Veja quais são os principais tipos de rede local para conexão à internet

Conheça os principais tipos de rede local para conexão com a internet: LAN, WLAN, MAN, WAN, e PAN.

A internet evoluiu e continua em constante evolução, de forma que fica um pouco difícil acompanhar todos os tipos de rede para conexão.

Veja aqui quais são os principais.

O que antes era considerado uma utopia de filmes de ficção científica, hoje já faz parte da nossa rotina.

Quando se é um usuário de internet de longa data, é fácil se acostumar com todas as transformações do mundo digital, principalmente no que diz respeito à conexão (que já foi discada e hoje está sendo desenvolvida até via satélite!).

São tantas mudanças em tão pouco tempo que fica até complicado concluir qual veio antes ou quais as principais diferenças entre elas.
No contexto do mundo virtual, uma rede se baseia em vários processadores que são interligados e compartilham recursos entre si.

Se no passado as redes existiam primordialmente dentro de escritórios (rede local), com o desenvolver de novas tecnologias, cresceu a necessidade de trocas informações entre esses módulos de processamento, dando espaço para o surgimento de diversos outros tipos de rede.

Entenda aqui um pouco mais sobre cada um:

Tipos de rede local para conexão à Internet

• LAN – Rede Local

LAN, ou Local Area Networks (chamada de “Rede Local” em português) é responsável por interligar computadores presentes dentro de um espaço físico em comum, ou seja, uma empresa, escola, ou até mesmo sua própria casa, por exemplo, havendo a possibilidade de trocar informações e recursos entre os dispositivos participantes.

• WLAN – Rede Local Sem Fio

Para quem não suporta cabos, a WLAN, ou Rede Local Sem Fio (em português) é uma ótima opção. Este tipo de rede se conecta à internet e é muito utilizada em ambientes empresariais, assim como residências e lugares públicos.

• MAN – Rede Metropolitana

Veja um exemplo: Uma empresa possui dois escritórios em uma mesma cidade e quer que os computadores de ambos estejam interligados. Para tal, a MAN, ou Metropolitan Area Network, também chamada de “Rede Metropolitana”, pode conectar várias redes locais dentro de dezenas de quilômetros!

• WAN – Rede de Longa Distância

A Wide Area Network, ou Rede de Longa Distância (em português) é como a MAN, porém consegue alcançar uma área bem maior, como um país (ou até mesmo um continente!).

• PAN – Rede de Área Pessoal

As Redes de Área Pessoal, ou redes PAN, são utilizadas para que os dispositivos se comuniquem dentro de uma distância bem limitada. Um bom exemplo disso são as redes UWB e Bluetooth.

Existem ainda outros tipos de redes, que são menos conhecidos, mas é sempre bom mencionar:

• WMAN – Rede Metropolitana Sem Fio

Uma versão sem fio da rede tipo MAN, com alcança de dezenas de quilômetros, possibilitando conectar redes de escritórios de uma mesma empresa, ou até mesmo de campus de universidades.

• WWAN – Rede de Longa Distância Sem Fio

A Rede de Longa Distância Sem Fio possui alcance ainda maior e pode chegar a diversas partes do mundo. O lado negativo é que, graças a esse poder de alcance, está mais sujeita a ruídos.

• SAN – Rede de Área de Armazenamento

As Redes de Área de Armazenamento, ou SANs, são usadas para interligar a comunicação de um servidor com outros computadores, ficando restritas a isso.

Depois de saber tudo sobre os tipos de rede, que tal testar a velocidade da sua internet agora mesmo?

Teste de velocidade de internet: Observe seus dados de perto!

Com o teste do MinhaConexão você pode gerar um relatório com todos os dados da sua rede e descobrir se está recebendo as taxas corretas, de acordo com o pacote que você contratou.

Faça já o teste de conexão e confira!

Posts Relacionados

Entenda o que é traffic shaping

Autor: minhaconexao | 8 de maio de 2019
Você sabe o que é traffic shaping? Entenda aqui o significado dessa expressão e como influencia na sua navegação no dia-a-dia. Você já notou que…

Entenda como funciona o download via torrent

Autor: minhaconexao | 17 de maio de 2019
Antigamente, todos os downloads eram feitos através de dois protocolos: HTTP e FTP. Tais downloads eram feitos através do próprio navegador, que se conectava ao…