O que é neutralidade da rede?

Também conhecido como neutralidade da internet, a neutralidade da rede, de uma forma muito simples e direta, basicamente é a garantia de que todos tenham acesso a internet de uma forma igual, na mesma velocidade e com o mesmo acesso às informações.

A neutralidade da rede é tratada como uma filosofia de democracia na rede, assim, todos terão o mesmo acesso sem interferências ou melhorias por pagar um valor maior do que o outro.

A implementação da neutralidade na rede acaba por causar alguns impactos como difusão maior de aplicações, para isso é preciso que tenha muita largura de banda e então, o investimento é muito maior do que em uma rede normal.

 

Como a neutralidade na rede é tratada em outros países

Nos EUA há quem é a favor e quem não é. Os que são a favor da neutralidade na rede, argumentam que a internet foi criada para ser livre e ao mesmo tempo democrática.

Para países como os EUA, a neutralidade da rede não é um problema tão grande, pois se trata de um país desenvolvido. Então o aumento do valor do serviço não é sentido tanto quanto em países que não são tão desenvolvidos.

O impacto que a neutralidade na rede tem em países que ainda estão em desenvolvimento é tão grande que pode afetar até mesmo o mercado. Já que as empresas não têm condições de pagar um valor tão alto para que seus sites fiquem no ar.

 

Vantagens da neutralidade na rede

Com a neutralidade na rede, as operadoras não podem cobrar mais caro para te permitir acessar determinado site ou serviço que consome muita banda, como Netflix, por exemplo.

Além disso, as operadoras não poderão interromper o serviço por mais que ele seja utilizado. Como acontece em casos de pacotes de internet em smartphones, onde muitos acabam e o cliente não consegue utilizar para navegar em nenhum site.

Com a neutralidade na rede, isso não aconteceria, pois o serviço foi pago por determinado pacote de uma forma que a navegação seja ilimitada.

 

Desvantagens da neutralidade na rede

Uma desvantagem muito grande da neutralidade na rede é em relação à competição de novas empresas no mercado. Por exemplo, uma empresa que é muito nova, ainda não tem capital suficiente para pagar para ter acesso livre na internet.

Isso é muito ruim, pois a deixaria fora do mercado e para que ela consiga competir com empresas maiores, seria ainda mais difícil.

Os que se opõe à neutralidade na rede, acreditam que os pagamentos pelos serviços podem acabar sendo desnecessários e muitas vezes duvidosos. Já que os consumidores muitas vezes estarão pagando por muito mais dados do que realmente precisam.

 

Vantagens de uma rede sem neutralidade

Os defensores de uma rede sem neutralidade acreditam que para ter inovações futuras, é preciso ter prioridades. E isso começa a partir do momento que as operadoras colocam tratamento diferenciado para quem deseja ter um serviço melhor e para quem prefere pagar mais barato. 

 

Sempre faça teste de velocidade

Quem utiliza muito a internet, sabe que é preciso ter uma certa velocidade para conseguir navegar de uma forma rápida e fácil. Já que muitos trabalham com essa ferramenta e precisam de qualidade no serviço.

Para saber se sua internet está correta, basta fazer um teste de velocidade no site da MinhaConexão. Lá é possível saber se você está recebendo a velocidade contratada através do Speed Test.

Posts Relacionados

Entenda a diferença entre Hub, Switch e Roteador

Autor: minhaconexao | 8 de maio de 2019
Sabemos que hub, switch e roteador são equipamentos que possibilitam a conexão de computadores em redes, porém muitos de nós não sabemos diferenciar o funcionamento…