Como faço para verificar o meu endereço de IP?

Como um usuário frequente da internet, provavelmente você já ouviu falar do endereço de IP. Se você não faz a menor ideia do que é um endereço de IP, quer saber para que serve esses números e deseja descobrir qual o seu IP, esse artigo é para você!

No MinhaConexão você também encontra um teste de velocidade para ver como anda o desempenho da sua internet. Que tal fazer?

Como descobrir meu IP

Para localizar o seu endereço de IP, você deve:

  1. Abrir o seu navegador;
  2. Acessar o site Meu IP;
  3. Pronto! O número aparecerá na sua tela sem você precisar fazer mais nada.

Essa é a maneira mais simples e prática de descobrir o seu endereço de IP. Ele irá te mostrar qual o seu IP externo, ou seja, o IP da sua conexão.

Porém, você também consegue encontrar seu número de IP no próprio sistema do computador.

Menu do Windows

Para descobrir o seu IP no seu computador Windows:

  1. Clique no botão iniciar;
  2. Acesse a opção “painel de controle”;
  3. Na coluna rede ativas, clique em “Ethernet”;
  4. Selecione a opção detalhes;
  5. Procure a opção Endereço de IPv4;
  6. O número frente a essa opção é o seu endereço de IP.

Desta forma, é possível descobrir o seu IP interno, ou seja, o IP do seu computador.

Leia também: IPV6: a numeração mais atual do seu IP

O que é o IP?

IP é a sigla para o termo Internet Protocol (protocolo de internet). É através desse número que o seu computador se conecta à internet, conseguindo enviar e receber dados e também é identificado.

Existem 2 tipos de IP:

IP externo:

O IP é definido pela sua operadora de internet banda larga. É ele quem te conecta com a rede mundial de computadores, também conhecida como internet.

O IP externo costuma mudar de tempos em tempos, ou seja, ele é dinâmico.

IP interno

Esse número é como se fosse a identidade da sua conexão. Não existem 2 IPs iguais e por isso, o seu computador pode ser identificado através dele.  

Para que serve saber meu endereço de IP

As situações que exigem o seu endereço de IP são bem específicas. Definitivamente não é um número que você precisa ter a mão a todo momento.

Por exemplo, se você deseja acessar o seu computador remotamente através de outro computador, ou se alguém deseja te hackear, é preciso ter o seu endereço de IP.  A polícia também usa o número de IP em suas investigações para confirmar casos de fraudes ou atividades ilegais.

IP tem algo a ver com velocidade da conexão?

A resposta é não. O IP não influencia na sua velocidade de internet. Ele serve apenas para identificar a sua conexão ou o seu dispositivo. Para medir a sua velocidade de internet, é só acessar o medidor de velocidade do MinhaConexão e fazer o teste.

Posts Relacionados

Entenda a diferença entre Hub, Switch e Roteador

Autor: minhaconexao | 18 de março de 2020
Sabemos que hub, switch e roteador são equipamentos que possibilitam a conexão de computadores em redes, porém muitos de nós não sabemos diferenciar o funcionamento…