Velocidade da internet ideal para ver vídeos no YouTube

Confira aqui como a velocidade da internet interfere na reprodução dos vídeos que assistimos no Youtube, e como descobrir se sua banda larga está com algum problema.

Você sabe de que forma a velocidade da sua internet interfere em algumas ações, como assistir vídeos no YouTube? E a importância de um teste de velocidade (Speed Test) para descobrir se sua banda larga está com algum problema? Descubra isso e mais!

O YouTube é uma plataforma de vídeos acessada por milhões de brasileiros todos os dias. Ele é o serviço de compartilhamento de vídeo mais conhecido do mundo, mas muitas pessoas relatam dificuldades para assistir um conteúdo sem interrupções.

Se o YouTube demora para carregar um vídeo até o fim, existem algumas dicas que todos sabem, como fechar outras abas que estejam abertas, reiniciar o PC ou experimentar outro navegador, mas de nada adiantará se a velocidade estiver ruim.

Como a velocidade da internet influencia na reprodução de vídeos no YouTube

Veja bem, a velocidade da internet não prejudica a imagem dos vídeos, ou seja, se você optou por assistir a um conteúdo na resolução HD, a qualidade que você receberá é essa.
A velocidade da banda larga define, portanto, quanto tempo você precisará esperar até que sua internet carregue todo o vídeo para que possa assistir sem interrupções.

Cada vez que você clica em um link do YouTube, seu PC exige da internet um arquivo grande de vídeo.
Se sua conexão for afetada por qualquer motivo, a velocidade de carregamento de conteúdo do YouTube é afetada e, portanto, o acesso ao conteúdo fica mais lento.

Se seu plano de internet for baixo (menos de 1Mbps), não é possível controlar parte dessa lentidão, já que ela está relacionada à velocidade da internet que você contratou.

Outro ponto a ser levado em consideração é o horário de pico. Se você divide uma mesma rede com diversas pessoas, no momento em que todas estiverem conectadas, pode ser que o tráfego de dados seja afetado e você não disponha da velocidade normal.

Agora, se sua velocidade é boa (acima de 5Mbps) e ainda assim os vídeos travam bastante, talvez seja a hora de fazer um teste de velocidade (Speed Test) para descobrir se a internet que está chegando na sua casa é coerente com o plano que você contratou.

Qual a velocidade de internet ideal para cada resolução de vídeo no YouTube:

Dependendo da velocidade da sua banda larga, fica inviável optar por uma qualidade de imagem muito alta. No YouTube, existe a opção de diminuir a qualidade do vídeo para que pessoas com bandas menores consigam ter acesso mais rápido.
Se você faz questão de assistir aos vídeos com a melhor imagem possível, confira aqui qual precisa ser o tamanho do seu pacote de internet:

• Para qualidade de 360p:
Se você se contenta em assistir vídeos em 360p (que é uma qualidade bem baixa) o recomendável é uma conexão de internet com no mínimo 600kps, para que não precise se incomodar com possíveis falhas de carregamento.

• Para qualidade de 480p:
Essa qualidade é um pouco melhor, e demanda de uma internet de 1Mbps para que a transmissão seja perfeita e a pessoa não precise ficar esperando para assistir ao conteúdo.

• Para qualidade HD (720p):
A partir dessa qualidade, a plataforma passa a exigir uma conexão melhor de internet. Para assistir aos vídeos em HD sem problemas ou sem ter que esperar, o certo é investir em uma internet de pelo menos 2Mbps.

• Para qualidade FULL HD (1080p):
Para assistir vídeos na melhor qualidade possível, é necessário que a internet tenha, no mínimo, 4 Mbps.

Como encontrar provedores com boa velocidade?

Para facilitar sua vida o Minha Conexão criou o Ranking de Provedores de Internet. Com ele você pode ver facilmente quais são os provedores mais rápidos de sua cidade e região, facilitando assim que você escolha uma internet com a velocidade que deseja.
Entre no Ranking (http://www.minhaconexao.com.br/ranking/), selecione sua cidade e escolha o provedor que poderá te fornecer a velocidade de internet que você deseja.

Faça um Speed Test – teste de velocidade no Minha Conexão e descubra se está tudo certo com sua Internet
O Minha Conexão é a forma mais segura de testar a velocidade da sua internet e descobrir se a quantidade de dados que você recebe é aquela pela qual está pagando todos os meses.
Acesse o site e confira: http://www.minhaconexao.com.br/

Posts Relacionados