Minha Conexão

Como saber quem está usando meu wifi? Descubra agora!

Ter intrusos na rede pode ser muito prejudicial, tanto para a velocidade de sua conexão quanto para a segurança de suas senhas e seus arquivos. Mas você deve estar se perguntando: como me proteger? Como saber quem está usando meu wifi?

Pensando em auxiliar nesse aspecto, preparamos um conteúdo especial que vai te ensinar a monitorar sua rede, para identificar qualquer possível intruso. Prossiga com sua leitura!

Em primeiro plano temos um celular iPhone na horizontal apoiado em uma superfície amarela. A tela do celular está acesa mostrando uma imagem roxa com um símbolo de conexão wifi em branco.

Como saber quem está usando meu wifi?

Existem algumas maneiras práticas de saber quem está usando o wifi. Tanto no smartphone, quanto no computador, é possível identificar quais dispositivos estão conectados na sua rede.

Em alguns casos, é possível até bloquear o equipamento.

Contudo, caso você não consiga, basta alterar a senha para que esses dispositivos sejam desconectados do seu wifi. Veja, a seguir como fazer os procedimentos.

Como saber quem está usando meu wifi pelo computador?

Para realizar esse procedimento pelo seu computador, você deve ter conhecimento do endereço de IP do seu roteador. Caso você não saiba, algumas maneiras de conseguir, são:

  • Ligando para o suporte da empresa que te fornece o serviço.
  • Verificando na traseira do equipamento o padrão de fábrica, caso ele não tenha sido alterado.
  • Ou acessando o prompt de comando de sua máquina.

Nesse último caso, o procedimento que deve ser adotado, é:

  • Entrar no menu inicial do Windows.
  • Buscar pela opção “executar”.
  • Digitar “prompt de comando” e entrar na aplicação.
  • Dentro do programa digitar “ipconfig” e apertar a tecla "Enter".

Lá, vão aparecer informações sobre sua conexão de rede, onde você deve buscar por “gateway padrão”, que será apresentado por uma sequência de números, separado por pontos — 192.168.0.1, por exemplo.

Tendo o IP em mãos, abra seu navegador e digite o número na barra de endereços. Depois, coloque o usuário e senha do modem para acessar a página inicial da interface.

Lá, você deve buscar pela opção que apresenta os dispositivos que estão conectados em sua rede. E, caso você identifique alguma conexão estranha, execute os procedimentos necessários para bloqueá-la.

Como saber quem está usando meu wifi pelo celular?

Para conseguir executar esta ação pelo smartphone, o ideal é que se instale algum aplicativo próprio para isso.

Existem diversas opções nas lojas de aplicativos de sua plataforma e algumas delas cumprem bem essa função, tais como:

  • Quem Usa Meu Wi-fi: sendo um dos aplicativos com maior nota na Play Store e bem intuitivo, bastando poucos procedimentos para obter a informação de quem está pendurado em sua rede.
  • IP Tools: Wi-fi Analyzer: também com boa nota e capaz de realizar uma varredura completa na rede, identificando todos os usuários conectados simultaneamente, de forma bem rápida e prática. Este aplicativo está disponível tanto para Android quanto iOS.
  • Fing: que está disponível apenas para Android, mas que cumpre muito bem a função de identificar dispositivos conectados à sua rede.

Como saber quais dispositivos estão conectados no wi-fi?

Depois de realizar os procedimentos, seja no celular ou no smartphone, e descobrir quantos dispositivos estão pendurados em sua rede, basta ver o nome que corresponde a cada um deles.

Geralmente, cada dispositivo tem seu nome raiz, seja pelo modelo do produto ou algum número de série, que é informado quando se está conectado.

Para facilitar a descoberta, copie o nome ou número em questão e faça uma busca pela internet por esse dispositivo.

Como bloquear intrusos no meu wifi?

Nos smartphones, para barrar a ação de intrusos na sua rede, deve-se utilizar as opções de bloqueio da ferramenta que esteja usando, depois de identificar quem são os possíveis invasores.

Cada programa tem o seu meio de bloqueio e, geralmente, são de fácil acesso para os usuários . Alguns até apresentando essa ação como sugestão após detectar os usuários indesejados.

Para os computadores, a melhor maneira de bloquear esses dispositivos, é pela opção fornecida pelo seu modem.

Para descobrir como fazer isso, basta entrar em contato com o suporte técnico da empresa que fornece o equipamento.

E você também sempre tem a opção de trocar a senha do seu roteador!

comparar

Teste sua velocidade no Minha Conexão!

Descubra se você está recebendo a velocidade contratada no seu plano.

TESTE SUA CONEXÃO

Como proteger o meu wifi de intrusos?

Agora que você já sabe como saber quem está usando o wifi, vale partir para as dicas de como proteger a sua rede desses invasores.

Nos tópicos a seguir, mostramos algumas dicas fáceis de colocar em prática, mas que são muito úteis.

Escolha senhas difíceis

Colocar senhas fáceis, como datas comemorativas, torna muito fácil o trabalho dos invasores, não acha?

Basta a pessoa conhecer um pouco sobre você que já é possível arriscar um palpite certeiro.

Por isso, na hora de definir uma senha para o seu wifi, elabore algo que seja mais complexo.

A dica, aqui é alternar letras maiúsculas e minúsculas, além de números e caracteres especiais (como o @, a # e o $).

Troque a senha do wif icom frequência

Alterar a senha do wifi com certa periodicidade também é de muita ajuda. Assim, caso você exista algum intruso em sua rede, ele perderá a conexão imediatamente.

comparar

A sua internet está travando muito?

Teste sua velocidade e veja se você está recebendo a velocidade contratada!

TESTE DE VELOCIDADE

Mude o login e a senha do seu roteador

Os roteadores vêm com uma configuração padrão de fábrica. Em geral, são a mesma para os equipamentos, como login “admin” e senha “admin”.

Isso facilita o trabalho de malwares e vírus, que podem roubar não só a sua internet, como também os dados que você registra (como senhas e números de documentos).

Dê preferência para o protocolo de segurança WPA2

Esse é o protocolo mais adequado, por apresentar um nível de segurança elevado.

Apesar de ainda apresentar algumas vulnerabilidades, ele ainda é melhor que algumas opções, como o WPA.

Esses recursos podem ser usados para se proteger de invasores potencialmente perigosos, que podem causar sérios prejuízos com roubo de informações ou até mesmo a instalação de algum vírus e malware em seus dispositivos.

Esperamos que esse artigo tenha respondido suas dúvidas sobre “como saber quem está usando meu wifi”! Aproveite e descubra também qual a velocidade da sua internet! É só fazer o teste do Minha Conexão!

Conteúdo atualizado em

Jessica Borges

Por Jessica Borges

Jessica Borges é graduada em Relações Públicas pela UFMG e pós-graduanda em Experiência do Usuário pela PUC-RS. Ela atua na produção de conteúdo há mais de 3 anos. Especialista em conteúdo no Minha Conexão, Jessica tem experiência na redação sobre serviços relacionados a tecnologia, internet, rankings de melhores provedores e tirar dúvidas dos usuários sobre testes de velocidade.

Carregando...