Entenda a importância de um bom host na otimização do seu site

Mesmo quem não entende do assunto de forma técnica sabe que uma das funcionalidades que mais pesam durante a criação de um site é a sua hospedagem.

Isso porque, de forma geral, a escolha do serviço influencia diretamente no desempenho de uma página online, afetando seu armazenamento de dados, o tempo de carregamento e a detecção de possíveis ameaças.

Mas as coisas não param por aí. Pensando nisso, a seguir, preparamos um conteúdo especial para tirar todas as suas dúvidas em relação ao tema, entender a sua importância e te incentivar a investir em um host de qualidade o quanto antes. Leia mais!

Qual a relação entre o host e o site? 

Basicamente, o host (serviço de hospedagem) é o local na rede onde os dados de um determinado site estão armazenados, de forma que seja possível encontrá-lo na Internet. 

Desse modo, no momento em que o arquivo é disponibilizado para o servidor, é possível que o site seja encontrado pelos seus visitantes através dos buscadores e acesso pelo domínio registrado. 

Existem vários tipos de hospedagem disponíveis hoje. Entre eles, podemos citar: 

  • Virtual Private Server (VPS): Na tradução, significa Servidor Virtual Privado, muito comum em projetos maiores ou em empresas de grande porte, devido à sua capacidade e velocidade;
  • Hospedagem compartilhada: Procurado pela maioria dos sites, já que possui o melhor custo x benefício, quando comparado com outros tipos;
  • Hospedagem gratuita: É mais indicado para projetos menores, que não tenham objetivo de rentabilização ou grandes expectativas.

Na hora de escolher por um tipo de host, é importante considerar os modelos com bom desempenho e que estejam em atividade, onde as características mais procuradas são: 

  • Suporte: Ponto muito importante, já que a maioria das empresas de pequeno e médio porte não possuem uma equipe de TI dedicada à gestão do site. Por isso é necessário que a hospedagem ofereça esse serviço;
  • Uptime: Essa é uma atividade que está relacionada com o tempo de trabalho do site que está no ar. Vale destacar que a maioria das empresas trabalham com 99,9% de disponibilidade, ou seja, com apenas 0,01% de indisponibilidade. Esse é um nível seguro para evitar a insatisfação do consumidor;
  • Stage: A solução mais completa em conversão, segurança e performance no WordPress. É uma das principais plataformas para criação de sites, por se tratar de uma ferramenta livre e customizável. 

Que outras características influenciam na classificação positiva de um site?

Eventualmente, existirão características que vão variar de acordo com cada persona e a dinâmica do negócio. De toda forma, durante o desenvolvimento de uma página, é necessário ficar de olho pelo menos em elementos básicos, como: 

Velocidade de acesso

Como a navegação de qualquer site deve ser rápida (pois afeta a experiência do internauta), sua velocidade de conexão precisa ser um dos principais itens a serem trabalhados ao longo do processo de desenvolvimento e infraestrutura. Além disso, o sucesso das estratégias de SEO sofrerá influência direta por conta da velocidade.

Segurança

O Google pontua positivamente os sites que são seguros e possuem políticas contra vírus e demais ameaças. Quanto maior for o risco de ocorrer uma invasão, mais possibilidades de que posições sejam perdidas no Google, já que essa é uma premissa básica. Sendo assim, é necessário utilizar mecanismos de segurança para mitigar os riscos de ataque.

Conteúdo relevante

Sites verdadeiramente preocupados com sua reputação e público-alvo priorizam conteúdos relevantes, que agreguem valor ao seu usuário — e não apenas com fins de conversão. Isso permite estabelecer um relacionamento saudável entre o público e a página, fazendo com que as visitas cresçam.

SEO On Page

Esse é um processo que une diversas técnicas que visam a melhoria do posicionamento do site nos mecanismos de busca, principalmente o Google. Portanto, ao longo do desenvolvimento de uma página, devem ser colocadas em prática as boas práticas de SEO, para que ele possa ranquear e dar bons resultados.

Por que você precisa investir em desempenho? 

A verdade é que não existe sucesso em um site em que o desempenho seja ruim! Se você tiver uma página com um bom desempenho, maiores serão as chances de conseguir um envolvimento mais significativo com seus visitantes. No fim do dia, isso também significará mais rentabilidade.

Destacamos que, hoje, mais do que nunca, a concorrência está muito grande no ambiente online. Afinal, são diversos portais falando sobre assuntos semelhantes, cada qual com um estilo e tipo de linguagem únicos. Nesse sentido, oferecer uma qualidade de navegação maior é, sem sombra de dúvidas, garantir mais chances de conquistar a atenção do internauta

Além disso, o desempenho afeta bastante o posicionamento nos buscadores, principalmente no Google, uma vez que é um dos fatores considerados pelo algoritmo. Em outras palavras, ao apresentar lentidão no carregamento, o site terá uma pontuação ruim em uma das métricas, influenciando na classificação final e, consequentemente, no seu ranqueamento.

E então, conseguiu esclarecer suas dúvidas com o nosso conteúdo? No nosso blog, você encontra diversas outros materiais como esse sobre tecnologia!

Posts Relacionados