Veja o que é IP fixo e entenda para que ele serve!

O conceito de IP fixo pode confundir a cabeça de algumas pessoas que não conhecem esse modelo de rede. 

Essa confusão acaba gerando muitas dúvidas na hora de decidir se o serviço deve ser contratado ou não.

Para desmistificar esse assunto, criamos um conteúdo completo, que vai mostrar o que é essa configuração, como fazê-la e se ela atende de maneira eficiente às suas necessidades. 

Continue conosco e saiba mais sobre o assunto a seguir!

O que é IP Fixo

O IP fixo é uma faixa númerica estática, ou seja, ele não se altera no seu dispositivo, independentemente de fatores como desligamento da máquina, do roteador ou alguma instabilidade na rede, que podem gerar um novo número sempre que há alguma ocorrência dessas.

Recapitulando, vamos explicar o que é um IP. A sigla quer dizer Internet Protocol — Protocolo de Internet, em português — que nada mais é do que o endereço do seu dispositivo na rede.

Dando um exemplo prático, imagine que você tem a sua casa em um bairro de sua preferência. 

Para receber suas encomendas ou até mesmo para que outras pessoas te encontrem, você precisa fornecer seu endereço, correto?

Com a internet, é a mesma coisa. Essa sequência numérica é como se fosse o “nome” daquele dispositivo, que poderá ser identificado em meio a tantos outros que estão conectados na rede. 

Os IPs podem ter protocolos IPV4 ou IPV6 — que veio para expandir as possibilidades de novos dispositivos, tendo em vista que sua antecessora já estava sobrecarregada.

Esses IP’s podem ser configurados de dois modos: Dinâmico ou Fixo.

Para que serve o IP Fixo

O IP Fixo serve para deixar sua conexão mais estável

Isso acontece porque cada máquina terá seu número de IP único evitando conflitos, como acontece nos IPs dinâmicos com números repetidos. 

Ele também ajuda na identificação desses aparelhos na rede, já que eles não se alteram a cada atualização ou desligamento do servidor (ou roteador) responsável pela distribuição. 

Por meio dessa configuração também é possível gerenciar a banda de internet que cada dispositivo poderá usar

Por exemplo: se seu computador precisa consumir uma parte maior de banda, se comparada aos aparelhos de jogos online, com o IP Fixo você poderá fazer esse controle no roteador.

Como configurar o IP Fixo

Antes de configurar o IP fixo no seu computador, é importante lembrar que seu plano de internet precisa ter esse serviço. 

Dito isso, siga as configurações abaixo para configurar seu IP fixo:

  1. Acesse o menu “Iniciar”.
  2. Vá até a opção “Painel de Controle”.
  3. Busque por “Rede e Internet”.
  4. Clique em “Central de Rede e Compartilhamento”.
  5. Na barra de opções no canto esquerdo clique em “Alterar as Configurações do Adaptador.
  6. Dê dois cliques rápidos no adaptador ativo para acessar as propriedades.
  7. Desça a barra de rolagem até a opção “IPv4” ou “IPv6” e clique duas vezes.
  8. Selecione a opção “Usar o seguinte endereço IP”.
  9. Configure com os dados fornecidos pela operadora e clique em “Ok” para confirmar as configurações.

Como saber se meu IP é fixo

Para saber o modo de IP do seu computador, percorra os caminhos explicados acima até a etapa “Usar o seguinte endereço IP”. 

Se nesta tela, já tiver uma faixa de IP configurada, então ele será fixo. 

Caso os campos estejam em branco e a opção “Obter um endereço de IP automaticamente” esteja marcada, quer dizer que seu IP está configurado como dinâmico.

Agora, para saber se o IP da sua provedora de internet é fixo ou dinâmico, você pode ler os termos do contrato de assinatura do plano de internet residencial. 

Caso queira descobrir de outra forma, você pode acessar as configurações do modem e observar se esse endereço de IP muda a cada vez que você reinicia o aparelho. Caso se mantenha, seu IP será fixo.

Qual a diferença entre IP Fixo e IP Dinâmico

O IP fixo, como o nome sugere, é constituído por uma sequência numérica que não muda, mesmo que você desligue seu modem ou seu computador

Já o IP Dinâmico é alterado com frequência, a cada vez que o usuário se conecta à rede ou quando seu tempo de uso expira. 

Por mudar constantemente, os endereços são mais difíceis de serem rastreados ou hackeados

Porém, com o IP dinâmico, algumas configurações são mais difíceis de serem feitas, como:

  • O acesso remoto ou o uso de uma Rede Privada Virtual (VPN).
  • Melhorar a conexão, devido à “negociação” que os servidores precisam fazer constantemente em busca de um endereço novo.

IP fixo ou dinâmico: qual o melhor?

A escolha pelo serviço ideal, vai depender das necessidades de cada usuário

O IP fixo é mais voltado aos planos de internet empresariais, devido à quantidade de dispositivos integrados à rede e as necessidades de usar algumas configurações que são facilitadas neste modelo. 

Além disso, a estabilidade na conexão é maior, o que garante mais eficiência durante o uso da internet em grande quantidade de processos simultâneos.

Quanto o IP dinâmico, é mais indicado a usuários comuns e redes domésticas. Um dos fatores determinantes para a escolha desse serviço é o fato de o valor ser muito menor. 

Os custos para arcar com IP fixo são altos e, na maioria das vezes, não compensa a contratação por parte de um usuário doméstico.

Quanto custa e como contratar um IP Fixo

O preço do serviço de IP fixo varia de acordo com a operadora e sua localização.

Algumas empresas telecom oferecem o IP fixo como um bônus na contratação de planos de internet com velocidades mais altas, além de combos e promoções. 

Para conhecer esses valores e contratar as opções disponíveis, basta entrar em contato com a fornecedora de internet da empresa e solicitar um orçamento.

Agora que você já sabe como funciona o IP Fixo, aproveite para fazer um teste de velocidade conosco e descubra se a velocidade que você contratou está sendo entregue corretamente!

Posts Relacionados

Aprenda como conectar internet na TV!

Autor: Anne Morais | 14 de julho de 2020
Para quem curte aproveitar ao máximo as opções de vídeos e streamings que a internet oferece, ter uma televisão conectada faz toda a diferença. Por…