Minha Conexão

Entenda como funciona o download via torrent

Antigamente, todos os downloads eram feitos através de dois protocolos: HTTP e FTP. Tais downloads eram feitos através do próprio navegador, que se conectava ao servidor de origem do arquivo e solicitava a permissão para baixar uma cópia dele.

Porém, conforme o tempo foi passando, essa deixou de ser a solução ideal para todos os usuários, já que não era possível enviar arquivos pessoais, como filmes, músicas, jogos e demais arquivos, para outras pessoas. Mesmo assim, esse tipo de download existe até os dias de hoje.

Outro problema comum nos downloads convencionais é a baixa velocidade de download, que muitas vezes não chega à capacidade máxima de sua conexão, como a indicada em um teste de velocidade. Isso ocorre por que, geralmente, o arquivo está em um servidor que acaba sobrecarregado com tantos downloads simultâneos.

Foi para acabar com esse problema de uma vez por todas, oferecendo a flexibilidade que os usuários desejavam, que foi desenvolvida uma nova forma de trocar arquivos: as redes P2P (peer-to-peer).

Como funcionam as redes P2P?

Essas redes foram um sucesso no começo da década passada, com programas como Kazaa, Shareaza, eMule e Ares. Dificilmente alguém que gostava de músicas e filmes não tinha um desses programas instalados no computador.

O funcionamento desses programas para downloads de arquivos era diferente do que se via nos protocolos HTTP e FTP, pois os computadores de cada usuário atuava também como um servidor. Então, a troca de arquivos se tornou muita mais fácil.

Porém, mesmo assim, não era possível ter uma estabilidade muito grande: caso a internet da pessoa que estava “cedendo” o arquivo caísse ou apresentasse algum problema, o download do usuário era interrompido. Isso fazia com que vários downloads não pudessem ser concluídos.

Então, chegou uma nova evolução: o protocolo P2P deu lugar a um protocolo mais moderno, eficiente e prático, chamado de BitTorrent, que são os tão falados torrents.

Como Funcionam os Torrents?

A similaridade desse protocolo com o P2P é bastante grande, e seu funcionamento também. Porém, para que tudo pudesse ficar mais organizado e também mais prático, foram feitas algumas mudanças importantes.

Primeiramente, passaram a ser utilizados servidores, conhecidos como trackers, para o armazenamento dos arquivos. Esses trackers são recheados de informações para que o envio e o recebimento  dos dados ocorran com muito mais velocidade.

O sistema de torrent também tem uma característica meritocrática: aqueles que compartilham mais arquivos também tem direito de baixar mais arquivos. Logo, quanto melhor for o comportamento de um usuário de torrent, mais vantagens ele poderá desfrutar.

Para iniciar o download de algum arquivo, primeiramente é necessário ter um programa que faça o download de arquivos a partir dos torrents. Existem vários que podem ser encontrados na internet, mas o uTorrent é um dos mais famosos. Era também necessário encontrar, em algum site, um arquivo semente, com a extensão .torrent, que continha as informações do arquivo a ser baixado.

No entanto, para evitar processos por pirataria, os arquivos .torrent estão, cada dia mais, dando espaço para os “Magnet Links”, que é uma nova tecnologia que elimina a necessidade de um tracker (servidores cujos proprietários podiam ser processados por pirataria)

Bom após encontrar seu arquivo semente, do tipo .torrent ou magnet link basta clicar sobre o mesmo. O programa de torrent já exibirá todas as informações sobre o arquivo desejado, cabendo ao usuário autorizar o download ou não.

Depois de fazer um teste rápido no servidor, o programa de torrent verificará todos os computadores que possuem o arquivo que o usuário deseja baixar, seja ele parcial (peer) ou completo (seed). Quanto mais seeds e peers um arquivo tiver, mais rápido poderá ser feito o download.

Assim que o usuário baixa uma parte considerável do arquivo, ele passa a ser um peer, enviando dados para ajudar outros que também estão baixando aquele mesmo arquivo. Quando o download está finalizado, o usuário se transforma em um seed, ou seja, mais uma fonte completa para quem deseja baixar o arquivo.

As principais vantagens dos torrents é o fato de que é possível baixar a velocidades muito altas, com poucas instabilidades. Além disso, a forma cooperativa com a qual a rede funciona faz com que os usuários se conscientizem de sua importância como colaborador.

Não há grandes desvantagens, a não ser que existe a possibilidade de que o arquivo seja um vírus ou um arquivo falso. Porém, nos downloads da internet convencional também não estão livres de virus, portanto, é sempre importante tomar cuidado usando um bom antivirus.

Uma outra desvantagem é que, ao se transformar em um seed, você estará gastando parte de sua banda de internet para ajudar os outros usuários da rede. Isto é importante para que o sistema funcione para todos, mas você precisa tomar cuidado para não estourar seu limite mensal de dados (sim, algumas internets fixas também têm limites na franquia de dados)

comparar

Descubra a velocidade real da sua internet!

Faça o teste do Minha Conexão e descubra se está recebendo a velocidade contratada!

TESTE SUA INTERNET

Um teste de velocidade pode ajudar a ter certeza dos downloads?

Muitas vezes, o usuário tem uma velocidade de internet contratada junto à provedora, mas acaba não sendoa velocidade que chega até sua casa. Isso é bastante prejudicial, tanto na parte dos downloads quanto dos uploads, já que o torrent demanda ambas conexões.

Para ter certeza sobre a velocidade que está recebendo, o ideal é fazer sempre um teste de velocidade. Se esta for menor do que o combinado, cabe fazer uma reclamação junto a empresa.

Mas lembre-se de desligar seus downloads, e seus torrentes, antes de fazer o teste de velocidade.

O blog da MinhaConexão conta com vários artigos para te ajudar a entender melhor a sua internet e as novas tecnologias desse ramo. O MinhaConexão também conta com uma ferramenta para teste de velocidade, que funciona da mesma forma que um speed test, para que o usuário saiba a real velocidade da sua conexão de internet.

Conteúdo atualizado em

Jessica Borges

Por Jessica Borges

Jessica Borges é graduada em Relações Públicas pela UFMG e pós-graduanda em Experiência do Usuário pela PUC-RS. Ela atua na produção de conteúdo há mais de 3 anos. Especialista em conteúdo no Minha Conexão, Jessica tem experiência na redação sobre serviços relacionados a tecnologia, internet, rankings de melhores provedores e tirar dúvidas dos usuários sobre testes de velocidade.

Carregando...