Entenda O Que É Wifi Booster E Como Ele Funciona!

A sua internet é potente, você tem um ótimo roteador e mesmo assim a conexão falha em alguns ambientes da sua casa?

Uma solução bem comum para esse problema é usar o wifi booster. Ficou curioso? Continue a leitura e saiba mais!

O que é wifi booster?

O wifi booster é um dispositivo que serve para amplificar o sinal de rede sem fio do seu roteador. Ou seja, dar uma impulsionada no seu wifi!

Com ele, o sinal de wifi pode funcionar melhor nos lugares da casa onde o sinal não funcionava direito.

Vale lembrar que cada booster conta com um alcance diferente, para atender diferentes necessidades dos usuários. Isso impacta no valor que você vai pagar pelo aparelho.

É possível encontrar opções oferecidas pelas operadoras de celular e internet banda larga, assim como de desenvolvedores variados de tecnologia. 

Como o wifi booster funciona?

Basicamente, o wifi booster capta todo o sinal que é transmitido por meio do seu roteador de internet e faz a transmissão para outros aparelhos ou ambientes

Esse dispositivo puxa o sinal sem fio já existente, amplifica e retransmite o sinal. Por isso, pode haver diminuição da velocidade da internet, uma vez que é mais um aparelho retransmitindo, mas nada que impacte consideravelmente na navegação.

Por isso, o ideal é que o wifi booster seja instalado em um local estratégico. Uma dica é posicioná-lo em um ponto alto para evitar bloqueios. Outra recomendação é instalá-lo em uma posição que vá distribuir o wifi para os demais ambientes.

Em locais muito grandes, como empresas, você ainda pode usar mais de um booster para ampliar o wifi.

Para quem o wifi booster é indicado?

O wifi booster é indicado para situações em que se faz necessário amplificar o alcance em pontos específicos do local. 

Listamos abaixo para quem o wifi booster é indicado, confira:

Para aqueles que têm áreas em casa que não recebem sinal de wifi

Os locais da casa onde não pegam sinal de wifi são chamados de zonas mortas ou pontos cegos.

Pode ser aquele local em que uma parede mais grossa atrapalha a conexão, ou porque há materiais que interferem como metal, concreto, pedras ou tijolos, uma vez que criam barreiras para as ondas. 

Essa falta de recepção de internet também pode ocorrer porque o cômodo simplesmente é mais distante do roteador e as ondas não chegam até ele. 

Para esses casos, o wifi booster consegue preencher essa cobertura e suprir a necessidade de internet nesses locais.

Para quem tem pontos da casa onde o sinal de wifi é lento

Para aqueles locais no qual a internet chega, mas de forma mais lenta, o wifi booster pode ser uma boa opção.

Assim, você terá um aparelho que irá intensificar o sinal naquele ponto, fazendo com que seja muito mais fácil a conexão.

Mas, fique atento: se você estiver recebendo menos internet do que a contratada, você deve verificar com a sua operadora se está acontecendo algum problema. 

Para averiguar se a internet que você contratou está sendo entregue, use o teste de velocidade do Minha Conexão.

É rápido e prático! É recomendado que o teste seja feito com a internet conectada apenas em um dispositivo. 

Veja mais detalhes sobre como fazer o teste de conexão!

Para quem tem internet boa, mas quer aumentar ainda mais a velocidade

Ao instalar o wifi booster à sua rede já existente, você pode atualizar a tecnologia do seu wifi para a mais recente, sem precisar substituir o roteador. 

Por isso, o wifi booster também é indicado para aumentar a velocidade e até oferecer tecnologias wireless mais avançadas.

Para aqueles que tem a casa muito grande

Um único roteador em uma casa ou apartamento muito grande, geralmente, não dá conta do recado.

Isso significa que é muito difícil que o sinal de wifi chegue em todos os cômodos ou seja distribuído com a mesma velocidade. Isso vale também para casas com mais de um andar.

Se você tiver uma casa maior, tente colocar o roteador na área mais central da residência.

Aproveite para usar um wifi booster para ajudar o seu sinal a alcançar os pontos mais distantes do roteador.

Para quem tem área externa sem sinal de internet

Quer curtir seu quintal com acesso à internet? É ideal que, em casas com área externa, se tenha um wifi booster exclusivo para esta área. 

Dificilmente o roteador localizado dentro da casa será o suficiente para transmitir o sinal para área externa.

Colocando um wifi booster do lado de fora da casa, não será mais necessário usar o pacote de dados do seu celular para acessar a internet.

Como configurar o wifi booster?

Os aparelhos wifi booster são muito simples de serem configurados. Para instalar o wifi booster basta apenas apertar o botão WPS para que o dispositivo se conecte à sua rede. Ou seja, configuração não é um problema na hora de considerar qual wifi escolher.

Além disso, em alguns modelos é possível fazer essa e outras configurações via aplicativo da empresa fabricante. 

Qual o melhor wifi booster?

Para você escolher o wifi booster que melhor atende às suas necessidades, listamos abaixo alguns dos melhores dispositivos disponíveis no mercado. Confira:

  • Wi-Fi repeater 300 Mbps: Modelo básico, ele possui 300 Mbps de taxa de transmissão, que é realizada por um canal de 2.4GHz.
  • Repetidor A9 Tenda – Cobre até 200 metros, um aparelho com design simples, duas antenas e com 300 Mbps de taxa de transmissão, transmitida por um canal de 2.4GHz;
  • TP-Link TL-WA850RE: Bom custo-benefício, sua taxa total é de até 300 Mbps, e como é um modelo simples, só trabalha na banda 2.4 GHz.
  • Repetidor wireless 300mbps IWE-3000N Intelbras: Modelo barato da Intelbras, possui uma taxa de transmissão de até 300 Mbps, essa que só é trabalhada em um único canal 2.4GHz.
  • Repetidor Wi-Fi Tp-Link Ac750 Re210:Com duas bandas, em seu canal de 5 GHz, ele alcança a taxa de 433 Mbps, enquanto que no canal de 2.4 GHz, ele alcança 300 Mbps.
  • TP-Link AC750 RE200: Fácil configuração, possui a taxa de 750 Mbps, dividida entre duas bandas. No canal de 5GHz, a taxa atinge 450 Mbps, enquanto que no canal de 2.4Ghz, é possível chegar a 300 Mbps.
  • TP-LINK RE305 AC1200: Compacto e potente, opera em duas bandas, sendo a 2.4GHz a 300 Mbps e a de 5GHz em 867 Mbps.
  • Tp-Link TL-RE450 AC1750: Mais de 1700Mbps de taxa, possui duas bandas, trabalhando a 450Mbps em 2.4 GHz e a 1300 Mbps a 5 GHz.
  • Tp-Link Tl-Re580d Ac1900 – Cinco portas Ethernet. No canal de 2.4GHz é transmitido até 600 Mbps, enquanto que no de 5GHz é possível chegar a 1300GHz.

Wifi booster vale a pena?

Podemos afirmar que o dispositivo wifi booster funciona e ajuda na qualidade de internet.

Se você precisa ampliar o alcance da internet na sua casa ou empresa, pode apostar no aparelho para que mais pessoas possam se conectar.

Os principais benefícios do uso do wifi booster são:

  • Aparelho fácil e prático de instalar. Basta ligá-lo e ele já começa a funcionar.
  • Alcance em locais onde a internet não chega, com 50% de aumento desse alcance.

É importante que você adquira um wifi booster de acordo com sua necessidade.

Por isso, preste atenção nas informações do fabricante sobre o alcance. Em ambientes muito grandes, é essencial contar com o dispositivo que proporciona maior cobertura.

Posts Relacionados