Link dedicado: O que é, como funciona, vantagens e desvantagens

Cada vez mais as empresas e pessoas dependem da internet banda larga para dar prosseguimento a muitos dos seus processos internos. Uma boa solução para o problema de instabilidade da internet convencional, é a contratação de um link dedicado.

Mas, você sabe como funciona esse serviço e como ele pode beneficiar os processos da sua empresa? É o que mostraremos neste artigo!

O que é link dedicado e como funciona?

Link dedicado é uma solução voltada ao setor corporativo Seu objetivo é garantir melhor estabilidade e segurança na conexão e transmissão de dados. 

Isso possibilita que as empresas realizem seus compromissos digitais com mais eficiência e rapidez, pois não precisam compartilhar os “caminhos” que a internet percorre na rede com outros links.

É como se, basicamente, esses dados fossem transmitidos por “estradas” na rede, com o link dedicado sendo uma espécie de atalho exclusivo, sem curvas ou obstáculos que atrasam sua chegada ao destino.

Para quem o link dedicado é recomendado?

O link dedicado é recomendado para empresas que têm um tráfego de rede muito intenso

Normalmente, elas precisam de eficiência e agilidade na hora de transmiti-los, para que não haja gargalos que atrapalhem a produtividade dos funcionários e colaboradores.

Quando se usa uma rede de internet fibra ótica B2C, por exemplo, a conexão com o servidor é compartilhada, fazendo com que, em horários de pico, aconteça um congestionamento dessa rede, causando lentidão na transmissão de dados. 

Isso pode acarretar, por exemplo, muitos travamentos ou queda de conexão em reuniões por chamadas de vídeo e/ou demora para transmitir aqueles documentos importantes que precisam ser enviados com urgência.

Qual a diferença entre link dedicado e banda larga?

Apesar de as duas tecnologias serem muito parecidas, a diferença real está em como este tráfego é feito

O link dedicado entrega muito mais estabilidade que a banda larga convencional. Então, mesmo que a velocidade contratada seja menor, a entrega será de 100% desse pacote.

Já a banda larga tem uma margem de garantia de 80% da velocidade contratada.

Isso se dá pelo fato do link dedicado ter uma estrutura mais aprimorada, com canais exclusivos entre o servidor e o modem do usuário.

Isso faz com que a banda oferecida em contrato, trafegue em sua potência máxima, devido ao não compartilhamento de canais com os clientes da banda larga.

Quais as vantagens do link dedicado?

As vantagens de se obter um link dedicado para sua empresa são inúmeras, mas também existem alguns reveses que devem ser considerados na hora da contratação do plano empresarial

Vamos abordar algumas delas a seguir.

1. Oscilação mínima

Um dos grandes diferenciais do link dedicado, é a eficiência com que a conexão é entregue. Isso faz com que gere o mínimo de oscilação possível na rede, evitando quedas e falhas na conexão.

Algumas empresas atuam em ramos que não podem ter seu acesso interrompido ou comprometido por alguma lentidão, causando prejuízos significativos.

2. Segurança

Por ter um canal exclusivo de transferência de dados, as informações da empresa ficam muito mais seguras. 

Com o link dedicado, as informações são transmitidas por meio de processos muito mais organizados.

Eles facilitam essa proteção, já que todo arquivo enviado é considerado um dado crítico ou sigiloso.

3. Suporte especializado

Outra vantagem do link dedicado é o suporte que se obtém da empresa que fornece esse tipo de serviço. 

Para o caso da tecnologia ADSL , existem equipes de manutenção especializadas e dedicadas a resolver qualquer problema antes mesmo que afete a conexão da empresa. 

Isso só é possível devido ao monitoramento constante do sinal e a facilidade de identificação de qualquer causa de oscilação.

Já com o link convencional, como a internet a cabo,  esse suporte não é tão otimizado. Afinal, ele depende do direcionamento e divisão da equipe para atender uma quantidade muito maior de clientes, dentro de um mesmo servidor. 

Isso faz com que esse processo de reparo leve muito mais tempo do que o esperado pelo cliente para ser resolvido.

4. Escalabilidade

Contratar um serviço e precisar ficar aumentando seu pacote a cada expansão de computadores da empresa, pode ser frustrante e prejudicial ao balanço financeiro, dependendo do plano contratado. 

Com o link dedicado, as chances disso acontecer são menores. Isso porque ele permite uma escalabilidade maior, se comparado ao link convencional. 

Ou seja, caso haja essa expansão no futuro, com a inclusão de novos dispositivos na rede, a estabilidade do sinal vai permitir que a conexão seja mantida com o mínimo de perda.

Além disso, pela qualidade do sinal de internet ser superior ao link convencional, as diferenças na velocidade de conexão também serão mínimas, fazendo com que os processos utilizados pela empresa se mantenham estáveis e eficientes.

5. Aumento da produtividade

A maioria dos processos de algumas empresas dependem do uso da internet, seja para acessar um e-mail ou até mesmo gerenciar frotas de veículos espalhados pelo país. 

Para os funcionários responsáveis por esses processos realizarem suas tarefas com eficiência, a conexão tem que ser impecável.

Problemas de lentidão na internet, queda de sinal e congestionamento de tráfego podem levar até a perda de arquivos, fazendo com que seja necessário um retrabalho por parte do colaborador. 

6. Reuniões sem quedas

A banda larga convencional, por compartilhar os canais de tráfego de dados com inúmeros clientes, acaba prejudicando o acesso, caso esta via esteja congestionada. 

Somado a isso, existe o fato das empresas não entregarem 100% das taxas contratadas, seja de download ou upload.

Se tratando do link dedicado, esse problema não ocorre. Pois, além do canal exclusivo, a velocidade contratada será entregue em sua totalidade e com muito mais estabilidade. 

Isso permite que as reuniões feitas por chamada de vídeo, por exemplo, fluam sem quedas, lentidão ou maiores prejuízos à conexão.

Quais as desvantagens do link dedicado?

A desvantagem de contar com um link dedicado na empresa, fica por conta do custo mais elevado, tanto na instalação quanto na manutenção, se comparado ao serviço convencional. 

Porém, o que ela pode entregar em questão de confiabilidade e segurança, pode fazer valer esse investimento, já que os processos serão realizados de maneira mais eficiente.

Agora que descobriu como funciona um link dedicado e as vantagens que ele pode trazer, faça um teste de velocidade e compare veja se a sua operadora está entregando tudo que foi contratado. 

Posts Relacionados