Entenda o que é ping e como usá-lo no teste de velocidade de conexão

O que é ping?

Quem adora o universo da internet, certamente já ouviu falar sobre o famoso ping. Mas nem todo mundo sabe o que é ping e o que ele faz. Antes de qualquer coisa, é preciso deixar claro que, embora atualmente o ping seja considerado a sigla para “Packet InterNet Grouper”, Michael Muuss, o criador do sistema, deixou claro que seu objetivo ao dar esse nome era, na verdade, fazer uma analogia ao som de um sonar.

O motivo dessa analogia veio do fato do ping agir de forma semelhante a um sonar, porém, com foco no mundo virtual. É por esse comando que seu computador é capaz de medir quantos milissegundos (ms) um pacote de informações leva para ir até um destino e voltar. De forma simples, quanto menor o valor que ele retornar, mais rápida é sua conexão.

O envio do ping geralmente envolve vários aspectos, como o tamanho do pacote utilizado, o nome do equipamento “pingado”, o tempo de vida e a latência, além do número de sequência do pacote ICMP.

Todos esses tempos são dados em milissegundos (ms). Para jogos online, ter o ping em um estado equilibrado ou baixo influencia significativamente na qualidade do andamento do jogo, que pode apresentar atrasos e problemas de conexão caso ele esteja alto demais.

Você já sabe um pouco mais sobre o que é ping, mas é curioso dizer que em 2003, o ping começou a perder utilidade, visto que muitos provedores ativaram filtros para proteger os computadores de alguns malefícios, que usam requisições do comando para derrubar e apagar servidores. Entretanto, nas redes residenciais, o ping ainda é utilizado com alguma frequência, ainda que a interferência de roteadores possa bloquear o protocolo utilizado pelo ping e prever resultados incorretos.

Mas, o fato é que embora o ping esteja perdendo a utilidade, muitas pessoas ainda gostam de usá-lo para medir a velocidade do tráfego de informações.

Por esse motivo, nesse post vamos explicar como acessar esse comando, e assim descobrir quanto tempo seu computador leva para acessar cada site.

Agora que você já entendeu bem e já sabe o que é ping, para realizar o teste, basta executar o prompt de comando do computador abrindo o “menu iniciar”, ou a ferramenta de pesquisa do sistema, e digitar “cmd” pressionando “enter” logo após.

Dentro do prompt, digite o termo “ping” juntamente do endereço do site ou servidor que você deseja acessar para a medição. Depois de pressionar “enter” e aguardar por alguns instantes, o prompt irá exibir informações sobre o tempo de resposta e os pacotes enviados e recebidos.

Caso o número de pacotes perdidos não seja igual a zero, isso indica que a sua conexão pode estar com problemas.

No final das informações é possível visualizar a média do ping em milissegundos com base nos testes realizados.

Para verificar a velocidade de download ou internet, você também pode usar um medidor de velocidade. O site Minha Conexão é um portal que funciona como uma ferramenta de teste de velocidade, que traz muitos benefícios, como verificação de internet através de relatório, acompanhamento dos testes de conexão já realizados e ainda outros.

O site Minha Conexão possui a maior rede de associados do país e é referência na realização de teste de velocidade nos provedores de internet. Saiba mais!

Posts Relacionados