Já falaram que você precisa escolher o melhor roteador do mercado para ter uma boa conexão à internet? Essa afirmação está correta.
Afinal, esse aparelho serve para distribuir o sinal para diferentes dispositivos, tanto por meio de cabo quanto de rede wifi.
Ele é necessário para garantir que diferentes aparelhos se conectem ao mundo virtual.
Aqui, estamos falando de celulares, smart TVs, tablets e até geladeiras e outros eletrodomésticos — é o começo da internet das coisas, certo?
Agora que você entendeu para que serve esse equipamento, fica a dúvida: qual é o melhor roteador do mercado? Essa pergunta pode ser respondida de diferentes maneiras.
Neste post vamos apresentar quais são as melhores opções para você comprar. Confira!
A escolha do melhor roteador requer a consideração de alguns fatores. Veja quais são eles e o que analisar em cada caso.
O roteador instalado na sua casa estará em uma rede privada. Por isso, os protocolos de segurança potenciais são:
WEP: tem alta compatibilidade com dispositivos wifi, mas é o protocolo mais vulnerável a invasões.
WAP: é mais seguro que o anterior, mas ainda traz vulnerabilidades. Por exemplo, é possível descobrir e mudar as senhas por processamento.
WAP2: é o sistema atual. Apresenta o maior nível de segurança, com chance de invasão praticamente nula. No entanto, há compatibilidade com um número menor de dispositivos.
O protocolo de segurança é como uma barreira contra invasores. Portanto, evita o acesso de terceiros sem autorização e faz a criptografia dos dados enviados.
Antes de escolher o melhor roteador para comprar, verifique quais desses protocolos são compatíveis com os dispositivos que você tem.
O roteador pode ser ótimo, mas ter seu funcionamento prejudicado devido a interferências. Isso ocorre quando há barreiras físicas, como paredes, portas e até dispositivos eletrônicos que diminuem a qualidade do sinal.
Outros fatores que influenciam negativamente são:
Local de instalação: o roteador deve ficar num local alto e centralizado para ter uma área de cobertura maior. Por isso, nada de querer escondê-lo ou deixá-lo em um ambiente afastado.
Antena: mais do que ter várias antenas, é preciso conferir a troca de sinal dela com os dispositivos. Esse processo é influenciado pela potência do roteador. Portanto, quanto mais forte for o sinal emitido, melhor será o alcance.
Perceba que, para a estabilidade e a velocidade da conexão da internet, também é preciso considerar o tamanho do ambiente e o alcance do roteador. Por isso, sempre confira a potência.
A agilidade no acesso à rede depende da conexão da internet que chega à sua casa. Por sua vez, a velocidade de transmissão está relacionada diretamente ao roteador.
O que isso significa? Primeiro: o roteador não interfere de forma direta na agilidade da conexão à internet. Isso depende do plano de banda larga contratado com a operadora.
Na prática, se você paga por uma velocidade de 35 Mb, mas está recebendo apenas 5 Mb, o problema está na sua operadora, na localização do roteador ou em outro quesito.
Mas não tem nada a ver com o aparelho em si, ok?
A questão é que existe a velocidade de transmissão dos dados entre o roteador e o aparelho que acessa a internet. Nesse caso, são utilizados padrões de conexão. Os mais comuns são:
BGN: é um padrão com velocidade entre 11 Mbps e 600 Mbps.
AC: tem velocidade de até 1.200 Mbps.
Em que isso interfere? Basicamente, quanto mais rápido for o roteador, você terá mais agilidade para:
A velocidade de transmissão também sofre interferência da quantidade de dispositivos conectados ao roteador. Por isso, quanto maior for o número, maior é a chance de instabilidade.
Saiba que o roteador pode desperdiçar parte do potencial da internet, se a velocidade de conexão for maior do que a aceita pelo equipamento.
Como saber se esse é o caso? A dica é dividir a velocidade total de transmissão do roteador por 8. Por exemplo:
Melhor roteador em 2020 | D-Link AC DIR-878 | 1900 Mbps e dual band (2.4 GHz e GHz) |
Melhor roteador wifi | TP-Link Archer C9 AC1900 | 1300 Mbps e dual band (2,4 GHz e 5 GHz) |
Melhor marca de roteador | D-Link DIR-615 | 300 Mbps e 2.4 GHz |
Melhor roteador para fibra ótica | TP-Link TL-WR941HP | 450 Mbps e 2.4 GHz |
Melhor roteador para jogos | Intelbras ACtion RG 1200 | 867 Mbps e dual band (2,4 GHz e 5 GHz) |
Considerado o melhor roteador para muitos usuários, o DIR-878 da D-Link promete uma potência de transmissão até 10 vezes maior do que outros modelos de equipamentos.
Essa força garante a capacidade de navegar com rapidez e com amplo alcance. Por isso, é recomendado para quem faz muito streaming e joga de forma online.
Suas antenas Multiple Input Multiple Output (UM-MIMO) apresentam, como o nome diz, múltiplas entradas e saídas. Como consequência, há um alcance maior das taxas de transmissão wifi.
Veja as características técnicas do D-Link AC DIR-878:
Indicado para quem quer investir em potência, o TP-Link Archer C9 AC 1900 é mais eficiente na transferência de dados e assistir filmes em smartTVs.
O aparelho também tem dois chips que otimizam a performance na frequência de banda de 2,4 GHz. Por isso, o alcance é maior, o que é ideal para ambientes grandes.
Veja as características técnicas do TP-Link Archer C9 AC 1900:
A D-Link é uma das marcas mais reconhecidas do mercado e também uma das melhores. É difícil destacar apenas um roteador, mas um dos melhores é o DIR-615.
Ele também tem as funções de modem e amplificador de sinal. Ou seja, com apenas um aparelho, você faz todos os processos — inclusive, aumenta o alcance do sinal na sua residência.
Esses são alguns dos motivos que justificam a compra do aparelho. Suas especificações técnicas também contribuem.
Veja as características técnicas do D-Link DIR-615:
Focado na frequência 2,4 GHz, esse roteador é conhecido por “atravessar paredes”. Ou seja, ele consegue fazer o sinal chegar mais longe, ainda que existam algumas barreiras físicas.
Por esse motivo, é um dos melhores roteadores para usuários que buscam acabar com os limites do modem padrão oferecido pela operadora de internet.
Sua distribuição de sinal é válida para imóveis com até 900 m². Ele mantém uma conexão veloz e estável, mesmo sem repetidores. Esse feito é conseguido pela tecnologia utilizada.
Além disso, ele tem três antenas de 8Dbi. Elas aumentam a estabilidade e cada uma amplifica em até cinco vezes a potência do roteador.
Os pontos negativos são o tamanho do aparelho, que é grande, e o fato de não oferecer benefícios de baixa latência.
Veja as características técnicas do TP-Link TL-WR941HP:
Enfrentando problemas na sua conexão?
Faça o teste de velocidade e verifique se o problema está na sua internet!
Se você quer uma boa experiência ao jogar online, vale a pena conhecer o roteador Intelbras ACtion RG 1200. Reconhecido como um dos melhores, atinge uma velocidade de transmissão de até 1200 Mbps.
Sua eficiência em jogos online e streamings é derivada do suporte para o padrão Gigabit Ethernet. Ele ainda tem quatro antenas de 5Dbi, que aumentam o alcance.
Veja as características técnicas do Intelbras ACtion RG 1200:
Apesar desses serem os melhores roteadores do mercado, de nada adianta tê-los e posicioná-los no lugar errado.
Isso vai interferir no sinal oferecido e impactar a sua velocidade de conexão com a internet. Por isso, é importante ver dicas que ajudam a potencializar o alcance do sinal.
Quer saber quais são elas? Confira!
Mais do que isso, mantenha controle da velocidade de internet entregue na sua residência. Assim, você alia o melhor roteador à rapidez da navegação.
Quer acompanhar a velocidade da sua internet? Faça o teste no Minha Conexão e veja como está o seu resultado em relação a outros usuários da sua região!
Conteúdo atualizado em
Por Minha Conexão
Carregando...