Minha Conexão

Conheça a Diferença Entre a Conexão ADSL e a Fibra Óptica

Existem muitos tipos de conexões de banda larga, como cabo, ADSL, 3G, 4G, satélite, rádio e várias outras que podem contribuir ou não para a velocidade da internet. Saber a diferença entre elas pode ajudar a fazer a escolha certa para cada necessidade.

As opções são muitas, mas duas em específico são mais conhecidas e, por isso, tendem a competir uma com a outra cada vez mais. Essas opções são a conexão ADSL e a Fibra Óptica

É interessante saber um pouco mais sobre cada uma, quais são as diferenças entre elas e as vantagens e desvantagens que ambas oferecem ao consumidor.

comparar

Está com problemas na sua conexão?

Faça o teste de velocidade e verifique se o problema está na sua internet!

TESTE SUA CONEXÃO

Fibra Óptica

O material usado para produzir a fibra óptica é o vidro ou plástico extrudido. Por ser feita com um material muito fino e com alta tecnologia, dificilmente ocorrem interferências. Esses fios são utilizados no lugar do fio de cobre e, por isso, sua velocidade é maior.

Vantagens da Fibra Óptica

● Por ser feita com um material bem fino, essa conexão tem uma capacidade maior de transmissão, ou seja, é possível que várias linhas de dados utilizem o mesmo cabo.

● O sinal da conexão gerada através da fibra óptica dificilmente cairá ou apresentará interferências e oscilações.

● Uma vantagem muito boa, tanto para o cliente quanto para o provedor da Internet, é que para esse tipo de conexão é possível utilizar transmissores com uma frequência menor, pois as fibras ópticas se degradam menos. Assim, se gasta menos energia, e a economia é benéfica para ambos os lados.

● O sinal da fibra óptica é seguro, pois não precisa usar eletricidade nas fibras. Isso ajuda a evitar superaquecimentos e incêndios.

● Para jogar online e assistir a filmes, séries e vídeos via streaming, essa é uma conexão excelente.

● Os cabos usados para fazer a instalação são finos, por isso não ocupam muito espaço.

Desvantagens da Fibra Óptica

● As fibras ópticas são feitas com um material muito fino, por isso são mais fáceis de estragar.

● O valor a ser pago para fazer a instalação e a manutenção é alto.

● Por serem feitas com fios muito finos, é necessária a utilização de instrumentos especiais para a instalação, pois caso contrário eles podem se romper.

● Para fazer ramificações também é um pouco mais difícil. As conexões no estilo “T” são afetadas com uma grande perda de dados.

ADSL

A sigla ADSL significa Asymmetric Digital Subscriber Line ou, traduzindo, Linha Digital Assimétrica para Assinante. Por essa conexão ser assimétrica, a velocidade da conexão é maior em um sentido, ou seja, é mais rápido para fazer um download do que um upload.

Vantagens do ADSL

● Diferente da internet discada, esse tipo de conexão não ocupa a linha telefônica. Assim, é possível utilizar os dois ao mesmo tempo.

● A variedade da largura da banda larga é muito grande e seus valores também. São larguras de 256 kbps a 10Mbps, por exemplo.

● Para jogar online e assistir a filmes, séries e vídeos via streaming, essa é uma boa conexão.

● Ao comparar com um modem normal, a ADSL é melhor e mais rápida.

● O valor a ser pago é mais barato.

Desvantagens do ADSL

● Para ter esse tipo de conexão, é necessário que haja uma linha telefônica.

● Para servidores de jogos, essa não é a conexão mais recomendada, pois sua velocidade é limitada no momento de fazer upload.

Cada tipo de conexão tem os seus pontos positivos e negativos. Para saber qual é a melhor, é ideal saber qual é a necessidade e, assim, escolher a que mais se adapta ao seu uso.

Fazer um teste de velocidade pode ajudar a verificar se a empresa contratada está mandando a velocidade de Internet acordada no momento da contratação.

Pesquisar sobre o assunto em blogs como o MinhaConexão também é excelente. Além de vários artigos, o site oferece um teste de velocidade no estilo SpeedTest, que informa as velocidades de download e upload e também o ping da conexão.

Conteúdo atualizado em

Jessica Borges

Por Jessica Borges

Jessica Borges é graduada em Relações Públicas pela UFMG e pós-graduanda em Experiência do Usuário pela PUC-RS. Ela atua na produção de conteúdo há mais de 3 anos. Especialista em conteúdo no Minha Conexão, Jessica tem experiência na redação sobre serviços relacionados a tecnologia, internet, rankings de melhores provedores e tirar dúvidas dos usuários sobre testes de velocidade.

Carregando...