Minha Conexão

Velocidade da internet ideal para ver vídeos no YouTube

Você sabe qual a importância de um teste de velocidade (Speed Test) para descobrir se você possui um pacote com a melhor velocidade de internet para Youtube?

E de que forma a velocidade da sua banda larga interfere na qualidade ou na rapidez com que seus vídeos carregam?

O YouTube é uma plataforma de vídeos acessada por milhões de brasileiros todos os dias. Ele é o serviço de compartilhamento de vídeo mais conhecido do mundo!

Mas muitas pessoas relatam dificuldades para assistir um conteúdo sem interrupções.

Se o YouTube demora para carregar um vídeo até o fim, existem algumas dicas que todos já sabem. Fechar outras abas que estejam abertas, reiniciar o PC ou experimentar outro navegador, por exemplo.

No entanto, tudo isso de nada adiantará, se a velocidade estiver ruim.

Confira aqui como a velocidade da internet interfere na reprodução dos vídeos que assistimos no Youtube, e como descobrir se sua banda larga está com algum problema.

Como a velocidade da internet influencia no YouTube

A velocidade da internet não prejudica a imagem dos vídeos. Ou seja, se você optou por assistir a um conteúdo na resolução HD, a qualidade que você receberá é essa.

A velocidade da banda larga define, portanto, quanto tempo você precisará esperar até que sua internet carregue todo o vídeo para que possa assistir sem interrupções.

Cada vez que você clica em um link do YouTube, seu PC exige da internet um arquivo grande de vídeo.

Se sua conexão for afetada por qualquer motivo, a velocidade de carregamento de conteúdo do YouTube é afetada. Assim, o acesso ao conteúdo fica mais lento.

Se seu plano de internet for baixo (menos de 1Mbps), não é possível controlar parte dessa lentidão. Isso acontece porque ela está relacionada à velocidade da internet que você contratou.

Outro ponto a ser levado em consideração é o horário de pico. Se você divide uma mesma rede com diversas pessoas, no momento em que todas estiverem conectadas, pode ser que o tráfego de dados seja afetado e você não disponha da velocidade normal.

Agora, se sua velocidade é boa (acima de 5Mbps) e ainda assim os vídeos travam bastante, talvez seja a hora de fazer um teste de velocidade (Speed Test).

Dessa maneira, você pode descobrir se a internet que está chegando na sua casa é coerente com o plano contratado.

comparar

Está com problemas na sua conexão?

Faça o teste de velocidade e verifique se o problema está na sua internet!

TESTE SUA CONEXÃO

Qual a velocidade de internet para YouTube ideal para cada resolução:

Dependendo da velocidade da sua banda larga, fica inviável optar por uma qualidade de imagem muito alta.

No YouTube, existe a opção de diminuir a qualidade do vídeo. Isso é feito para que pessoas com bandas menores consigam ter acesso mais rápido.

Se você faz questão de assistir aos vídeos com a melhor imagem possível, confira aqui qual precisa ser o tamanho do seu pacote de internet:

  • Para qualidade de 360p: Se você se contenta em assistir vídeos em 360p (que é uma qualidade bem baixa) o recomendável é uma conexão de internet com no mínimo 600kps. Desse modo, você não precisa se incomodar com possíveis falhas de carregamento.
  • Para qualidade de 480p: Essa qualidade é um pouco melhor, e demanda de uma internet de 1Mbps para que a transmissão seja perfeita. Ah, e assim você não precisaria ficar esperando para assistir ao conteúdo.
  • Para qualidade HD (720p): A partir dessa qualidade, a plataforma passa a exigir uma conexão melhor de internet. Para assistir aos vídeos em HD, o certo é investir em uma internet de pelo menos 2Mbps.
  • Para qualidade FULL HD (1080p): Para assistir vídeos na melhor qualidade possível, é necessário que a internet tenha, no mínimo, 4 Mbps.

Como encontrar provedores com boa velocidade?

Para facilitar sua vida, o Minha Conexão criou o Ranking de Provedores de Internet.

Com ele, você pode ver facilmente quais os provedores mais rápidos de sua cidade e região. Dessa forma, fica mais fácil escolher uma internet com a velocidade que deseja.

Entre no Ranking do MinhaConexão, selecione sua cidade e escolha o provedor que poderá te fornecer a velocidade de internet que você deseja.

Faça um Speed Test - teste de velocidade no Minha Conexão e descubra se está tudo certo com sua Internet.

O Minha Conexão é a forma mais segura de testar a velocidade da sua internet. Assim, você consegue descobrir se a quantidade de dados que você recebe é aquela pela qual está pagando todos os meses.

Conteúdo atualizado em

Jessica Borges

Por Jessica Borges

Jessica Borges é graduada em Relações Públicas pela UFMG e pós-graduanda em Experiência do Usuário pela PUC-RS. Ela atua na produção de conteúdo há mais de 3 anos. Especialista em conteúdo no Minha Conexão, Jessica tem experiência na redação sobre serviços relacionados a tecnologia, internet, rankings de melhores provedores e tirar dúvidas dos usuários sobre testes de velocidade.

Carregando...