Minha Conexão

Saiba mais sobre Link Dedicado, uma solução para empresas

Nesta página você encontra:

ver mais
ver menos

Link dedicado é uma solução voltada ao setor corporativo Seu objetivo é garantir melhor estabilidade e segurança na conexão e transmissão de dados.

Isso possibilita que as empresas realizem seus compromissos digitais com mais eficiência e rapidez, pois não precisam compartilhar os “caminhos” que a internet percorre na rede com outros links.

É como se, basicamente, esses dados fossem transmitidos por “estradas” na rede, com o link dedicado sendo uma espécie de atalho exclusivo, sem curvas ou obstáculos que atrasam sua chegada ao destino.

 

Qual a diferença de link dedicado e IP fixo?

Enquanto um link dedicado se refere à conexão física, o IP fixo é uma característica da configuração de rede.

Um link dedicado refere-se a uma conexão de rede reservada exclusivamente para um único cliente, oferecendo alta largura de banda e desempenho consistente.

Já o IP fixo é um endereço IP que não muda, facilitando a identificação de dispositivos na internet.

Apesar de as duas tecnologias serem muito parecidas, a diferença real está em como este tráfego é feito.

link dedicado entrega muito mais estabilidade que a banda larga convencional. Então, mesmo que a velocidade contratada seja menor, a entrega será de 100% desse pacote.

Já a banda larga tem uma margem de garantia de 80% da velocidade contratada.

Isso se dá pelo fato do link dedicado ter uma estrutura mais aprimorada, com canais exclusivos entre o servidor e o modem do usuário.

O que faz com que a velocidade oferecida em contrato trafegue em sua potência máxima, devido ao não compartilhamento de canais com os clientes da banda larga.

Para quem é recomendado?

O link dedicado é recomendado para empresas que têm um tráfego de rede muito intenso.

Normalmente, elas precisam de eficiência e agilidade na hora de transmiti-los, para não haver gargalos que atrapalhem a produtividade dos funcionários e colaboradores.

Ao usar uma rede de internet fibra ótica B2C, por exemplo, a conexão com o servidor é compartilhada, fazendo com que, em horários de pico, aconteça um congestionamento dessa rede, causando lentidão na transmissão de dados.

Isso pode acarretar, por exemplo, muitos travamentos ou queda de conexão em reuniões por chamadas de vídeo e/ou demora para transmitir aqueles documentos importantes que precisam ser enviados com urgência.

As vantagens de se obter um link dedicado para sua empresa são inúmeras, mas também existem alguns reveses que devem ser considerados na hora da contratação do plano empresarial.

Abordaremos algumas delas a seguir.

1. Oscilação mínima

Um dos grandes diferenciais do link dedicado, é a eficiência com que a conexão é entregue. Isso faz com que gere o mínimo de oscilação possível na rede, evitando quedas e falhas na conexão.

Algumas empresas atuam em ramos que não podem ter seu acesso interrompido ou comprometido por alguma lentidão, causando prejuízos significativos.

comparar

A sua internet está travando muito?

Teste sua velocidade e veja se você está recebendo a velocidade contratada!

TESTE DE VELOCIDADE

2. Segurança

Por ter um canal exclusivo de transferência de dados, as informações da empresa ficam muito mais seguras.

Com o link dedicado, as informações são transmitidas por meio de processos muito mais organizados. Eles facilitam essa proteção, já que todo arquivo enviado é considerado um dado crítico ou sigiloso.

3. Suporte especializado

Outra vantagem do link dedicado é o suporte obtido da empresa que fornece esse tipo de serviço.

Para o caso da tecnologia ADSL, existem equipes de manutenção especializadas e dedicadas a resolver qualquer problema antes mesmo que afete a conexão da empresa.

Isso só é possível devido ao monitoramento constante do sinal e a facilidade de identificação de qualquer causa de oscilação.

Já com o link convencional, como a internet a cabo, esse suporte não é tão otimizado. Afinal, ele depende do direcionamento e divisão da equipe para atender uma quantidade muito maior de clientes, em um mesmo servidor.

Isso faz com que esse processo de reparo leve muito mais tempo do que o esperado pelo cliente para ser resolvido.

4. Escalabilidade

Contratar um serviço e precisar ficar aumentando seu pacote a cada expansão de computadores da empresa, pode ser frustrante e prejudicial ao balanço financeiro, dependendo do plano contratado.

Com o link dedicado, as chances disso acontecer são menores. Isso porque ele permite uma escalabilidade maior, se comparado ao link convencional.

Ou seja, caso haja essa expansão no futuro, com a inclusão de novos dispositivos na rede, a estabilidade do sinal permite que a conexão seja mantida com o mínimo de perda.

Além disso, pela qualidade do sinal de internet ser superior ao link convencional, as diferenças na velocidade de conexão também serão mínimas, fazendo com que os processos utilizados pela empresa se mantenham estáveis e eficientes.

comparar

Descubra a velocidade real da sua internet!

Faça o teste do Minha Conexão e descubra se está recebendo a velocidade contratada!

TESTE SUA INTERNET

5. Aumento da produtividade

A maioria dos processos de algumas empresas dependem do uso da internet, seja para acessar um e-mail ou até mesmo gerenciar frotas de veículos espalhados pelo país.

Para os funcionários responsáveis por esses processos realizarem suas tarefas com eficiência, a conexão tem que ser impecável.

Problemas de lentidão na internet, queda de sinal e congestionamento de tráfego podem levar até a perda de arquivos, fazendo com que seja necessário um retrabalho por parte do colaborador.

6. Reuniões sem quedas

A banda larga convencional, por compartilhar os canais de tráfego de dados com inúmeros clientes, acaba prejudicando o acesso, caso esta via esteja congestionada.

Somado a isso, existe o fato das empresas não entregarem 100% das taxas contratadas, seja de download ou upload.

Se tratando do link dedicado, esse problema não ocorre. Pois, além do canal exclusivo, a velocidade contratada será entregue em sua totalidade e com muito mais estabilidade.

Isso permite que as reuniões feitas por chamada de vídeo, por exemplo, fluam sem quedas, lentidão ou maiores prejuízos à conexão.

Quais são as desvantagens?

A desvantagem de contar com um link dedicado na empresa, fica por conta do custo mais elevado, tanto na instalação quanto na manutenção, se comparado ao serviço convencional.

Porém, o que ela pode entregar em questão de confiabilidade e segurança, pode fazer valer esse investimento, já que os processos serão realizados de maneira mais eficiente.

Agora que descobriu como funciona um link dedicado e as vantagens que ele pode trazer, faça um teste de velocidade e compare veja se a sua operadora está entregando tudo que foi contratado.

No Brasil, várias operadoras e provedores de serviços de telecomunicações oferecem link dedicado para empresas e organizações que necessitam de conectividade confiável e de alta velocidade.

Separamos 5 provedores nacionais que oferecem esse serviço!

Vivo

A Vivo oferece dois tipos de link dedicado para empresas:

  • Ethernet Line: focado em fornecer conectividade dedicada de alta velocidade para uma única localidade.
  • Metrolan: é projetado para interconectar várias localidades em uma área metropolitana, oferecendo uma solução de rede local confiável e de alta velocidade para empresas com operações distribuídas.

Para saber mais detalhes, acesse a página da operadora.

Claro

O link dedicado da Claro Empresas proporciona conectividade confiável, velocidades ultrarrápidas e suporte técnico especializado, sendo uma solução ideal para empresas que dependem de uma infraestrutura de rede robusta e de alto desempenho para suas operações críticas.

Para obter mais detalhes sobre essa oferta, é necessário falar com um representante da operadora.

Algar

A Algar Telecom oferece soluções de conectividade empresarial, incluindo link dedicado, para clientes em várias regiões do Brasil. Eles fornecem conexões de fibra óptica e rádio enlace com alta velocidade e qualidade de serviço, atendendo às necessidades específicas de cada organização.

Confira os pacotes disponíveis e como contratar falando com um gerente de soluções da empresa.

TIM

O LAN Connect é a solução corporativa da TIM, que oferece uma conexão rápida para ligar redes locais (LAN), permitindo criar redes privadas seguras e eficientes.

Sua principal vantagem é que você pode conectar o serviço diretamente ao seu switch usando interfaces Ethernet, sem precisar de equipamentos extras.

Caso queira contratar, é necessário falar com um consultor TIM.

Oi

A Oi oferece dois tipos de link dedicado:

  • Oi Fibra Dedicado (com velocidades assimétricas): a velocidade de download é mais rápida que a de upload. Por exemplo, em um plano de 100 Mbps, você pode ter 40 Mbps de upload e 100 Mbps de download.
  • Oi Fibra Dedicado+ (com velocidades simétricas): as velocidades de upload e download são iguais.

Além disso, os planos Oi Fibra Dedicado de até 100 Mbps e Oi Fibra Dedicado+ de até 100 Mbps vêm com um modem router incluso.

Você pode contratar diretamente pelo site da operadora.

BUSCANDO PLANOS

Ficou interessado em planos de internet empresarial?

Confira os principais planos e ofertas de internet para sua empresa 

VER PLANOS

Conteúdo atualizado em

Jessica Borges

Por Jessica Borges

Jessica Borges é graduada em Relações Públicas pela UFMG e pós-graduanda em Experiência do Usuário pela PUC-RS. Ela atua na produção de conteúdo há mais de 3 anos. Especialista em conteúdo no Minha Conexão, Jessica tem experiência na redação sobre serviços relacionados a tecnologia, internet, rankings de melhores provedores e tirar dúvidas dos usuários sobre testes de velocidade.

Carregando...