Aprenda como saber se há estranhos utilizando seu WiFi e como se proteger

Quando queremos utilizar a internet e ela está muito lenta ou muitas vezes não está funcionando direito, é uma situação completamente chata. E muitas vezes ainda atrapalha o trabalho, o estudo ou até mesmo o lazer, quando queremos, por exemplo, assistir aquela série favorita.

Logo vem à mente vários problemas que podem estar ocasionando essa lentidão. Um desses problemas é em relação a invasores que possam estar utilizando o seu wi-fi.

Essa situação é mais normal do que você pode imaginar, o que mais existe hoje em dia são pessoas que utilizam a internet de outros e isso só é percebido quando a internet costuma ficar mais lenta.

 

Existe uma forma de descobrir se tem alguém utilizando o seu wi-fi

Sim, para a alegria das pessoas que passam por esse problema existe sim uma forma fácil e rápida de descobrir isso,  com a ajuda de um aplicativo.

Esse aplicativo se chama Fing e está disponível para ser baixado tanto em android como em iOS. Com ele, é possível ver todos os dispositivos que estão conectados na sua rede.

É muito fácil utilizar esse aplicativo. Logicamente o primeiro passo a ser feito é baixá-lo na play store no caso de aparelhos androids ou na App store no caso de aparelhos iOS.

Logo que você abrir e conectar à sua rede ele vai mostrar todos os outros dispositivos que estão também conectados. Se você perceber que existe um dispositivo que não é do seu conhecimento, basta tocar nele e verificar mais informações como o endereço MAC e também o IP.

Porém, para usuários do sistema iOS, não é possível verificar o endereço MAC e nem o IP do dispositivo. Mas é possível ver se tem algum dispositivo desconhecido conectado, o que é o mais importante

 

O que fazer quando tem pessoas desconhecidas utilizando sua rede

Com o aplicativo não é possível tomar nenhuma providência a respeito da invasão, é possível apenas verificar se existe ou não pessoas utilizando o seu wi-fi sem autorização.

Mas têm algumas providências e cuidados que podem ser tomados para que isso não ocorra novamente.

A primeira atitude que deve ser tomada é a troca da senha do wi-fi. Troque por uma senha mais forte e que não tenha nada a ver com a senha antiga. Quanto mais letras, números e caracteres forem utilizados, mais difícil será para que ela seja descoberta.

Existem também outros cuidados que são essenciais para que seu wi-fi não fique vulnerável. Um desses cuidados é manter o seu roteador sempre atualizado, assim ele ficará menos vulnerável.

A velocidade da internet é fundamental para fazer várias atividades, principalmente para quem consome muito esse bem, ou seja, atualmente praticamente todo brasileiro. Para saber se a sua velocidade está certa, é possível fazer um teste de velocidade.

Esse teste pode ser feito no site da MinhaConexão de uma maneira muito simples, prática e 100% segura, pois ele é feito através de um sistema de speed test e vai te mostrar a realidade a respeito da velocidade da sua internet.

Posts Relacionados

Internet via rádio e internet fibra óptica

Autor: minhaconexao | 8 de maio de 2019
Desde que a internet chegou já passou por várias modificações e entre elas a sua popularização e forma como a recebemos em nossos lares foi…