menos velocidade de internet);
• Sinal instável (oscilação no upload e no download);
• Velocidade integral contratada dificilmente é disponibilizada para o usuário (geralmente apenas 10% total chega nas casas).

Internet Dedicada (ou link dedicado)

Nesse tipo de conexão, não há obstáculos entre o computador e o provedor. Ou seja, ao invés de dividir o sinal e disputa-lo com uma grande quantidade de pessoas, quem contrata a internet dedicada tem acesso direto aos serviços de distribuição de internet.

O link dedicado é usado, em sua maioria, por empresas que trabalham exclusivamente logadas e não podem apresentar instabilidades no sinal.

Vantagens

• Garantia de entrega da velocidade contratada;
• Estabilidade no sinal;
• Possibilidade de serviços mais baratos de telefonia.

Desvantagens

• Instalação e manutenção mais complexas;
• Custo mais alto.

Seja internet dedicada ou internet compartilhada, é muito importante fazer sempre o teste de velocidade da conexão para observar como o seu sinal se comporta ao longo do dia.

Faça já o teste do MinhaConexão

Com o MinhaConexão você pode testar a velocidade da sua internet a qualquer hora do dia, de forma fácil e rápida, e sem custos!

O teste de velocidade pode ser monitorada e, caso haja algo errado, você pode gerar um arquivo PDF com os dados da conexão e enviar para a sua operadora.

Faça já um teste e confira!

Posts Relacionados

Novos cabos submarinos melhoram a internet

Autor: minhaconexao | 28 de maio de 2019
É bem possível que você já tenha ouvido falar sobre cabos submarinos de transmissão de dados. Esses cabos fazem parte de uma rede de fibra…