Minha Conexão

Jitter: Confira o que é e como impacta sua conexão!

O que é Jitter?

Imagine que você está assistindo a um vídeo online e, de repente, a imagem começa a tremer ou a ficar irregular. Esse tipo de situação está ligado diretamente ao jitter.

Ao utilizarmos expressões como a “rede está congestionada” ou “atrasada”, estamos falando da variação com atraso na entrega de dados em uma rede.

Isso significa que há uma interrupção na sequência normal na troca de pacotes de dados, considerando o envio e o recebimento durante a conexão. Isso ocasiona em uma flutuação, que faz com que a experiência na internet seja impactada.

O jitter é medido a partir dos testes de pings, considerando a largura da rede e o tempo entre a troca de dados.

A performance da internet e a velocidade da conexão são importantíssimas atualmente, para os usuários poderem navegar com a maior qualidade possível. Entre os principais indicadores de desempenho estão a velocidade de download, upload, ping e jitter.

Texto na cor azul escrito “Jitter” no centro em um fundo branco com formas orgânicas e linhas em azul nas laterais

Qual é a diferença entre ping e jitter?

Enquanto o Jitter se refere à variação no tempo de chegada dos dados, o ping mede o tempo de ida e volta de um pacote de dados em uma rede.

Qualquer dado de Ping que esteja acima de 100ms indica que a conexão está muito lenta e que há problemas na troca de informação na rede.

Se isso acontecer ocasionalmente não irá interferir tanto no jitter, que traz indicadores das várias diferenças encontradas ao testar o ping. Mas se os valores do ping estão constantemente elevados, consequentemente o jitter também estará, apresentando o atraso na rede.

Para que você possa aprofundar sobre o Ping, temos um artigo exclusivo sobre o assunto!

Como o jitter impacta na sua conexão?

Índices altos de jitter podem causar atrasos perceptíveis em alguns serviços, especialmente em chamadas de voz e vídeo, onde há divisão de pacotes para dados de voz e imagem.

Isso sobrecarrega a conexão, levando a diferentes tempos de resposta para cada tipo de transmissão. O jitter pode fazer com que a fala pareça atrasada em relação à imagem recebida.

Além disso, em situações de alto tráfego de usuários em um site, o servidor pode não conseguir lidar com a demanda, levando a falhas de carregamento ou até mesmo a página fora do ar, o que não é um problema da sua conexão, mas sim da outra ponta da comunicação.

Para usuários que fazem muito uso desse tipo de serviço é importante investir em uma boa internet banda larga. Pacotes que contam com alta velocidade costumam ter menos jitter e uma melhor experiência para o cliente.

comparando planos

Sua internet não está funcionando bem? 

Confira planos de internet banda larga de outras operadoras e escolha o melhor!

CONFERIR PLANOS

Qual é o jitter ideal?

Em uma rede com funcionamento perfeito, o que se espera do jitter é que seja zerado, ou seja, sem nenhuma variação de atraso na troca de dados na internet.

Há diversos fatores que interferem na sua conexão, desde o plano de internet banda larga contratado, o tipo de conteúdo que você está acessando, a quantidade de pessoas na página e até mesmo o navegador de internet.

Diante disso, para o melhor desempenho da sua conexão, o ideal é que o jitter esteja abaixo de 20ms. Com essa medida, qualquer atraso não é sentido pelo usuário e a experiência de navegação será boa.

Se o jitter exceder 30ms, o impacto será perceptível pelo usuário, principalmente no caso de videoconferências e chamadas por Volp.

Faça um teste de velocidade

Para acompanhar o desempenho da sua internet, é fundamental fazer testes de velocidade sempre que possível. Assim você descobre a velocidade que está recebendo da sua operadora, tanto de download quanto de upload.

No MinhaConexão você tem acesso a um teste de velocidade gratuito.

Basta acessar a página do teste. Ao entrar, a velocidade já começa a ser medida automaticamente. Em alguns segundos você tem todos os dados necessários para saber como anda a sua conexão.

Embora o teste não informe qual o valor do jitter da sua conexão, você consegue conferir qual o seu ping. Se o valor do ping for superior a 100ms sua internet não está com boa velocidade e há atraso na conexão.

Confira o vídeo do nosso parceiro MelhorPlano.net para conferir o passo a passo de como medir a velocidade da sua internet!

 

comparar

Enfrentando problemas na sua conexão?

Faça o teste de velocidade e verifique se o problema está na sua internet!

TESTE SUA CONEXÃO

Conteúdo atualizado em

Jessica Borges

Por Jessica Borges

Jessica Borges é graduada em Relações Públicas pela UFMG e pós-graduanda em Experiência do Usuário pela PUC-RS. Ela atua na produção de conteúdo há mais de 3 anos. Especialista em conteúdo no Minha Conexão, Jessica tem experiência na redação sobre serviços relacionados a tecnologia, internet, rankings de melhores provedores e tirar dúvidas dos usuários sobre testes de velocidade.

Carregando...