Entenda o que é Megabyte e sua diferença em relação a outras medidas de velocidade

Quando você ouve que determinada conexão tem X megabyte, sabe exatamente o que isso quer dizer? Em um mundo cada vez mais conectado, é importante estar por dentro de como funciona a internet.

Nós dependemos dela para muitas atividades em nosso dia a dia, como trabalhar, estudar, buscar informações, falar com outras pessoas, realizar compras, pagar contas, para se divertir, enfim… a internet nos auxilia nas mais diferentes necessidades.

No entanto, para que possamos fazer todas essas coisas pela internet, é necessário que ela tenha uma boa velocidade, caso contrário, baixar um arquivo se torna uma luta, e assistir a um filme é praticamente impossível.

É aqui que você usa alguns conhecimentos básicos para discernir suas necessidades e saber se aquele pacote de internet que a operadora está oferecendo tem velocidade suficiente para as suas necessidades.

Isso vale tanto para a conexão fixa quanto a móvel, tendo em vista que o seu celular também precisa de uma boa internet.

Em vista disso, neste artigo, vamos explicar o que é velocidade de internet, sua importância, o que é megabyte, para que serve essa velocidade e quais são as diferenças entre ele e outras medidas. Confira!

 

Afinal, o que é velocidade de internet?

Pode parecer um pouco óbvio que a velocidade da internet nada mais é do que uma medida que mostra o quanto a conexão é rápida.

Só que, indo mais além desse conceito superficial, a velocidade de uma conexão com a internet é determinada pela largura da banda.

A banda é a quantidade de dados que você envia e recebe em um período, e que permite que você acesse, por exemplo, o site de uma empresa de instalacao eletrica de alta tensao.

A conexão com fio tem velocidade superior, mesmo se você estiver usando uma conexão telefônica (ADSL). Isso quer dizer que, em linhas gerais, o computador (desktop ou notebook) são aparelhos muito mais rápidos para enviar e receber dados.

A largura da banda é medida por bits (Mbps) por segundo. Então, se você tem uma internet de 4 megas, tem uma conexão de 4 Mbps, que equivale a 4 megabits por segundo.

Em outras palavras, sua conexão move 4 milhões de bits por segundo, o suficiente para você assistir a um filme tranquilamente.

Entretanto, existem alguns termos que podem ser confusos, como por exemplo, quando a sua operadora diz que você tem uma conexão de 10 megabits e uma velocidade de upload de 1000 kilobits.

A partir disso, começamos a compreender a importância da velocidade de internet e, principalmente, de saber interpretá-la.

No que diz respeito à velocidade de download, por exemplo, é a capacidade que sua conexão tem de baixar diferentes tipos de arquivos, como um documento sobre instalacao eletrica completa ou ainda:

  • Vídeos;
  • Áudios;
  • Textos;
  • Imagens.

Quanto maior é a sua velocidade, menos tempo você vai levar para concluir um download. Ou seja, se você recebeu uma fotografia por e-mail e demorou muito tempo para baixar, sua velocidade de download não é muito boa.

À respeito da velocidade de upload, esta se refere à velocidade média usada para transferir um arquivo que está no seu computador para a web.

É importante que ela seja rápida e boa o suficiente para anexar um arquivo a um e-mail importante, subir um vídeo ou publicar uma foto nas redes sociais.

A velocidade de download é a mesma necessária para navegar na internet, portanto, é com base nela que você sabe se vai conseguir fazer tudo o que precisa, com a rapidez que deseja.

Agora que você já sabe o que é medida de velocidade da internet e sua importância, no próximo tópico, vamos falar um pouco sobre o megabyte.

Do que se trata o megabyte?

Quando acessamos um endereco comercial virtual, por exemplo, não fazemos ideia do que é necessário para navegar por ele com facilidade.

O megabyte, também conhecido como MB, é a unidade de medida de informação que equivale a 1.000.000 de bytes.

Ele serve para medir o tamanho da memória e do espaço de armazenamento de um hardware. Muitos termos usados para determinar o potencial de cada hardware são usados atualmente.

O MB é usado especificamente para definir o tamanho e a capacidade de armazenamento e processamento de dados digitais, independentemente do dispositivo ser um computador, smartphone, tablet ou TV.

A tecnologia vem avançando continuamente, e por conta disso, ter uma boa velocidade se tornou essencial para que possamos usar todo tipo de equipamento que se conecta à web, inclusive, se você precisar procurar um lugar para fazer um conserto de celular.

Quando o consumidor é informado, por exemplo, que sua internet terá uma velocidade de 10 megas por segundo, automaticamente entende que os downloads com tamanho de 10 megabytes são concluídos em 1 segundo. Só que, na prática, não é bem assim.

A velocidade de transferência é medida em bits por segundo e não em bytes. Naturalmente, essa semelhança entre os nomes confunde um pouco.

Para resolver essa questão, tenha em mente que o bit é a unidade de armazenamento mais simples que existe, o byte, por sua vez, equivale a 8 bits. Portanto, 1 bit é 8 vezes menor do que 1 megabyte.

Sendo assim:

  • , 1 kilobyte equivale a 1024 bytes, que são 8.192 bits e 1024 bits correspondem a 1 kilobit. 
  • Um megabyte equivale a 1024 kilobytes, que são, respectivamente, 8.388.608 bits, sendo o megabit 1024 kilobits ou 1.048.576 bits.

Em outras palavras, um arquivo de 10 megabytes sendo baixado por uma conexão de 10 megas por segundo será baixado em 8 segundos, isso se o download ocupar a velocidade máxima do pacote.

Apesar de parecer uma diferença pequena, se você precisa baixar um software mais extenso de controle de acesso biométrico, vai precisar esperar um pouco mais.

Se o usuário precisa fazer o download de um arquivo de 10 gigabytes (ou GB) com uma internet de 10 megabytes, o tempo total para baixar é de pouco mais de 17 minutos.

Se falarmos em 10 megabits por segundo, então esse mesmo arquivo demoraria mais de 2 horas para ser baixado.

Resumidamente, o mega é uma unidade de medida inexistente que leva muitos usuários ao engano. Logo, o consumidor contrata um pacote de internet acreditando que ele é rápido o suficiente para as suas necessidades, e aí começam as insatisfações.

 

Entendendo as diferenças entre megabyte e outras medidas

Para que você ou até mesmo uma empresa de ambientacao cenário escolha o melhor pacote de internet, vamos explicar algumas diferenças entre o megabyte e outras unidades de medida.

1 – Megabit e Megabyte

A diferença aqui é proporção, visto que enquanto o megabit mede determinada quantidade de informações em milhões de bits, o megabyte mede em milhões de bytes. A mesma coisa se aplica ao gigabyte, terabyte, entre outros.

Para relacionar o megabit e o megabyte, é só usar a proporção de 1 para 8. Então, se o seu roteador tem taxa de transferência de 833 Mb/s, dividimos 833 por 8 e chegamos ao resultado de 104 Mb/s.

2 – Kilobyte e Megabyte

O kilobyte, ao contrário do megabyte, é a menor unidade de medida. Sendo assim, na conexão de internet de uma empresa de assistencia tecnica de informatica computador, ele equivale a 1024 bytes.

Apesar de ser uma unidade baixa, ela é bastante popular para medir o tamanho dos arquivos salvos dentro do dispositivo, seja este um celular ou computador.

Documentos de texto, imagens de baixa resolução, áudios curtos e alguns aplicativos ocupam o espaço que chamamos de MB.

Megabyte, por sua vez, é bem maior do que kilobyte e menor do que gigabyte. Ela diz respeito à capacidade de armazenamento e se tornou popular quando as memórias RAM mais potentes equivalem a 500 MB, portanto, metade de 1GB (gigabyte).

3 – Megabyte e Gigabyte

O gigabyte é uma unidade de medida muito popular entre os profissionais de informática e internet. Ele corresponde a 1024 megabytes e é usado para dimensionar a memória física e volátil dos computadores e dispositivos móveis.

Se o seu equipamento possui 64GB de HD ou armazenamento, ele tem 64 vezes o megabyte de espaço.

4 – Megabyte e Terabyte

O Tera, como também é conhecido, é a maior unidade de medida. Antigamente, estava disponível apenas a computadores de empresas, como um fabricante de balanca de precisao digital, mas agora pode ser usado domesticamente.

Um Tera corresponde a 1024 gigabytes, ou seja, é muito espaço e velocidade para baixar e enviar o que quiser.

Conclusão

Agora que você já entendeu um pouco mais sobre as medidas de velocidade de internet, está pronto para escolher um pacote de acordo com as suas necessidades.

Assim, pode trabalhar, estudar, se comunicar, buscar informações e fazer qualquer atividade que precisar com uma conexão rápida e segura.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Posts Relacionados