Internet via rádio e internet fibra óptica

Desde que a internet chegou já passou por várias modificações e entre elas a sua popularização e forma como a recebemos em nossos lares foi uma das mais marcantes, sendo feita de várias formas, com os métodos dois mais comuns sendo feito via rádio ou Fibra óptica.

A internet hoje é a maior rede de comunicação dos tempos modernos e vem avançando cada vez mais em nosso cotidiano.  Hoje em dia é muito comum ver pessoas por toda parte usando essa forma fantástica de interagir com o mundo, seja para conversar com amigos, para postar fotos nas redes sociais ou mesmo como uma ferramenta de trabalho.

Por isso é importante sempre fazermos um teste de velocidade e sabermos qual internet tem a velocidade mais apropriada para ser usada.

 

O que é internet via rádio? Como funciona?

A internet via rádio é um sistema simples e de fácil acesso de se ter em casa. Consiste em enviar o sinal através de um link utilizando provedores que são chamados de (pops) com a ajuda de uma torre instalada em um ponto central que não tenha interferência, além de uma antena captadora de sinal em seu computador

O que é internet via fibra óptica? Como funciona?

Ao passar do tempo a internet vem cada vez mais evoluindo e melhorando sua velocidade, com métodos de envio e recebimento de dados. No momento o melhor método de conexão é a fibra óptica que possui menos interferência e mais velocidade.

Ela é composta por “fios de vidro” e revestimento de uma camada plástica reflexiva, fazendo assim um fio potente, trazendo dentro uma fonte de luz que liga e desliga rapidamente e imperceptivelmente, proporcionando a velocidade de comunicação de forma mais rápida, sem cortes e sem paralização do conteúdo a ser usado.

Qual a melhor conexão de internet via rádio ou via fibra óptica?

A conexão via rádio tem como vantagem a sua disponibilidade em quase todos os lugares e uma forma de fácil montagem, pois um servidor recebe o link e distribui em forma de sinal, que pode ser recebido pelos mais diversos aparelhos.

Suas desvantagens são: a queda da conexão sempre que alguma coisa fique entre o sinal do provedor e o receptor do cliente, além da restrição de velocidade, já que essa rede consiste em uma forma compartilhada entre todos os dispositivos que estão conectados na mesma rede, com velocidade baixa, sendo muito difícil fazer download e upload.

Um fator que deixou esse método para trás foi a falta de planos com velocidades mais atraentes, pois se limitam praticamente entre 250Kbps até 1 ou 2Mbps.

A Fibra Ótica tem como a sua maior vantagem e propósito uma conexão mais estável e sem interrupções, trazendo uma experiência melhor de navegação.

Cada vez mais comercializada, a Fibra Ótica é muito mais rápida para fazer qualquer atividade que se necessita de internet entre elas: baixar imagens, músicas, fotos, chamadas de voz, vídeo e também utilizar serviços mais pesados como stream e jogos, não deixando na mão empresas que adotem por ela para conectar um grande número de maquinas e até criação de servidores internos.

Com sua velocidade diferente da via rádio vai até 300Mbps por ser uma ligação direta entre empresa e cliente, essa velocidade é mais garantida.

O site da MinhaConexão tem a maior rede de provedores associados no Brasil. São mais de 1500 provedores cadastrados e o sistema é instalado no servidor do provedor.

O site da MinhaConexão garante precisão nos resultados no teste de velocidade de conexão com a internet, além de fornecer o histórico de testes já realizados. Você pode salvar e imprimir para usar como prova de problemas com sua internet.

Posts Relacionados