Taxa de Upload: uma parte importante da velocidade da internet!

A taxa de upload é uma importante variável da velocidade da internet. Mas você sabe o que ela significa na prática? Entenda tudo sobre aqui.

A taxa de upload é parte importante e presente em boa parte do nosso cotidiano online. Seja em sites de armazenamento online ou mesmo em perfis nas redes sociais.

Leia nossa matéria e descubra o que isso significa.

Taxa de Upload e a transferência de dados

Praticamente todas as operações que fazemos envolvendo uma rede de computadores dependem da comunicação entre duas ou mais partes.

Por exemplo, no caso de páginas que são acessadas pelo navegador, existe o computador que está fornecendo as informações para serem acessadas e outro computador que está recebendo os dados.

Os profissionais da área costumam chamar o computador que está fornecendo as informações de “Servidor”. Os demais computadores que acessam as páginas são chamados de “Clientes”.

O ato de enviar dados do servidor para o cliente é o que chamamos comumente de download. O caminho inverso, quando o usuário envia algum conteúdo para o servidor, é chamado de Upload.

Usar Upload para Salvar na Rede

É importante ter em mente que, por mais que o Upload seja usado como uma forma de operação de envio de dados, o termo pode ser aplicado para outros momentos.

Isso acontece quando o conteúdo transferido é mantido no servidor por algum tempo, ou seja, ele precisa ser “salvo.”

Por exemplo, anexar um arquivo em uma mensagem no seu e-mail pode ser chamado de upload. Por outro lado, o termo não é comumente usado para o simples ato de fazer uma pesquisa no Google.

Apesar de que, nesse caso, o próprio texto da pesquisa tenha sido enviado para o site do Google (na forma de upload).

Ações que levam o nome “upload” aparecem mais em sites de hospedagem de conteúdo online. É o caso do cadastro de novos vídeos do Youtube, já que o conteúdo desse site é mantido por quem faz os uploads.

Taxa de upload na sua Internet

Apesar de ser comumente ignorada pelos usuários, a taxa de upload também é muito importante e peça fundamental para o bom desempenho do seu link com a internet.

Na maior parte das vezes que uma operadora oferece links, as propagandas constando “x mega” só mencionam a taxa de download da internet banda larga, deixando o upload oculto.

A taxa de upload oferecida pelas operadoras geralmente fica bem abaixo do que é ofertado como taxa de download. Isso se dá porque recebemos muito mais informações do que enviamos, na maioria das tarefas mais comuns na internet.

Meça sua Taxa de Upload com o Minha Conexão

Uma taxa de upload ruim pode afetar negativamente a sua navegação na internet banda larga. Ou seja, é importante fazer o teste de velocidade – Speed Test MinhaConexão – com alguma frequência.

No caso, acessando o site do Minha Conexão você consegue conferir tanto a taxa de upload como a de download e garantir que está recebendo os dados que contratou com a operadora. Confira no www.minhaconexao.com.br

Posts Relacionados

SpeedTest Copel – Quando devo usar?

Autor: minhaconexao | 8 de maio de 2019
Veja mais detalhes sobre o SpeedTest Copel e quando você deve ou não utilizá-lo! Muitos conhecem o Speed Test Copel, que nada mais é do…