Entenda a diferença entre o Wi-Fi do roteador com 2,4 GHz e 5 GHz

Tanto faz ter um roteador habilitado para 2,4 GHz ou 5 GHz . Quer dizer, quase isso…2,4 GHz ou 5 GHz são tipo de frequências que não são controladas por órgãos reguladores. Qualquer dispositivo pode adotar os 2,4 GHz ou os 5 GHz para a transmissão. Esse fato é importante para poder entender melhor como funciona o Wi-fi para ambos os casos.

Logo abaixo você vai conferir todas as informações sobre o assunto e também saber como testar a velocidade da sua internet!

Saiba mais sobre as diferenças

Quanto maior for a frequência, o tráfego de dados e o consumo de energia elétrica também será maior, enquanto a distância alcançada diminui. Inicialmente o IEEE, órgão internacional que padroniza os protocolos para transmissão de dados, havia designado a frequência de 5 GHz para dispositivos móveis.

Ambas as opções de frequência funcionam muito bem atualmente e cabe ao consumidor decidir caso a caso o que melhor lhe convém. A frequência de 2,4 GHz é a mais usada, o que significa que há congestionamento maior no tráfego de dados.

Teclados, impressoras, telefones sem fio, celulares, etc., são aparelhos que utilizam a transmissão wireless 2,4 GHz. Entretanto, ao longo de anos novas tecnologias tornam o funcionamento dessa frequência muito melhor evitando que haja congestionamento constantemente.

Desenvolver produtos funcionando em 2,4 GHz sai mais barato porque a indústria inteira se estabeleceu em torno desta frequência, tornando a produção de antenas, rádios e chips mais baratos do que nos dispositivos focados em 5 GHz.

A frequência de 5 GHz se for comparada com a de 2,4 GHz ainda parece ser inexplorada. O sinal tende a ser mais limpo e a conexão não precisa disputar espaço com as de outros dispositivos, os dados trafegam com mais facilidade. Os consumidores não devem considerar os 5 GHz como melhor opção devido somente a este fator.

Então qual roteador escolher? Tenha em mente que as maiores parcelas de celulares fabricados utilizam a frequência de 2,4 GHz. A conexão pode chegar a até 54 Mbps se todos os elementos envolvidos nessa equação estiverem em perfeita harmonia — conjunto wireless do dispositivo, modem, roteador etc. Existem maneiras de melhorar o sinal de seu roteador Wi-Fi.

Os roteadores de 5 GHz também têm sua importância. Redes complexas envolvendo vários Access points tendem a ser construídas com a transmissão de dados entre o dispositivo do cliente e o equipamento de rede conectados em 2,4 GHz enquanto a comunicação entre APs acontece por meio de 5 GHz.

Com o roteador dual band o consumidor tem o melhor dos dois mundos: conectividade com os dispositivos comuns que funcionam a 2,4 GHz (como notebooks, celulares e consoles de videogame) enquanto mantém a transmissão de dados com dispositivos compatíveis nos 5 GHz, garantindo uma frequência menos congestionada. Os sinais nunca vão se encontrar porque existem em pontos diferentes do espaço.

Resumindo, 2,4 GHz é a frequência que já é usada por diversos dispositivos, então basicamente a diferencia é a faixa de frequência que pode congestionar por brigar por espaço, porem não interfere no modo de usuário convencional. 5 GHz utiliza uma faixa de frequência que é menos “poluída”, e não precisa brigar por espaço na frequência. É mais indicada para grandes redes que utilizam wireless ao invés de cabos, por ser uma frequência única por enquanto.

Para verificar a velocidade de internet e a velocidade de download qualquer usuário pode acessar o site MinhaConexão. Ele armazena e gera um histórico detalhado com os seus testes. Você pode salvar e imprimir para usar como prova de problemas com sua internet.
MinhaConexão conta com mais de 1.500 provedores cadastrados e tem a maior rede de provedores associados no Brasil!

Posts Relacionados

A Vivo lança um aplicativo para Smart Wi-Fi

Autor: minhaconexao | 29 de junho de 2020
A operadora Vivo está atendendo uma das grandes preocupações dos pais que têm filhos viciados em internet: ela está lançando esta semana o seu primeiro…