Minha Conexão

O sistema operacional influencia na velocidade da internet?

De fato, inúmeros fatores podem comprometer a velocidade de internet na sua casa ou escritório, tais como problemas no roteador, na empresa provedora e até mesmo nos dispositivos que você usa para se conectar.

Nesse contexto, uma pergunta que sempre se destaca é: o sistema operacional pode comprometer a velocidade de internet? Confira a resposta para essa questão e algumas dicas especiais para melhorar sua conexão:

comparar

Teste sua velocidade no Minha Conexão!

Descubra se você está recebendo a velocidade contratada no seu plano.

TESTE SUA CONEXÃO

Afinal de contas, o que é sistema operacional?

De maneira simples, o sistema operacional pode ser definido como o programa ou software que permite que um dispositivo seja utilizado. Ele possui uma extrema importância porque seu sistema dá ordens e permite que o usuário interaja com o computador.

Sendo assim, sem o sistema operacional, é impossível realizar atividades simples, como escrever um texto, navegar na internet, assistir a um vídeo ou ouvir uma canção. Somente por meio da administração desse software é possível estruturar e sustentar todos os programas e partes de um dispositivo.

O sistema operacional pode interferir na velocidade de internet?

Sim. Se ele estiver desatualizado, pode causar interferências na qualidade da sua navegação. Por isso, sempre escolha as versões mais recentes do seu sistema operacional, a fim de acompanhar as melhorias no desempenho da máquina.

Além disso, se você sobrecarregar o seu sistema operacional com um número muito grande de programas, com certeza enfrentará dificuldade na sua conexão.

Para garantir o melhor desempenho no seu sistema operacional e acesso à internet, confira algumas dicas importantes:

Vírus e malwares no seu computador - Tome cuidado! Uma internet lenta tem grandes chances de ser resultado de vírus. Além de sempre mostrarem propagandas indesejadas, esses programas nocivos podem roubar até mesmo seus dados pessoais.

Memória RAM – quando um usuário utiliza a memória RAM por muitas horas seguidas, o computador já começa a ficar lento. Por isso, é interessante sempre liberar espaço para que a máquina funciona com mais velocidade.

Seu roteador pode estar numa posição inadequada - Essa questão está longe de ser um mito. Se você deixar o roteador num lugar ruim, a internet lenta será inevitável. Sendo assim, verifique se o aparelho está instalado em um local central em relação aos dispositivos que irão se conectar a ele. Além disso, acredite: quanto mais alta estiver a antena do roteador, melhor será o seu WiFi. Por isso, prefira deixa-la a pelo menos uma altura de 1,5 metros de distância do chão.

Problemas com a provedora de internet - muitas vezes, sua internet lenta pode ser por conta de problemas na empresa provedora de internet. Afinal de contas, muitas delas vendem um certo pacote de velocidade, mas o fato é que na casa do usuário ela está reduzida.

Você tem dúvidas em relação à velocidade da sua internet banda larga? Faça o teste agora mesmo com o MinhaConexão - um portal que conta com a maior rede de provedores associados no Brasil.

Além de contar com precisão no resultado, o site ainda salva o relatório dos testes e funciona sem a instalação de nenhum programa ou aplicativo.

Faça agora mesmo o teste de velocidade no MinhaConexão!

Conteúdo atualizado em

Jessica Borges

Por Jessica Borges

Jessica Borges é graduada em Relações Públicas pela UFMG e pós-graduanda em Experiência do Usuário pela PUC-RS. Ela atua na produção de conteúdo há mais de 3 anos. Especialista em conteúdo no Minha Conexão, Jessica tem experiência na redação sobre serviços relacionados a tecnologia, internet, rankings de melhores provedores e tirar dúvidas dos usuários sobre testes de velocidade.

Carregando...