Muitos clientes têm optado adquirir roteador 4G para suas residências.
Se você está pensando em aderir, esse artigo vai te ajudar a entender como funciona, quais são os planos encontrados no mercado e se vale a pena ou não!
Aproveite e faça também um teste de velocidade para saber se sua internet é rápida ou não!
O modem 4G, ou roteador 4G, é um aparelho que dispensa a internet a cabo.
Ele funciona com um chip. Da mesma forma que você tem um no seu celular que permite que o seu smartphone fique conectado.
A diferença é que os planos comercializados para internet residencial contam com mais franquia de dados.
Mas é possível encontrar até alguns planos onde você contrata a velocidade, mesmo sendo com a tecnologia 4G.
Após receber o aparelho roteador, tudo o que você precisa é inserir o chip já em funcionamento e ligar o dispositivo na tomada.
Ele vai disponibilizar um sinal wi-fi que é o que você usa para conectar seu celular, tablet, computador, etc.
Vale ressaltar que, na maioria das vezes, você precisa comprar o roteador à parte do plano. Ele passa a ser seu e, posteriormente, você pode apenas mudar a operadora e o plano, mantendo o equipamento.
A boa notícia é que as próprias provedoras comercializam esses aparelhos e você encontra opções de parcelamento para pagar junto com a mensalidade do serviço de internet.
Grande parte das operadoras oferece planos 4G com franquia de dados. Além de ter um limite de uso, a velocidade atingida não é das maiores.
A média de velocidade é de 5 Mega. Porém, é possível encontrar alternativas que chegam a 20 Mega.
Atualmente, entre as grandes provedoras nacionais, apenas a SKY Internet comercializa por velocidade de internet em vez de franquia. Sua velocidade varia de 2 a 25 Mega.
Não exatamente. O modem é o aparelho responsável por conectar a rede de internet ao seu computador. Para isso, é necessário um cabo que vai ligar o aparelho ao seu notebook ou PC.
Já o roteador fica por conta de ligar o modem a outros dispositivos, o que acontece por meio do wi-fi. Ele é que libera o sinal para você conectar os aparelhos sem necessidade de um cabo.
Atualmente, você encontra modem que já vem com roteador. Isso porque cada vez mais existe a necessidade de conectar vários dispositivos ao mesmo tempo à internet.
Até mesmo quando a operadora empresta o equipamento. Basta reparar nas ofertas que vêm com o anúncio “wi-fi grátis”.
O roteador 4G não precisa de modem. Isso porque a internet vai chegar até a sua casa via chip, com a tecnologia 4G.
O roteador 4G é prático para instalar e para usar. Mas, será que ele é para todo mundo? Confira o perfil de usuários que pode se dar bem com essa tecnologia:
Descubra a velocidade real da sua internet!
Faça o teste do Minha Conexão e descubra se está recebendo a velocidade contratada!
Muitos roteadores 4G são portáteis. Isso dá uma mobilidade perfeita para quem quer ficar sempre conectado em qualquer lugar.
Seja para uma reunião de negócios, fazer trabalho no uber ou no ônibus e até fazer uma viagem de fim de semana.
Você leva a internet com você e conecta no notebook ou fornece wi-fi para quem quiser.
As áreas rurais não costumam contar com internet banda larga a cabo. Isso porque não há infraestrutura adequada para que as operadoras levem a tecnologia necessária para a região.
Nesses casos, um roteador 4G rural atende bem e permite que o usuário fique conectado, já que o 4G tem maior alcance de sinal.
Como a maioria das ofertas de internet 4G é por franquia, os dados são limitados.
Na medida que você se conecta, vai gastando os dados. Ao acabar a velocidade é reduzida drasticamente.
Se você utiliza a internet para ver filmes e séries, jogar on-line e tem o costume de fazer uploads pesados, rapidamente sua franquia vai acabar.
O ideal é para quem usa redes sociais, acessa sites de notícia, acessa e-mails e outros tipos de sites e serviços mais leves.
Teste sua velocidade no Minha Conexão!
Descubra se você está recebendo a velocidade contratada no seu plano.
Não basta simplesmente adquirir um aparelho roteador 4G. É necessário um plano para que você tenha internet todos os meses, não é mesmo?
Cada vez mais operadoras têm oferecido essa opção, assim como comercializam o modem. O melhor é que você pode contratar tudo on-line e chega para você por correio!
Confira algumas operadoras que disponibilizam o serviço:
A internet da SKY por natureza é 4G. Se você optar contratar a operadora, essa é a única tecnologia disponível.
Por outro lado, a provedora não trabalha com franquia de internet. Ela comercializa velocidade. Conheça as opções:
O plano tem contrato de fidelidade de 12 meses. A operadora empresta o aparelho enquanto você utilizar o serviço e a instalação é feita por um técnico especializado da empresa. Em compensação, o roteador 4G da SKY não oferece a mobilidade de outros.
Ele deve ficar posicionado onde foi instalado, ou o sinal não funciona.
A Tim oferece duas opções de pacotes de internet para o roteador com chip 4G:
Você compra o equipamento necessário junto com a contratação do plano. A operadora permite, inclusive, que o valor seja parcelado e pago juntamente com a mensalidade do plano.
A velocidade alcançada com os planos da Tim é de até 5 Mega.
A Vivo comercializa o pacote de 100 GB de franquia para você usar no roteador com 4G. Você pode contratar por a partir de R$109,99 e você deve comprar dois tipos de aparelhos para utilizar o serviço.
Uma das opções é o Vivo Box. Esse equipamento lembra o roteador a cabo por seu formato, mas ele conta com um espaço para inserção do chip.
Assim como outros roteadores, ele propaga o wi-fi para que você possa conectar os aparelhos que quiser.
Outra alternativa é o Modem Wifi 4G. Ele conta com uma entrada USB e você pode conectá-lo no computador, notebook e até na Smart TV.
A velocidade máxima alcançada é de 20 Mega.
A Oi oferece três planos:
Também é oferecido o equipamento, que deve ser comprado pelo usuário para ter o sinal wi-fi. Os pacotes permitem que a velocidade da internet chegue a até 5 Mega de download.
O roteador 4G traz três grandes vantagens para o usuário:
Mas também há pontos negativos que devem ser considerados:
Quer comparar com planos de internet banda larga? Consulte quais são as opções na sua região!
Conteúdo atualizado em
Por Jessica Borges
Jessica Borges é graduada em Relações Públicas pela UFMG e pós-graduanda em Experiência do Usuário pela PUC-RS. Ela atua na produção de conteúdo há mais de 3 anos. Especialista em conteúdo no Minha Conexão, Jessica tem experiência na redação sobre serviços relacionados a tecnologia, internet, rankings de melhores provedores e tirar dúvidas dos usuários sobre testes de velocidade.
Carregando...